O que esperar da alfândega

Para conversar sobre tudo e sobre nada.
Responder
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

O que esperar da alfândega

Mensagem por AGarcia »

Artigo que pode ser interessante para quem faz compras fora da UE...

http://pplware.sapo.pt/internet/se-comp ... alfandega/

[align=center]Imagem[/align]

:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: O que esperar da alfândega

Mensagem por AVCampos »

"Posta" extremamente útil, obrigado! :clapping:

Esses senhores e senhoras da Autoridade Tributária, que duramente labutam todos os dias para bisbilhotar as nossas encomendas, fazê-las chegar a nós mais tarde, e ainda por cima cobrar por isso, são os meus heróis. >:( >:(
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: O que esperar da alfândega

Mensagem por PocasNuckie »

E quem não compra nada e paga na mesma??  :jump:

Há uns meses atrás, telefonam-me da UPS do Porto a dizer que tinham lá uma encomenda para mim (começou logo bem porque a moça nem fez o básico que era dizer o que era e de onde vinha) e a perguntar se era para desalfandegar. Eu na altura estava à espera de uma coisa vinda dos Estates e assumi que era isso e aceitei. Lá veio o senhor no dia seguinte, e eu aceitei a encomenda e fui trolha de não ler sequer o rótulo da caixa (que dizia o que era e portanto eu sabia logo que não era aquilo) e bufei logo 85€!

Conclusão - Agora tenho aqui um busto em resina da Daenerys Stormborn do Game of Thrones que não comprei nem sei quem me mandou nem quero isto para nada.

É cada aventura  ;D

PS: Se o quiserem comprar ou conhecerem quem possa estar interessado apitem-me que eu vendo apenas pelos 85€ que paguei da alfândega (é edição limitada 2000 unidades e se comprassem custaria-vos cerca de 300€ com portes e desalfandegamento incluido)  :fixe:
Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: O que esperar da alfândega

Mensagem por CyberX »

Eu esta semana tb tenho uma história boa...
... o carteiro de Mira Sintra mais uma vez entregou uma carta registrada à minha vizinha
... a carta era um aviso para desalfandegamento do Serviço Internacional dos «nossos» CTT a pedir-me cópia do cartão do cidadão e factura/comprovativo de pagamento de uma encomenda para mim
... os únicos dados da encomenda eram a Procedência: SWEDEN. Os restantes campos por preencher, incluindo "Remetida por" e "Conteúdo"
... por acaso um campo estava preenchido: "Observações" dizia "DESCRIÇÃO DA MERCADORIA". Muito útil.

Só que ãno me lembro de ter mandado nada da Suécia a não ser uma coisa do Bricklink na Segunda... a nota chegou à minha vizinha na Terça, não pode ser isso... ou pode?

Tentei telefonar para os CTT, inútil. Mandei um mail, abriu um ticket automático, 8 horas depois responderam-me que não me podiam dar mais informações quanto à encomenda, se eu não tinha certeza que mandasse todas as notas de encomenda que tivesse !!!!

... e que me despachasse, senão a encomenda era devolvida. Apesar de o aviso dizer que tenho 30 dias para apresentar os documentos.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: O que esperar da alfândega

Mensagem por PocasNuckie »

Não sei bem como funcionam essas coisas, mas deve ser isso. A encomenda ainda não devia cá estar na Terça, mas eles foram logo adiantando serviço.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1306
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Localização: Dinamarca
Contacto:

Re: O que esperar da alfândega

Mensagem por Cassiebsg »

Ainda me lembro de receber um cartão dos CTT em que devia pagar 99,9€! Por um DVD, quando há uns meses atrás tinha pago uns 20€ pelo mesmo (mesmo valor e peso)!
Reclamei nos CTT... "Ah, não há nada a fazer, tem que pagar o valor que está ai!" Diz-me a senhora dos correios. Protestei sem nada ganhar.
Dirijo-me à alfandega com os papeis e o cartão dos CTT, para tentar descobrir o porque de ser tão caro desta vez... Depois de muito tempo à espera, lá me atendem... olham para os papeis, faz uns cálculos... lá abre o "processo" e depois diz-me... "ah, o valor a pagar é 9,99€." Pago o valor, espero mais uma carrada de tempo e lá me dão o pacote.... Se a senhora dos correios tivesse se dado ao trabalho de ler o despacho alfandegário, tinha me poupado uma tarde de chatices!
O camelo do carteiro no posto dos CTT, escreveu a virgula no sitio errado! Se não reclamo tinha pago 100€!  >:( (ou melhor, não tinha pago e tinha deixado ir de volta...  :P )
There are those who believe that life here began out there...
Avatar do Utilizador
Pirralho
Sócio
Sócio
Mensagens: 1119
Registado: 29 out 2010, 12:28
Localização: Coimbra

Re: O que esperar da alfândega

Mensagem por Pirralho »

É a vantagem de ter um pai "Despachante"... Alfândega??? É apenas um entreposto... Muahahahahahahah
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: O que esperar da alfândega

Mensagem por AVCampos »

Hah, já sei quem chatear um dia que compre um drone e receba uma cartinha a pedir comprovativos... >:D
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: O que esperar da alfândega

Mensagem por CyberX »

[quote="PocasNuckie"]
Não sei bem como funcionam essas coisas, mas deve ser isso. A encomenda ainda não devia cá estar na Terça, mas eles foram logo adiantando serviço.
[/quote]

Parece que não. Recebi hoje de manhã aqui no emprego a encomenda da Suécia do Bricklink... e liga-me agora a vizinha que está lá o carteiro com uma encomenda à cobrança, 40 e tal euros que são as despesas de desalfandegação... sei lá do quê.

Pelos vistos a nossa alfãndega aceita qualquer coisa como comprovativo já que que enviei-lhes apenas a informação da encomenda do Bricklink. E vai na volta estou a pagar 40 e tal euros e nem sequer é para mim.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: O que esperar da alfândega

Mensagem por CyberX »

A encomenda era para mim, uma compra no eBay vinda de Austin (Texas, USA) via DHL... passou pela Alemanha mas sei lá porquê alguém na Alfândega decidiu que vem da Suécia.
Resultado: por uma encomenda de US$77.50 paguei alfândega como se fosse a encomenda de EUR131.76 vinda da Suécia e que se chegou a passar pela alfandega não parou.

Reclamo a quem: aos CTT (que nem sei como é que apareceram neste filme), à DHL ou à Autoridade Tributária e Aduaneira?
E valerá a pena reclamar para recuperar cerca de EUR 15?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: O que esperar da alfândega

Mensagem por PocasNuckie »

[quote="CyberX"]
A encomenda era para mim, uma compra no eBay vinda de Austin (Texas, USA) via DHL... passou pela Alemanha mas sei lá porquê alguém na Alfândega decidiu que vem da Suécia.
Resultado: por uma encomenda de US$77.50 paguei alfândega como se fosse a encomenda de EUR131.76 vinda da Suécia e que se chegou a passar pela alfandega não parou.

Reclamo a quem: aos CTT (que nem sei como é que apareceram neste filme), à DHL ou à Autoridade Tributária e Aduaneira?
E valerá a pena reclamar para recuperar cerca de EUR 15?
[/quote]

Os CTT apareceram porque eles fazem entregas para a DHL.

Eu acho que a reclamar é com a DHL afinal são eles que funcionam como intermediário (isso têm um nome próprio mas agora não me lembro) entre ti e a ATA e devem ser eles a tratar de tudo relacionado com desalfandegamento e afins (tu pagas-lhe para isso).

Mas há aí uma cena que não estou a perceber - Suécia é UE, não se devia pagar alfândega de encomendas vindas de lá ...
Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: O que esperar da alfândega

Mensagem por CyberX »

Mas há aí uma cena que não estou a perceber - Suécia é UE, não se devia pagar alfândega de encomendas vindas de lá ...
Essa é a única coisa certa nesta história toda... A DHL fez o trabalho deles, vindo a encomenda dos USA entregou na alfândega e despoletou o processo. Algum funcionário preguiçoso para ler impressos olhou para a caixa e decidiu que vinha da Suécia. Por acaso estive a olhar e há lá um códido SW mas não tem qualquer significado e ainda por cima está ao lado de um carimbo bem maior a referir Alemanha (não me lembro se Germany se Deutchland mas bolas é mais fácil de perceber que é Alemanha do que SW é Suécia!).

Claro que esta confusão não acontecia se:
- eu não estivesse há espera uma encomenda da Suécia exactamente na mesma altura (primeira e última vez!)
- se o tracking code do eBay (logo da DHL) não dissesse que a encomenda estava em trânsito (aliás, continua em trânsito)
- se alguém na alfândega tivesse preenchido algum tipo de dados CORRECTOS sobre a encomenda no aviso de desalfandegamento
- se não vivessemos num país tão miseravelmente longe de tudo (e não apenas geograficamente)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: O que esperar da alfândega

Mensagem por PocasNuckie »

Contínuo sem perceber ... a encomenda se vem da Alemanha ou se vêm da Suécia, não tem que pagar alfândega ... isso é irrelevante.

Basicamente caíste na mesma esparrela que eu com a outra encomenda por também estar à espera de outra coisa.

Ao menos aprendemos qualquer coisa.  ;D
Imagem
Responder