LDD

Quando a informática e o LEGO se unem!
Avatar do Utilizador
nxcg
Sócio
Sócio
Mensagens: 288
Registado: 10 jan 2010, 18:31
Localização: Valongo (Porto)

LDD

Mensagem por nxcg » 01 set 2010, 18:37

Boa tarde  :plug:

Alguém sabe como fazer uma listagem de peças de um moc feito em LDD, consegui fazer as instruções mas não a listagem...

Abraços
Sócio nº107 da PLUG

Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 12952
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: LDD

Mensagem por AVCampos » 01 set 2010, 22:56

Não sei se o LDD faz isso directo, mas de qualquer maneira podes exportar para LDraw (o processo não é infalível) e usar a função respectiva no LDView.

Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4659
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: LDD

Mensagem por AGarcia » 02 set 2010, 00:12

Tanto quanto eu saiba, o LDD não faz exportação da listagem de peças.
Para isso, deverás usar um programa de terceiros, o LDD Manager.
:plug:  :plug:  :plug:

Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 2834
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: LDD

Mensagem por JMCampos » 09 mar 2013, 16:56

Ao invés de criar um novo tópico, optei por "ressuscitar" este, até porque tem alguns assuntos interessantes para quem, como eu está a (re)descobrir o LDD.
------------------------------------------------------------------------------

Após uma anterior menos boa experiência com o LDD (achava-o muito limitado, sobretudo nos tipos e cores das peças disponíveis), resolvi voltar a experimentá-lo na versão actual. E realmente as diferenças são notórias, tanto a nível das peças (já lá estão praticamente todas as que existem na realidade) como do capítulo gráfico.

No entanto, há ainda um aspecto de que não gosto (talvez fruto da inexperiência): na minha opinião, o LDD gera instruções de montagem um bocado incoerentes; isto é, a sequência é sem dúvida exequível (não manda montar peças em locais "impossívels"), mas por vezes não tem lógica nenhuma.

Exemplificando: num carro, pode mandar montar o guarda-lamas da frente, depois um farolim traseiro, em seguida uma porta, depois o outro guarda-lamas da frente, a porta do outro lado, o outro farolim traseiro... Qual é a lógica disto???

Para já não falar das "vistas", que nem sempre são as mais óbvias para o local onde a peça é montada, o qual fica por vezes oculto.

A minha pergunta é: podemos "obrigar" o LDD a seguir uma determinada sequência de montagem e escolher uma determinada perspectiva, ou é ele sempre quem manda?

A palavra aos "experts"... e obrigado desde já a quem puder esclarecer.  :fixe:
João

Avatar do Utilizador
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1286
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Localização: Dinamarca
Contacto:

Re: LDD

Mensagem por Cassiebsg » 09 mar 2013, 17:29

Pessoal com bem mais experiência de LDD também se queixa das instruções de montagem geradas pelo programa...
Antigamente tinha ideia que as instruções eram geradas pela ordem em que meteste as peças e a vista pelo ângulo em que mandaste gerar. Mas faz muito tempo que usei a essa função...
Geralmente só uso o LDD para criar alguns MOCs ou testar uma(s) ideia(s) quando não tenho as peças à mão...
There are those who believe that life here began out there...

Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4659
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: LDD

Mensagem por AGarcia » 09 mar 2013, 20:40

Também me queixo do mesmo.
Ao que parece, as instruções são criadas de forma aleatória, sem qualquer intervenção do utilizador.

Consegue fazer coisas jeitosas como este exemplo:

Imagem

(além de peças soltas, a vista escolhida também não é das melhores...)
;D
:plug:  :plug:  :plug:

Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 2834
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: LDD

Mensagem por JMCampos » 13 mar 2013, 19:54

Acabo de esbarrar com mais uma dificuldade no LDD. É mesmo aselhice minha, ou o fulano não deixa colocar peças deitadas sobre peças na posição "normal"? Um exemplo muito simples: como é que consigo juntar os dois conjuntos aqui representados? Fisicamente, é perfeitamente possível e fácil; mas no LDD...

[align=center]Imagem[/align]

Já algum snotista da  :plug: conseguiu dar a volta a este problema? Como?  ???
João

Avatar do Utilizador
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3039
Registado: 03 dez 2012, 18:49
Localização: Oeiras, Lisboa
Contacto:

Re: LDD

Mensagem por Thebicyclestory » 13 mar 2013, 20:07

Nunca me deparei com uma situação dessas mas quando arrastas a peça vermelha, ela não assenta na tile 1 x 4?
Filipe Rocha - Sócio nº147 da :plug:

DARK AGE or maybe just busy?

Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 2834
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: LDD

Mensagem por JMCampos » 13 mar 2013, 21:06

Não...  :(
João

Avatar do Utilizador
nunofilipe72
Sócio
Sócio
Mensagens: 1745
Registado: 22 mar 2010, 16:15
Localização: Lisboa

Re: LDD

Mensagem por nunofilipe72 » 13 mar 2013, 21:23

Essa é fácil

Coloca um brick com um stud lateral e depois a peça vermelha ...depois troca o brick com um stud por outro normal se quiseres

Imagem

...até porque fisicamente, era de bom senso colocar alguma coisa a segurar as outras peças
Última edição por nunofilipe72 em 13 mar 2013, 21:35, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 2834
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: LDD

Mensagem por JMCampos » 13 mar 2013, 21:25

Boa! Bem visto!  :fixe:
João

Avatar do Utilizador
nunofilipe72
Sócio
Sócio
Mensagens: 1745
Registado: 22 mar 2010, 16:15
Localização: Lisboa

Re: LDD

Mensagem por nunofilipe72 » 13 mar 2013, 21:36

[quote="JMCampos"]
Boa! Bem visto!  :fixe:
[/quote]

São muitas horas a construir no LDD e mais de uma centena de MOCs lá feitos  ;)

Avatar do Utilizador
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3039
Registado: 03 dez 2012, 18:49
Localização: Oeiras, Lisboa
Contacto:

Re: LDD

Mensagem por Thebicyclestory » 13 mar 2013, 21:37

:o :o
Filipe Rocha - Sócio nº147 da :plug:

DARK AGE or maybe just busy?

Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 12952
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: LDD

Mensagem por AVCampos » 13 mar 2013, 21:44

Essa é a minha principal razão para preferir o LDraw ao LDD (a de ter mais peças disponíveis esbateu-se): colocar peças "flutuantes" é o que mais faço ao planear um MOC, e se tivesse constantamente de colocar peças auxiliares temporárias demoraria ainda mais o planeamento. :P

Dito isto, invejo bastante a capacidade do LDD de encaixar peças correctamente em qualquer ângulo!

Avatar do Utilizador
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3039
Registado: 03 dez 2012, 18:49
Localização: Oeiras, Lisboa
Contacto:

Re: LDD

Mensagem por Thebicyclestory » 13 mar 2013, 21:48

Podiamos discutir durante uma semana as vantagens e desvantagens do LDD e do LDraw, mas o meu preferido continuaria a ser o LDraw...simplesmente não gosto do LDD :notcool:
Filipe Rocha - Sócio nº147 da :plug:

DARK AGE or maybe just busy?

Responder