Fins de Semana LEGO WeDo

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Fins de Semana LEGO WeDo

Mensagem por CyberX »

Fizeram-me chegar isto hoje, fiquei curioso:
Durante os últimos fins de semana do mês, as crianças que gostam de Lego, podem divertir-se com uma atividade de robótica!
O espaço Viva disponibiliza aos mais novos, um fim de semana por mês, a Plataforma LEGO WeDo, onde as crianças podem programar as suas próprias respostas a problemas.
Só foi pena quando descobri que o V!va fica no Porto. Mesmo assim continuo curioso... alguém daí do Norte tem conhecimento pessoal disto ou de outro qualquer organismo que faça este tipo de actividades?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Fins de Semana LEGO WeDo

Mensagem por Jorge Reis »

Eu não conheço, mas pelo o que vi no site achei piada a um senhor que diz que é ''LEGO formador'' dada pela LEGO Portugal.... uma novidade para mim, também gostava de fazer esta formação.

O que eu acho é que é um centro de explicações com ATL onde oferecem uma atividade que é o lego!

Não sei se valerá a pena :whistle:
Imagem
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Fins de Semana LEGO WeDo

Mensagem por PocasNuckie »

O outro também tem a mania que é o Embaixador da LEGO em Portugal  :whistle:  >:D
Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fins de Semana LEGO WeDo

Mensagem por CyberX »

Da qualidade e ética dos formadores não sei mas os conteúdos da LEGO Education são bastante bons, a minha curiosidade tem mais a ver com os conteúdos e os métodos.

Há cerca de um ano aqui em Sintra uma escola secundária da zona organizou um fim de semana no Fórum Sintra com um pouco de LEGO Mindstorms e também meia dúzia de PC's com Scratch (infelizmente totalmente independente dos Mindstorms ou de qualquer LEGO em geral). Junto aos PC's havia algumas fichas (basicamente uma folha A5 plastificada com meia dúzia de passos ilustrados) e como o Scratch é compatível com LEGO WeDo fiquei com a pulga atrás da orelha.

Eu sei que não temos a dimensão dos States mas sei que temos carolas no nosso país que se envolvem no conceito STEM/CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matémática - tornar apelativas estas áreas para a miudagem, muitas vezes com aplicações de robótica)... só que andam todos sozinhos a inventar a roda.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Fins de Semana LEGO WeDo

Mensagem por Jorge Reis »

Acho que o conceito que está a ser desenvolvido aqui em Braga é mesmo esse, pode ver em:

http://www.ctemacademy.pt/
Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fins de Semana LEGO WeDo

Mensagem por CyberX »

Jorge Reis Escreveu: Acho que o conceito que está a ser desenvolvido aqui em Braga é mesmo esse, pode ver em:

http://www.ctemacademy.pt/
Ideias muito interessantes, sobretudo o RoboLab e o Lego®Lab:
No RoboLab os nossos alunos aprendem a construir e a programar robôs educativos.
Nestas oficinas de Robótica são utilizados kits Lego® Mindstorms NXT e EV3, Arduino e Raspberry Pi, de acordo com o nível de conhecimentos dos nossos alunos.

O Lego®Lab proporciona a quem a frequenta um ambiente de aprendizagem extraordinário.
As crianças são convidadas a manipular peças Lego®, construindo os diversos projetos do nosso programa de construções, idealizado por um engenheiro e um arquiteto.
O programa de construções foi planificado para desenvolver a capacidade de resolução de problemas, introduzindo os princípios básicos da engenharia, ao mesmo tempo que se exploram conceitos matemáticos e científicos.
É ambicioso mas não sei se terá financeiramente pernas para andar, pelo menos aqui no Sul não estou a ver muitos papás a gastar dinheiro desta maneira. Numa próxima reencarnação vou viver para Braga.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Fins de Semana LEGO WeDo

Mensagem por AVCampos »

[quote="PocasNuckie"]
O outro também tem a mania que é o Embaixador da LEGO em Portugal  :whistle:  >:D
[/quote]
Bolas, eu é que ia escrever acerca disso! :D
Responder