Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
mikkel151
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registado: 29 ago 2015, 16:41
Localização: Lisboa

Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por mikkel151 »

Boas.

Depois de uma pesquisa aqui no fórum, não encontrei nenhum tópico recente com os preços de LEGO actualizados, daí ter criado um novo.

Até hoje só comprei sets de LEGO em primeira mão no retalho português ou no Shop@Home. Tenho estado nos últimos dias a mergulhar na imensidão dos sites como o Bricklink e eBay para ver se encontro alguma coisa que me interesse. Não tenho nenhum MOC planeado (ou melhor, tenho tantos que se torna difícil escolher por onde começar), o que acaba por ser um factor de dispersão nas minhas buscas. Estava a pensar começar por comprar ao Kg, ou em lotes de N peças avulsas, e depois logo ver o que dá para fazer com elas.

Resumindo, podem-me ajudar na questão dos preços? Quais são os que actualmente se praticam, que tipo de peças e de cores são mais inflacionadas, quanto é razoável pagar por um Kg de LEGO e a quantas peças é que corresponde em média, etc...

Todos os inputs são preciosos!

Oblegodo!  :fixe:
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por CyberX »

Ui... ao quilo nunca comprei, nem sei se faz muito sentido.

Eu sou mau exemplo, compro mais do que preciso e raramente uso o que compro. Mas se fosse um tipo cuidadoso planeava o meu MOC em software género LDD (da LEGO, gratuito), gerava uma lista de peças e mandava vir de lojas do Bricklink, repartindo as compras pelas lojas mais baratas com cuidado para não gastar mais em portes do que o que poupo ao repartir.

O Bricklink, sendo um género de mercado bolsista, acaba por reflectir os preços que actualmente se praticam - há sempre uns exageros para cima mas tb se encontram umas pechinchas (cuidado com vendedores com poucas vendas/reputação e a vender barato... pode ser esquema). Ainda assim, nalguns casos, pode ser mais barato comprar avulso na LEGO, tanto pelo S@H como pelo Suporte (https://service.lego.com/en-us/replacementparts) quando se trata de peças ainda em produção.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
mikkel151
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registado: 29 ago 2015, 16:41
Localização: Lisboa

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por mikkel151 »

Obrigado CyberX.

As razões que me levam a pensar comprar ao quilo, ou por atacado avulso, começam por uma idiotice minha de não querer misturar peças de conjuntos diferentes, lançados em diferentes anos. Isto está a impedir-me de ser mais experimentalista, e de testar diferentes expressões e/ou técnicas com LEGO.

Eu tenho o LDD, bem como o LDraw, mas sinto que me faz falta experimentar com as mãos, sem ser no rato e teclado.

Ter um conjunto avulso e abundante de peças misturadas poderá conduzir a resultados eventualmente espontâneos, e não planeados. Muitos dos MOCs que tenho na cabeça depararam-se sempre com questões técnicas de representação de determinada parte ou detalhe e que, por vezes, penso que tenho a solução, mas quando testo com peças reais verifico que não funciona.

Depois está também o facto de ter fundamentalmente peças Technic e Creator, que por si representam uma minoria na vastidão de moldes diferentes criados pela LEGO. Ou seja, o meu léxico é bastante limitado... Há muitas peças que desconheço existirem, ou que me esqueço repetidamente que existem.

Em suma, quero começar uma colecção paralela à dos sets, com uma boa e variada colecção de peças e cores (outro problema quando as escolhemos pelo LDD), e a partir das quais possa livremente testar e criar soluções que me levem ao planeamento final do MOC, e aí sim, fazer a listagem e comprar objectivamente as que preciso.

Mas sou um bocado forreta, e não quero pagar por peças mais do que o valor de mercado...  ;D
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por PocasNuckie »

Percebo o ponto de vista mas sinceramente acho que a partir do momento em que começa a criar MOCs a partir de um lote de peças indiscriminadas está desde logo a limitar a sua criatividade ao que é possível fazer com essas peças. Não gosto de criar assim.  ;)
Imagem
mikkel151
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registado: 29 ago 2015, 16:41
Localização: Lisboa

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por mikkel151 »

[quote="PocasNuckie"]
Percebo o ponto de vista mas sinceramente acho que a partir do momento em que começa a criar MOCs a partir de um lote de peças indiscriminadas está desde logo a limitar a sua criatividade ao que é possível fazer com essas peças. Não gosto de criar assim.  ;)
[/quote]

Não foi propriamente isso que eu quis dizer. Geralmente sou extenso no que digo, e acredito que não o diga da melhor forma.  :)

Resumindo, preciso de peças em grande variedade de moldes e cores. As que eu tenho não as quero misturar e, mesmo que o fizesse, são quase todas Technic, limitando os caminhos que quero explorar.

Não creio que comprar sets em quantidade e diversidade me resolva o problema, porque vou ter sempre pudores ao misturar as peças, conduzido pela minha veia coleccionista. Para além de que me parece que ficaria bem mais caro.

Tenho estado a fazer várias Wanted Lists no Bricklink e é um processo exaustivo (e ainda a procissão vai no adro!)...

Comprar em bulk ou job lots pareceu-me um bom e rápido princípio para iniciar a minha stack de peças de LEGO. Gostaria de poder contar com a vossa experiência e o vosso feedback quanto ao valor razoável, quer por Kg, quer por N peças, para este tipo de compras, baseado nas vossas percepções.

Sei que os valores variam segundo muitos factores, mas gostava pelo menos de ter a noção de quando devo ou não licitar nos inúmeros leilões do eBay.co.uk, ou noutro que me possam indicar. :fixe:
Nuno Lino
Sócio
Sócio
Mensagens: 2169
Registado: 26 jul 2006, 20:31
Localização: Évora

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por Nuno Lino »

Pessoalmente nunca comprei Lego ao Kg. Acho que muitos de nós também não. Geralmente quando se volta ao hobbie o pessoal começa a comprar set's para peças.

Eu também sou coleccionador. Não misturo os meus set's com as peças para moc's. Tu podes comprar os set's que queres para a tua colecção e deixas esses montados e quietos e compras outros com o intuito de serem para peças. As promoções dos próximos meses são uma boa altura para comprar em quantidade e variedade a preço porreiro.

Não sei se para ti a questão das peças serem usadas é um factor ou não. Sempre que posso prefiro comprar peças novas.

Depois de já teres algum stock de peças, o Bricklink é o teu melhor amigo. Tens lá tudo. Milhares de lojas em todo o mundo, um catalogo de peças sempre em actualização. Na ficha de cada peça e para cada cor consegues ver o preço médio a que foram vendidas nos últimos 6 meses, quer em estado novo quer em estado usado. Funcionado um bocado como bolsa, em que os preços variam de acordo com a procura e a oferta, consegues ver o preço a que tem sido vendido e decidires se o que pedem em determinada loja é razoável ou não.

Eu não uso software para construir. Sou nabo. O meu processo de construção é mais "tentativa e erro". quando não tenho as peças que quero ou na cor correcta vou ao Bricklink e compro. Existem uma meia dúzia de lojas portuguesas no Bricklink com uma variedade de peças interessante e vendem mais ou menos ao preço médio. Essas permitem que vás fazendo compras mais pequenas de acordo com as necessidades especificas, com portes reduzidos e entrega rápida. Cuidado que há duas com preços proibitivos  ::).

Lá fora encontras tudo o que não existe cá e em quantidades que não tens cá. Cuidado com as alfandegas, a UE é sempre melhor escolha.
Sócio Fundador n.º 5 da PLUG
Imagem
mikkel151
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registado: 29 ago 2015, 16:41
Localização: Lisboa

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por mikkel151 »

Obrigado Nuno pelo feedback. Já tinha lido num tópico de 2009 alguns destes conselhos, e por isso um duplo obrigado pela maçada.  :fixe:

[quote="Nuno Lino"]
Pessoalmente nunca comprei Lego ao Kg. Acho que muitos de nós também não. Geralmente quando se volta ao hobbie o pessoal começa a comprar set's para peças.

Eu também sou coleccionador. Não misturo os meus set's com as peças para moc's. Tu podes comprar os set's que queres para a tua colecção e deixas esses montados e quietos e compras outros com o intuito de serem para peças. As promoções dos próximos meses são uma boa altura para comprar em quantidade e variedade a preço porreiro.
[/quote]

Que promoções são essas? As do Natal?

[quote="Nuno Lino"]
Não sei se para ti a questão das peças serem usadas é um factor ou não. Sempre que posso prefiro comprar peças novas.
[/quote]

Não me importo muito que tenham sinais de uso, dentro da razoabilidade (plates rachadas ou bricks com mordidelas que comprometam o encaixe ou encosto com outras peças, não)... Alguma pátina e descoloração das peças até acharia interessante para criar certos efeitos... Diria que usadas sim, estragadas não.

[quote="Nuno Lino"]
Depois de já teres algum stock de peças, o Bricklink é o teu melhor amigo. Tens lá tudo. Milhares de lojas em todo o mundo, um catalogo de peças sempre em actualização. Na ficha de cada peça e para cada cor consegues ver o preço médio a que foram vendidas nos últimos 6 meses, quer em estado novo quer em estado usado. Funcionado um bocado como bolsa, em que os preços variam de acordo com a procura e a oferta, consegues ver o preço a que tem sido vendido e decidires se o que pedem em determinada loja é razoável ou não.
[/quote]

Sim, já consultei as estatísticas e, como referi, tenho estado a criar Wanted Lists com peças que gostaria simplesmente de ter (sem ter nenhum MOC específico em mente). Mas é um processo bastante exaustivo e demorado, uma vez que são muitas peças diferentes, e quero todas as cores de cada uma delas. Tenho de, para cada uma delas, inserir manualmente cada peça em cada cor. Creio que eles poderiam melhorar substancialmente o site...

Estas primeiras Wanted Lists que estou a criar centram-se fundamentalmente nas peças mais pequenas como as Plates e Tiles de 1x1 a 2x2, bem como as suas variantes Round e Modified... E cada uma delas em todas as cores...

É só fazer as contas... São milhares de entradas que tenho de fazer à unha...  :P

Esta parte que estou a fazer no Bricklink tem como objectivo criar uma palete das cores disponíveis apenas para as peças mais pequenas (aquelas que futuramente me permitirão dar detalhe aos MOCs).

Paralelamente a isso, e a razão pela qual abri este tópico, está o facto de querer começar um stock rapidamente com uma boa quantidade e diversidade de peças, que as possa ter misturadas num grande caixote de LEGO, e a preços mais reduzidos. Do género que desse para encher uma banheira e entrar lá dentro...  ;D

Daí a minha curiosidade em comprar LEGO avulso, ao Kg, em bulk ou job lots...

[quote="Nuno Lino"]
Eu não uso software para construir. Sou nabo. O meu processo de construção é mais "tentativa e erro". quando não tenho as peças que quero ou na cor correcta vou ao Bricklink e compro. Existem uma meia dúzia de lojas portuguesas no Bricklink com uma variedade de peças interessante e vendem mais ou menos ao preço médio. Essas permitem que vás fazendo compras mais pequenas de acordo com as necessidades especificas, com portes reduzidos e entrega rápida. Cuidado que há duas com preços proibitivos  ::).
[/quote]

A questão dos portes é uma das coisas que me intriga no Bricklink... Consigo ver o preço das peças, mas não encontro os valores dos portes, ao contrário do eBay, pelo que pode ser uma surpresa desagradável... Estar-me-á a escapar alguma coisa?  ???

[quote="Nuno Lino"]
Lá fora encontras tudo o que não existe cá e em quantidades que não tens cá. Cuidado com as alfandegas, a UE é sempre melhor escolha.
[/quote]

Sim sim, mesmo no eBay.co.uk, tenho a opção EU only activada. Não explorei se o mesmo dá para fazer no Bricklink...

Oblegodo!  :fixe:
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por CyberX »

As promoções de Natal sim, sendo a do Continente muito famosa com o desconto de 50% em cartão, há por aí uns doidos que vão no Sábado de manhã encher o carrinho para depois no Domingo retornarem para «torrar» 50% do que gastaram no dia anterior.

De vez em quando aparecem compre-3-pague-2 no ToysRUs e outras no El Corte Ingles, Jumbo, FNAC, Amazon... há um tópico neste fórum que costuma ser actualizado cada vez que surge uma dessas promoções.

O Bricklink permite seleccionar apenas Portugal ou apenas União Europeia mas a questão dos portes depende de loja para loja, normalmente aparece nos Termos ou no Splash da loja mas sem saberes ao certo quanto pesa a tua encomenda nunca saberás exactamente quanto pagar de portes. Os correios holandeses cobram uma fortuna de portes e ultimamente não acertam com a minha casa nem a do Pocas, vais ganhando calo à medida que vais comprando, podes criar notas para as lojas onde já compraste para no futuro saber com o que contas, vamos ganhando os nossos lojistas preferidos consoante também aquilo que gostamos de comprar.

Se tiveres confiança com alguém de perto de ti podes sempre fazer uma encomenda conjunta de modo a poupar nos portes.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por PocasNuckie »

Sobre o Bricklink podes sempre pedir feedback aqui a nós sobre lojas mais ou menos recomendadas que alguém te saberá indicar. Conforme o Cyber disse, vendedores holandeses é fugir disso como o diabo foge da cruz, não é que eles sejam maus mas os correios lá são horríveis e todos os pequenos problemas que tive em encomendas foi sempre de lá.
Imagem
Nuno Lino
Sócio
Sócio
Mensagens: 2169
Registado: 26 jul 2006, 20:31
Localização: Évora

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por Nuno Lino »

O Jorge já respondeu a grande parte das questões. Só um pormenor, o tópico a que ele se refere está na parte do forum apenas acessível aos associados da PLUG.

Bem estou a ver que queres ter o armazém da Lego em tua casa.  ;D
Não vale a pena quereres começar logo com todos os tipos de peças em todas as cores. Ou tens imenso espaço ou é completamente impossível.
O grande problema de grande parte de nós, alguns com mais de 10 anos de hobbie é mesmo a falta de espaço que se começa a ter à medida que se vai comprando mais. E quando se começa, vai-se sempre comprando mais e o espaço não estica, ou a malta tem de comprar a casa do vizinho  :whistle:

Quando se começa, a variedade de peças básicas é o mais importante. Peças mais especificas, vais comprando à medida que vais necessitando delas.

O Bricklink não é muito user frendly mas depois de se perceber como funciona e saber utilizar é uma ferramenta fantástica  :), e dispendiosa  ::)
.
Aqui o que o pessoal faz, à medida que vai construindo um moc ou vários, é criar uma wanted list com as peças que vai precisando. Das duas uma, ou vai fazendo pequenas encomendas com frequência ou junta as várias necessidades e depois faz uma encomenda grande de peças.
Mais importante de teres todas as cores é teres peças variadas. Quando estás a construir podes não ter a cor certa de determinada peça, mas desde que a tenhas numa cor qualquer, dá para experimentares a solução que queres e ver se funciona. Se servir depois logo compras na cor correcta.   
Sócio Fundador n.º 5 da PLUG
Imagem
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por PocasNuckie »

[quote="Nuno Lino"]
Bem estou a ver que queres ter o armazém da Lego em tua casa.  ;D
[/quote]

E é só ele?  ;D
Imagem
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por AGarcia »

[quote="Nuno Lino"]
E quando se começa, vai-se sempre comprando mais e o espaço não estica, ou a malta tem de comprar a casa do vizinho  :whistle:
[/quote]

Esta fez-me lembrar alguém... :P

[quote="PocasNuckie"]
[quote="Nuno Lino"]
Bem estou a ver que queres ter o armazém da Lego em tua casa.  ;D
[/quote]

E é só ele?  ;D
[/quote]

Aqui ninguém quer ter um armazém de LEGO em casa...  ;D ;D ;D
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
mikkel151
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registado: 29 ago 2015, 16:41
Localização: Lisboa

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por mikkel151 »

WOW! Muito obrigado a todos pelos inputs!

@ CyberX

Não costumo muito ir ao Continente, mas claro, já tinha ouvido falar dessas mega promoções, só que nunca imaginei que incluíssem LEGO. Ora aí está uma agradável surpresa!  :o

O El Corte Inglés é um dos meus sítios de eleição, e onde comprei grande parte da minha pequena colecção. Encontrei alguns sets com razoáveis descontos, com as caixas em excelente estado, têm uma enorme variedade, mas não posso dizer que tenha encontrado verdadeiras pechinchas. Definitivamente vou estar mais atento aos preços das diversas lojas, dando também mais atenção às do comércio tradicional.

No Bricklink, acho que só uma vez é que entrei numa loja, que por sinal era de um holandês... Talvez por isso não tenha encontrado nada sobre os portes. Ainda bem que me dizes isso porque nunca imaginei que pudessem ter problemas com o shipping vindo da Holanda. Li algures aqui no fórum que os italianos também não são uma escolha segura, mas por outros motivos.

Mas é pena que nas lojas do Bricklink não haja a prática de se exibir uma tabela com os valores dos portes, tal como se exibe o valor das peças... No eBay existem alguns vendedores que baixam os preços dos produtos mas elevam o preço dos portes, simplesmente aqui, ambos os valores estão sempre visíveis e podemos fazer um sort pela soma dos dois valores.

Infelizmente não conheço ninguém que compre LEGO, sem ser para os filhos, e com quem partilhe o meu interesse e encomendas... Aliás esta é uma das razões que me trouxe até aqui.

Mas quando passar à fase da compra (e escolha da loja) tenho de ver se arranjo uma maneira de incluir os portes numa folha de cálculo juntamente com o valor das peças de forma a que me dê um valor optimizado por peça, em função da quantidade.  ;)

@ PocasNuckie

Obrigado, PocasNuckie. Não me esqueço, holandeses são definitivamente para riscar!  :P

Quando já tiver uma ideia das lojas em função do preço/disponibilidade pedir-vos-ei referências.

E parabéns pelos painéis em rodapé! Creio que já sei quem anda a esgotar os stocks de tiles e é responsável pela sua inflação nos mercados...  ;D

@ Nuno Lino

LOL! Não me importava nada de ter um armazém, mas uma loja já me bastava! Aí sim, era conciliar o útil ao agradável! No entanto desconfio que estaria sempre fechada para remodelações...  ;D

Eu compreendo o processo, faz todo o sentido, e é esse que eu tenho em mente para MOCs, com a ajuda do LDD. Mas no meu caso, que estou a começar, acho que ainda cabiam uns caixotes grandes com LEGO, que pudesse espalhar no chão e brincar à com as minhas filhas, sem ter de me preocupar com a arrumação, estado e separação das peças, nem de desmanchar os modelos que elas criam. Daí a compra ao Kg.

Quanto à questão das cores, sinto que para mim é algo fundamental poder saber com o que conto, e o monitor não é a melhor forma de escolher uma cor. Para além do mais, só no Bricklink estão registadas 129 cores diferentes para, por exemplo, um tile de 2x1. É um universo cromático que começa a ser vasto em comparação com o que eu conhecia nos anos 70/80. Tenho dificuldade em imaginar a combinação de algumas cores, e muitas das quais nunca vi ao vivo.

E no fundo, tal como um designer gráfico recorre a um catálogo Pantone com as cores impressas nos diferentes papeis, para que as possa escolher com segurança, também eu sinto essa necessidade. E não são assim tantas peças, uma vez que me estou a cingir às mais pequenas e normais. Dão é um trabalhão a inserir no Bricklink.  :P

@ AGarcia

Hehehe! Ter um armazém de LEGO em casa aposto que a maioria aqui tem... Também não me importava, não senhor! Mas para ser franco, acho que preferia levar apenas um colchão e o laptop e mudar-me para um dos armazéns da LEGO.  :D

@ Donario

Viva Donário.

Antes de mais quero agradecer pelo excelente insight, que vem complementar muito bem as restantes participações, desta feita sob o ponto de vista de quem vende.

Nunca poderia imaginar que os tiles fossem das peças mais procuradas. De facto achei estranho que a maior parte das lojas não tivesse um número substancial destas peças.

Assim que tiver as Wanted Lists prontas, pedirei então os orçamentos. Obrigado pela informação! E sim, passarei pela tua loja, até porque quero dar preferência às dos portugueses.  :fixe:

Mais uma vez, obrigado a todos! :fixe:

Não querendo parecer um junkie ou um dealer, mas não há aí ninguém que me forneça uns Kilos do produto?

;D
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por CyberX »

Não querendo parecer um junkie ou um dealer, mas não há aí ninguém que me forneça uns Kilos do produto?
Ó pá... só tenho umas poucas caixas, é tudo para consumo próprio e muito de vez em quando da marida e dos cachopos.
Vais ter de ir arrumar carros :)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
mikkel151
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registado: 29 ago 2015, 16:41
Localização: Lisboa

Re: Novo tópico acerca dos preços de LEGO

Mensagem por mikkel151 »

CyberX Escreveu:
Não querendo parecer um junkie ou um dealer, mas não há aí ninguém que me forneça uns Kilos do produto?
Ó pá... só tenho umas poucas caixas, é tudo para consumo próprio e muito de vez em quando da marida e dos cachopos.
Vais ter de ir arrumar carros :)
LOL!  :D  Não me importava de arrumar supercars...
Responder