Problema de tração - Winter Holiday Train (10254)

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Responder
cloureiro
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registado: 03 ago 2019, 09:34

Problema de tração - Winter Holiday Train (10254)

Mensagem por cloureiro »

Boa noite,

Venho expor um problema, sobre a tração do comboio Winter Holiday Train.
Este conjunto não tem de base o Power Functions (para motorizar o comboio), mas permite a sua instalação, e o manual tem as instruções.
Verifiquei que a locomotiva por diversas vezes derrapa e perde a tração. A principal razão é a carruagem com a árvore de natal, que roda com o movimento do comboio. Está carruagem provoca fricção adicional provocando que a locomotiva derrape por vezes, acabando por parar. :'(
Verifiquei que com um pouco de pressão/peso à frente da locomotiva aparenta funcionar.
O ano passado contactei o suporte da Lego que enviaram novas rodas para a locomotiva (que possuem umas borrachas), mas não resolveu o meu problema.

Nota: nem sempre as linhas estão com alinhadas com o chão, pois tenho também tapete no chão. Contudo os outros 2 comboios não tem este problema.

Como gosto do tema Winter Village, no início de Novembro (altura que montamos a árvore de natal na sala) monto a vila e as linhas para os comboio que ficam até Janeiro :jump: . Queira este ano com tempo arranjar uma solução para este problema, pois acabo por ter este comboio relativamente parado...

Alguém já verificou este problema? Aranjou solução?

Obrigado por qualquer ajuda que possam dar.
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Problema de tração - Winter Holiday Train (10254)

Mensagem por gads »

Olá @cloureiro

Temos cá alguns technicistas e amantes de comboios que talvez te consigam ajudar.
@JMCampos @Sujiro @CyberX @Jorge Reis chamados à cabine de som ;)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Problema de tração - Winter Holiday Train (10254)

Mensagem por CyberX »

Klop!

Eu tenho o Winter Holiday Train mas só montei a parte da frente (a locomotiva e o atrelado com carvão) para poder experimentar a motorização com Powered Up, depois meti-me nas minhas experiências iniciais de fumo e nunca mais lhe dei atenção (eu não dou muita atenção a sets e menos ainda deste género, desculpem).

Mas uma pesquisa no Google diz-me que não és o único com esse problema:
https://www.reddit.com/r/lego/comments/ ... orization/

Uma das recomendações é afrouxar as rodas e as engrenagens do vagão da árvore, para não fazerem muiita fricção.
Outra já fizeste, aumentaste o peso.
Há ainda uma terceira que é juntar umas borrachas às rodas maiores da locomotiva, sugerido inicialmene aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=e0pkqVHi3ks
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
cloureiro
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registado: 03 ago 2019, 09:34

Re: Problema de tração - Winter Holiday Train (10254)

Mensagem por cloureiro »

Obrigado @CyberX pelas discas.
O afrouxar as as engrenagens do vagão da árvore já tinha tentado mas sem grande efeito.

Vou averiguar a possibilidade da aplicação de uma borracha das rodas de tração. Essa solução com algo que possa adicionar peso na locomotiva poderá ser a solução.
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3340
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: Problema de tração - Winter Holiday Train (10254)

Mensagem por Sujiro »

Não conheço o Set,

Mas derrapagens estão relacionadas maioritariamente com falta de peso, nada que umas moedas de uns cêntimos dentro da locomotiva/vagão com motor não resolva.
cloureiro
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registado: 03 ago 2019, 09:34

Re: Problema de tração - Winter Holiday Train (10254)

Mensagem por cloureiro »

Boa ideia! Obrigado devo voltar a montar o ser este mês, e testar.
Responder