Tamanho dos Contentores LEGO

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Responder

Tamanho dos contentores LEGO?

A votação será encerrada em 20 out 2065, 06:55

10x6 / 20x6 - Set [setinfo]7994[/setinfo] e outros
0
Sem votos
12x6 / 24x6 - Set [setinfo]7939[/setinfo]
0
Sem votos
16x6 / 32x6 - Set [setinfo]10219[/setinfo] (Maersk train)
2
50%
14x6 / 28x6 - Proposta do CarlosMax
2
50%
 
Total de votos: 4

CarlosMax
Sócio
Sócio
Mensagens: 87
Registado: 26 mai 2017, 11:32
Localização: Porto

Tamanho dos Contentores LEGO

Mensagem por CarlosMax »

Bom dia a todos

Depois de várias ideias na mesa, decidi avançar este ano com o projecto Porto de Mar, algo do género do Porto de Leixões será a conclusão deste projecto com o objectivo de o terminar até ao fim de 2018!

No entanto muitas estruturas têm de ser feitas, Barcos, Gruas, Comboios e Camiões, e tudo tem de ter um métrica...

Abri este tópico com o objectivo de falarmos quais as dimensões que acham correctas para um contentor.

A Lego tem contentores de várias medidas (ComprimentoxLargura):

10 x 6 (exemplo 7994  e mais recentes)

12 x 6 (exemplo 7939)

16 x 6 (Maersk container train )

Todos estes contentores representam os contentores de 20 Pies Standard 20´ x 8´ x 8´6"

Ao transformar em contentores de 40 Pies Standard 40´ x 8´ x 8´6" ficariam:

20 x 6

24 x 6 (exemplo do contentor vermelho 7939)

32 x 6

Matemáticamente falando, a melhor aproximação da realidade seria 30 x 6, claro que usar 15 x6 para o de 20' não ficaria bem.

Pensei em fazer contentores 14 x 6 e 28 x 6 (plates 14x6 são um pouco caras, mas julgo que seria a melhor métrica, considerando que 32 para o atrelado de um camião seria demasiado)

O ideal seria usar esta peça [23405][/23405] usando 6 para o de 20' e 10 para o de 40'

Agradeço as vossas opiniões e sugestões.
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Tamanho dos Contentores LEGO

Mensagem por AGarcia »

Penso que primeiro terás que determinar qual a escala a utilizar.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
CarlosMax
Sócio
Sócio
Mensagens: 87
Registado: 26 mai 2017, 11:32
Localização: Porto

Re: Tamanho dos Contentores LEGO

Mensagem por CarlosMax »

[quote="AGarcia"]
Penso que primeiro terás que determinar qual a escala a utilizar.
[/quote]

O objectivo seria usar a escala minifig, e julgo que pela altura os contentores da LEGO estão na medida correcta. todas as alturas se baseiam nisso. Usando o unit Lego Converter obtive as outras medidas, daí a primeira conclusão achar correto usar 30x6 nos contentores, mas isso levou me ao problema 2 os de 20' seriam 15x6, logo alterei para 14x6 e 28x6 (um pouco de batota claro...) mas não sei se estará correcto daí pedir a vossa opinião!
Ricardo S
Sócio
Sócio
Mensagens: 3232
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Localização: Radial CITY
Contacto:

Re: Tamanho dos Contentores LEGO

Mensagem por Ricardo S »

Desde que tenhas espaço de armazenamento físico ;) eu votava nos standards da city atuais (12X 6?)
:plug: :brincka: City & Landscaping Team
Avatar do Utilizador
rlima
Sócio
Sócio
Mensagens: 1484
Registado: 03 jan 2010, 23:31

Re: Tamanho dos Contentores LEGO

Mensagem por rlima »

Boas

Ve se gostas assim, tamanho 6x10 studs ( tamanho dos Sets LEGO )

Imagem

Imagem

este conjunto de contentores  ja teve varias versões (mais ferroviarios que maritimos) mas na SanjoamenseBrincka  teve o seu tamanho maior

Desejo-te boas construções
Brinca muito , brinca bem

saudações
RUI LIMA
Brincka a toda a hora                
                :plug:
CarlosMax
Sócio
Sócio
Mensagens: 87
Registado: 26 mai 2017, 11:32
Localização: Porto

Re: Tamanho dos Contentores LEGO

Mensagem por CarlosMax »

[quote="rlima"]
Boas

Ve se gostas assim, tamanho 6x10 studs ( tamanho dos Sets LEGO )

Imagem

Imagem

este conjunto de contentores  ja teve varias versões (mais ferroviarios que maritimos) mas na SanjoamenseBrincka  teve o seu tamanho maior

Desejo-te boas construções
Brinca muito , brinca bem

saudações
RUI LIMA
[/quote]

Pelo que percebi, tens 2 tamanhos, tens exactamente o set 7939 que leva contentores 12x6 e 24x6, e pela imagem parece 12x6 os amarelos tambem... Gostava de fazer de modo a podermos convergir layouts.
A grua está interessante, estava a fazer a minha parecida, mas em azul, uma vez que tenho quantidade desses suportes.
CarlosMax
Sócio
Sócio
Mensagens: 87
Registado: 26 mai 2017, 11:32
Localização: Porto

Re: Tamanho dos Contentores LEGO

Mensagem por CarlosMax »

[quote="Ricardo S"]
Desde que tenhas espaço de armazenamento físico ;) eu votava nos standards da city atuais (12X 6?)
[/quote]

Infelizmente a city está a fazer em 10x6 exemplo do ultimo set city que saiu, 60169, mas fica pequeno e desproporcional da realidade.
Os camiões que transportam contentores nunca são compactos como se vê neste set, mas sim mais do género do set 7939.
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Tamanho dos Contentores LEGO

Mensagem por AGarcia »

[quote="CarlosMax"]
Matemáticamente falando, a melhor aproximação da realidade seria 30 x 6, claro que usar 15 x6 para o de 20' não ficaria bem.

Pensei em fazer contentores 14 x 6 e 28 x 6 (plates 14x6 são um pouco caras, mas julgo que seria a melhor métrica, considerando que 32 para o atrelado de um camião seria demasiado)
[/quote]

Considerando a tua linha de pensamento, também optaria pelos contentores com as medidas de 14x6 e 28x6.
Eu gosto muito dos contentores que estão no set do Maersk Train (10219), mas confesso que nunca fiz  estudos quanto à métrica ideal.

Não precisas de ficar restringido à utilização de plates 14x6, podes usar qualquer combinação, desde que no final tenhas os 14 ou 28 studs de comprimento.
Com 14 studs de comprimento, poderás usar uma peça que considero muito boa para os contentores, os painéis 23405, com 6 studs, só é pena que ainda estejam caros no Bricklink.

Se acharem bem, poder-se-á fazer uma votação, para saber qual a medida preferida?
:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
CarlosMax
Sócio
Sócio
Mensagens: 87
Registado: 26 mai 2017, 11:32
Localização: Porto

Re: Tamanho dos Contentores LEGO

Mensagem por CarlosMax »

[quote="AGarcia"]
[quote="CarlosMax"]
Matemáticamente falando, a melhor aproximação da realidade seria 30 x 6, claro que usar 15 x6 para o de 20' não ficaria bem.

Pensei em fazer contentores 14 x 6 e 28 x 6 (plates 14x6 são um pouco caras, mas julgo que seria a melhor métrica, considerando que 32 para o atrelado de um camião seria demasiado)
[/quote]

Considerando a tua linha de pensamento, também optaria pelos contentores com as medidas de 14x6 e 28x6.
Eu gosto muito dos contentores que estão no set do Maersk Train (10219), mas confesso que nunca fiz  estudos quanto à métrica ideal.

Não precisas de ficar restringido à utilização de plates 14x6, podes usar qualquer combinação, desde que no final tenhas os 14 ou 28 studs de comprimento.
Com 14 studs de comprimento, poderás usar uma peça que considero muito boa para os contentores, os painéis 23405, com 6 studs, só é pena que ainda estejam caros no Bricklink.

Se acharem bem, poder-se-á fazer uma votação, para saber qual a medida preferida?
:fixe:
[/quote]

Sim eu sei, aliás ja comprei uns sets 60169 para retirar essas peças, para mim são excelentes para os contentores, fiz referencia a isso, usar 6 no pequeno e 10 no maior. Como é que podemos fazer aqui para haver votação... eu vi algo no tema espaço, podia ser algo do género.
Pode ser uma peça a escolher para se comprar em quantidade, o preço na Home está a 0.67€ a média... azul e olive green seriam as melhores cores, embora tambem há em preto e lavender.
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Tamanho dos Contentores LEGO

Mensagem por AGarcia »

Votação criada.

Se acharem útil mais alguma opção, façam favor de dizerem.
:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
CarlosMax
Sócio
Sócio
Mensagens: 87
Registado: 26 mai 2017, 11:32
Localização: Porto

Re: Tamanho dos Contentores LEGO

Mensagem por CarlosMax »

[quote="AGarcia"]
Votação criada.

Se acharem útil mais alguma opção, façam favor de dizerem.
:fixe:
[/quote]

Obrigado pela criação do questionário!
Responder