[MOD] Holger Matthes BR80 - The Midnight Espresso
[MOD] Holger Matthes BR80 - The Midnight Espresso
Este é o meu primeiro comboio.
Há cerca de 3 anos tive a necessidade de um comboio a vapor para a minha plataforma giratória automatizada já que deixaram de fazer sentido com locomotivas diesel e eléctricas. Na altura não me quis meter nisso mas ficou o bichinho e aqui e ali fui acrescentando a algumas encomendas peças avulsas que achava que podiam ficar bem numa locomotiva preta.
Para a Oeiras BRInCKa 2018, com a reformulação da plataforma em formato MILS, voltei a sentir a necessidade de um comboio a vapor. Mas desta vez com fumo real, já que tinha finalmente a funcionar o gerador de fumo da Seuthe.
Com as peças que tinha meti-me a fazer uma locomotiva mas estava tudo menos realista e depois descobri que nas curvas... não curvava.
O Senhor Google mostrou-me este projecto de uma BR80 do Holger Matthes que achei que era capaz de imitar com o que tinha à mão e comecei umas 3 semanas antes do evento.
Asneira.
O raio da locomotiva tem montes de pecinhas para fazer pormenor e se nalgumas lá me desenrasquei noutras nem por isso e tive de mandar vir. E finalmente percebi a diferença entre as rodas do meio e as dos extremos... e descobri que as tinha na quantia errada
As rodas certas só chegaram na sexta quando já estava na preparação do evento e só agora consegui montar a locomotiva numa versão que não se desmonta toda na primeira volta à pista.
Ainda faltam meia duzia de peças para a versão final, incluindo a chaminé que não será este cone grande, está lá só para tapar o buraco onde vai estar um cilindro com o gerado de fumo dentro.
[img width=600]https://lh3.googleusercontent.com/BiXX5 ... 73-h884-no[/img]
[img width=600]https://lh3.googleusercontent.com/3wGPE ... 73-h884-no[/img]
[img width=600]https://lh3.googleusercontent.com/Nz0np ... 73-h884-no[/img]
Para ligar e desligar a bateria uso aquele grupo de peças que não estão presas ao corpo da locomotiva. Pare recarregar a bateria tiro também aquele slope curvo.
O mais novo aprovou:
É certo que o original do Hogler Matthes está cheio de pormenores mas o que eu gosto mesmo na locomotiva é ver os pistons a mexer.
Tentei fazer um video com o pormenor dos pistons mas o telemóvel está sempre a alterar o foco e ficou uma porcaria. Aqui em 1/4 da velocidade:
Há cerca de 3 anos tive a necessidade de um comboio a vapor para a minha plataforma giratória automatizada já que deixaram de fazer sentido com locomotivas diesel e eléctricas. Na altura não me quis meter nisso mas ficou o bichinho e aqui e ali fui acrescentando a algumas encomendas peças avulsas que achava que podiam ficar bem numa locomotiva preta.
Para a Oeiras BRInCKa 2018, com a reformulação da plataforma em formato MILS, voltei a sentir a necessidade de um comboio a vapor. Mas desta vez com fumo real, já que tinha finalmente a funcionar o gerador de fumo da Seuthe.
Com as peças que tinha meti-me a fazer uma locomotiva mas estava tudo menos realista e depois descobri que nas curvas... não curvava.
O Senhor Google mostrou-me este projecto de uma BR80 do Holger Matthes que achei que era capaz de imitar com o que tinha à mão e comecei umas 3 semanas antes do evento.
Asneira.
O raio da locomotiva tem montes de pecinhas para fazer pormenor e se nalgumas lá me desenrasquei noutras nem por isso e tive de mandar vir. E finalmente percebi a diferença entre as rodas do meio e as dos extremos... e descobri que as tinha na quantia errada
As rodas certas só chegaram na sexta quando já estava na preparação do evento e só agora consegui montar a locomotiva numa versão que não se desmonta toda na primeira volta à pista.
Ainda faltam meia duzia de peças para a versão final, incluindo a chaminé que não será este cone grande, está lá só para tapar o buraco onde vai estar um cilindro com o gerado de fumo dentro.
[img width=600]https://lh3.googleusercontent.com/BiXX5 ... 73-h884-no[/img]
[img width=600]https://lh3.googleusercontent.com/3wGPE ... 73-h884-no[/img]
[img width=600]https://lh3.googleusercontent.com/Nz0np ... 73-h884-no[/img]
Para ligar e desligar a bateria uso aquele grupo de peças que não estão presas ao corpo da locomotiva. Pare recarregar a bateria tiro também aquele slope curvo.
O mais novo aprovou:
É certo que o original do Hogler Matthes está cheio de pormenores mas o que eu gosto mesmo na locomotiva é ver os pistons a mexer.
Tentei fazer um video com o pormenor dos pistons mas o telemóvel está sempre a alterar o foco e ficou uma porcaria. Aqui em 1/4 da velocidade:
Última edição por CyberX em 03 mar 2018, 17:37, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Re: [WIP] [MOD] Holger Matthes BR80
Excelente!
E com fumo, vai ficar ainda melhor!
E com fumo, vai ficar ainda melhor!
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Re: [WIP] [MOD] Holger Matthes BR80
Catita! Vamos lá então ver isso a fumar, deve ficar um espectáculo!
#EuCáNãoUsoHashtags
Re: [WIP] [MOD] Holger Matthes BR80
Está muito fixe!
Gosto da estrutura da locomotiva embora a parte cinzenta pareça ali meio encaixada "à pressão".
Com o vapor ficará um brinco!
Bom trabalho
Gosto da estrutura da locomotiva embora a parte cinzenta pareça ali meio encaixada "à pressão".
Com o vapor ficará um brinco!
Bom trabalho
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
Re: [WIP] [MOD] Holger Matthes BR80
[quote="gads"]
Gosto da estrutura da locomotiva embora a parte cinzenta pareça ali meio encaixada "à pressão".
Bom trabalho
[/quote]
Yeap. Também achei isso, embora no MOC original, sobre o vermelho, não se dê tanto pela coisa. Só que eu comecei tudo em preto e quando chegou a vez dos pistons e dos eixos aconteceu ter aquelas peças cinza, tal como nas instruções.
Aqui uma foto de uma BR80 a sério:
Não deverão haver 2 locomotivas iguais, as sinetas e aquelas tralhas todas por fora do cilindro do vapor deverão ser mais ou menos individualizados mas pelos vistos o esquema de cores da "Bundas Rail" era só preto e vermelho.
Eu vou mudar tudo para preto, felizmente existem aquelas peças cinzentas em preto, só têm é de dignar-se chegar cá.
Gosto da estrutura da locomotiva embora a parte cinzenta pareça ali meio encaixada "à pressão".
Bom trabalho
[/quote]
Yeap. Também achei isso, embora no MOC original, sobre o vermelho, não se dê tanto pela coisa. Só que eu comecei tudo em preto e quando chegou a vez dos pistons e dos eixos aconteceu ter aquelas peças cinza, tal como nas instruções.
Aqui uma foto de uma BR80 a sério:
Não deverão haver 2 locomotivas iguais, as sinetas e aquelas tralhas todas por fora do cilindro do vapor deverão ser mais ou menos individualizados mas pelos vistos o esquema de cores da "Bundas Rail" era só preto e vermelho.
Eu vou mudar tudo para preto, felizmente existem aquelas peças cinzentas em preto, só têm é de dignar-se chegar cá.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Re: [WIP] [MOD] Holger Matthes BR80
Chegaram as peças pretas!
As únicas peças que restam e podiam ser tb pretas são os pinos Technic que ligam as rodas aos pistões. Enfim, não se pode ter tudo.
A chaminé também já fumega mas ainda não está fixa, tenho de ressoldar com fios mais curtos para ter espaço interno para fixar.
Ainda falta tratar do sistema de engate, seguindo o original o motor PF-M fica mal apoiado (mais alto atrás), vou tentar arranjar outra maneira. E claro que me esqueci dos vidros das janelas, nunca me lembro que tb são peças.
Baixei a tensão do gerador de fumo para 11-ponto-qualquer-coisa-que-entretanto-esqueci, penso que 11.2 Volt. Ainda faz um fuminho razoável e aguenta pelo menos um minuto (um dia destes tiro a limpo quanto temo dura uma carga).
Mais um video de excelente qualidade Xungawood:
As únicas peças que restam e podiam ser tb pretas são os pinos Technic que ligam as rodas aos pistões. Enfim, não se pode ter tudo.
A chaminé também já fumega mas ainda não está fixa, tenho de ressoldar com fios mais curtos para ter espaço interno para fixar.
Ainda falta tratar do sistema de engate, seguindo o original o motor PF-M fica mal apoiado (mais alto atrás), vou tentar arranjar outra maneira. E claro que me esqueci dos vidros das janelas, nunca me lembro que tb são peças.
Baixei a tensão do gerador de fumo para 11-ponto-qualquer-coisa-que-entretanto-esqueci, penso que 11.2 Volt. Ainda faz um fuminho razoável e aguenta pelo menos um minuto (um dia destes tiro a limpo quanto temo dura uma carga).
Mais um video de excelente qualidade Xungawood:
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
-
- Sócio
- Mensagens: 2052
- Registado: 22 mar 2010, 16:15
- Localização: Lisboa
Re: [WIP] [MOD] Holger Matthes BR80
Muito bom !!
Re: [WIP] [MOD] Holger Matthes BR80
Terminada:
Há sempre espaço para pequenas alterções mas no essencial está terminada, conto publicar algumas fotos e um videozito melhor em breve.
Disclaimer: nenhuma cerveja artesenal de Coimbra foi desperdiçada na construção desta locomotiva.
O nome "Midnight Espresso" resulta de mais de 90% da construção ter sido feita bem depois da meia-noite, entre noites mal dormidas (quem tem filhos tem cadilhos).
As locomotivas da classe 80 (BR80) foram construídas entre 1927 e 1928 e mantiveram-se ao serviço das ferrovias germânicas até 1968, tendo algumas continuado activas até 1977 numa empresa de extração de carvão.
Não percebo muito de comboios mas este modelo atraiu-me por não ter a reboque o vagão de água e combustível, típico de locomotivas utilizadas em percursos curtos, servindo essencialmente para manobras em estações... que é justamente a minha intenção com a plataforma giratória, o sistema de engate/desengate e outros automatismos que pretendo implementar aos poucos.
Há sempre espaço para pequenas alterções mas no essencial está terminada, conto publicar algumas fotos e um videozito melhor em breve.
Disclaimer: nenhuma cerveja artesenal de Coimbra foi desperdiçada na construção desta locomotiva.
O nome "Midnight Espresso" resulta de mais de 90% da construção ter sido feita bem depois da meia-noite, entre noites mal dormidas (quem tem filhos tem cadilhos).
As locomotivas da classe 80 (BR80) foram construídas entre 1927 e 1928 e mantiveram-se ao serviço das ferrovias germânicas até 1968, tendo algumas continuado activas até 1977 numa empresa de extração de carvão.
Não percebo muito de comboios mas este modelo atraiu-me por não ter a reboque o vagão de água e combustível, típico de locomotivas utilizadas em percursos curtos, servindo essencialmente para manobras em estações... que é justamente a minha intenção com a plataforma giratória, o sistema de engate/desengate e outros automatismos que pretendo implementar aos poucos.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Re: [MOD] Holger Matthes BR80 - The Midnight Espresso
Muito fixe!
Impecável mesmo
Impecável mesmo
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
Re: [MOD] Holger Matthes BR80 - The Midnight Espresso
Finalmente fotos decentes:
Última edição por CyberX em 06 mar 2018, 05:05, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Re: [MOD] Holger Matthes BR80 - The Midnight Espresso
Está excelente!
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG