Fonte Dinâmica - PoC

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por CyberX »

Acho que já tinha mostrado por aqui que as novas mangueiras de bombeiros LEGO City funcionam bastante razoavelmente com o Pneumatics.

A minha ideia é imitar uma fonte dinâmica, em que vários jactos de água são controlados para fazer uma coreografia, usualmente com luz e som à mistura.
Na primeira prova de conceito usei um compressor e 3 reservatórios de ar para alimentar um circuito de 2 canais com um "jacto de água" por canal:


O interruptor (válvula?) pneumático funciona como um selector de 3 posições:
- no neutro não sai ar pelo que o compressor vai reabastecendo os tanques
- na posição D ou E sai ar para o canal correspondente

Infelizmente as novas mangueiras não são estanques pelo que o ar perde-se num instante. Para uma fonte de 2 canais a 4 jactos cada vou precisar de um compressor mais potente e mais alguns tanques de ar.

Numa conversa em tom de brincadeira @Ricardo S deu-me uma ideia muito gira de enfiar fibras ópticas LEGO nos elementos transparentes. É possível mas impede-me o uso principal (pneumáticos) por isso vou ter de usar iluminação exterior.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por CyberX »

Estive a partir um bocado de pedra mas já consigo alguma coisa:


Os "jatos de água" perdem muito ar quando activados. Tentei fazer 2 canais com 3 jatos cada e foi uma desgraça por isso passei para 4 canais de 2 jatos cada (um dos canais tem apenas um jato... não sei onde pus o 8º).

O compressor tem 8 bombas em 4 fases. A ideia era tentar gerar um fluxo de ar o mais constante possível mas como também estou a usar 8 tanques de ar se calhar não precisava de me preocupar com as 4 fases. O compressor usa um motor MINDSTORMS porque o motor Power Functions L ia-se a abaixo num instante (proteção interna). E alimento com o transformador 9V dos comboios pela mesma razão (a bateria Power Functions cortava em pouco tempo).

A ideia é usar um MINDSTORMS para comutar as vávulas/selectores activando um canal apenas por períodos muito curtos (coisa que não consigo fazer enquanto seguro o telemóvel para filmar). Nessas condições os tanques conseguem reter ar para uma coreografia de meia dúzia de passos, talvez mesmo mais, tendo depois de se esperar um pouco para reabastecer os tanques.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por CyberX »

Mesmo o motor MINDSTORMS é insuficiente, ao fim de uns minutos sobreaquece e desliga-se.
Vou ter perder algum tempo com o compressor. Provavelmente usar dois motores, 4 bombas para cada um. E se chegar a esse ponto, um sensor de pressão que desligue o(s) compressor(es) quando os tanques estiverem cheios.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por AVCampos »

É uma excelente ideia para animar uma.praça central! :fixe:

Não sei quais serão as consequências para o motor e compressor, mas para fazer efeitos sem necessitar de automação poderás tentar usar um circuito pneumático para "disparar" os cilindros em sequência, como no 8868-B.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por CyberX »

obrigado pela sugestao
tenho andado à procura de soluções mecânicas desse género, o problema é que convinha o tempo de abertura da válvula ser mesmo muito curto porque estas mangueiras City esvaziam tudo num instante.
Mesmo com um servo PF a actuar a valvula e um controlo remoto (PF IR) o tempo de reposição ao neutro é insatisfatório. É talvez um cenário em que o Powered Up seja interessante, com uma rotina de temporizacao muito precisa... mas se vou para aí então pq não mesmo um EV3?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por AVCampos »

CyberX Escreveu: 26 out 2019, 18:19 Mesmo com um servo PF a actuar a valvula e um controlo remoto (PF IR) o tempo de reposição ao neutro é insatisfatório.
Em vez de ter um servo "manualmente" a puxar para trás e para a frente, porque não uma "cambota" que, rodando continuamente, faz avançar e recuar a válvula? Um pouco como as bielas (?) das locomotivas a vapor. Assim consegues actuar ciclicamente a válvula praticamente tão rápido quanto quiseres.

[edit] Tinha a impressão de que tinha apresentado qualquer coisa do género aqui no fórum, e estou admirado por o respectivo post, de 2007, ainda não estar partido!
viewtopic.php?f=23&t=430
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por CyberX »

Hmmm.... tenho de estudar isso melhor.
Bom post :clapping:
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por CyberX »

Enquanto estudo as sugestões do @AVCampos continuo no método da força bruta.

2 compressores quad-pump cada, 1 deles com motor NXT (mais eficiente que o do EV3) e uma configuração 4-fases (4-strokes?) baseada numa ideia do Sariel. O outro é apenas 1-fase mas em breve vou convertê-lo numa réplica do primeiro porque apesar de o fluxo de ar constante não ser importante (até porque estou agora a usar 10 tanques) o esforço para o motor parece ser menor.

Implementei o controlo remoto (Power Functions IR) das 2 válvulas (1 motor PF servo por válvula) e reduzi cada canal a apenas um "jacto" para poupar ar. Ainda assim aparcebi-me que alguns repuxos funcionavam melhor que outros (bom, basicamente um funciona bem melhor que todos os outros, no video o da direita) o que deve ser devido a diferenças de estanquidade nas partes trans-blue. A ser verdade, pode ser que não precise de tanta força bruta se conseguir arranjar um lote de "repuxos" melhorzito (ou descobrir como melhorá-los eu mesmo).



Como podem ver no video, consigo usar com uma frequência satisfatória o "repuxo" da direita.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por gads »

epá que ideia mais genial!!!
Muito fixe este projecto :clapping:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por CyberX »

Obrigado.
Mas de genial tem muito pouco, este génio fez mal a parte do controlo das válvulas com servos e vá lá, uma das 4 combinações funciona satisfatóriamente.
De volta à mesa de desenho.
A reputação da LEGO mantém-se imaculada: não há diferenças significativas de estanquidade nas 8 "mangueiras" que tenho.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por CyberX »

Mudei a montagem dos servos que controlam as válvulas pneumáticas.
Agora as válvulas abrem plenamente e consigo fazer uma coreografia com 7 jactos (3 canais de 2 jactos e 1 só com 1)



Quando tenho os 10 tanques cheios consigo fazer uma sequência dos 4 canais e sobra ainda ar para quase uma segunda sequência.
Em contínuo, não esperando para os tanques re-encherem, consigo inclusive accionar um jacto.

O novo desenho dos servos tem agora um novo problema: é frequente no retorno ao neutro o servo não fechar a válvula. Quando isso acontece perco o ar todo. E tive de seleccionar entre a meia dúzia de válvulas que tinha por cá as mais "macias" para actuar, descobri que algumas ofereciam muito mais resistência que outras.
Acho que vou mandar vir das novas válvulas que permitem ligar um eixo directamente ao manípulo.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por gads »

O progresso é visível!
Já agora, que peças é que estás a usar para a água? Não conheço :(
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por CyberX »

41815c01

vem em dois dos novos sets City Bombeiros que sairam no início deste ano, junto com um manípulo de borracha género "pera".
O conjunto no BL é 41815c02 e na LEGO 41821. E felizmente há um alemão a vender a peça muito mais barata que a LEGO.

O que me chamou a atenção foi que num dos sets vinha também um tubo pneumático e uma peça que permitia ligar o manípulo apenas ao tubo e extender o "telecomando". Se dava para usar a "pera" então dava para usar uma bomba pneumática convencional... o que se confirma com uma diferençazita: o volume de ar deslocado pela "pera" de uma só vez é bastante maior que o de uma bomba pneumática por isso para conseguir fazer o mesmo efeito com uma bomba é preciso primeiro acumular ar suficiente num tanque (e mesmo um tanque tenho ideia que não chegue).
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por CyberX »

De volta à carga.
Peguei numa ideia do Philo (https://youtu.be/gaBe3SZ3FEA) mas mesmo assim de vez em quando as minhas válvulas não fecham completamente quando o servo retorna ao centro por isso modifiquei um pouco a "pega" das válvulas.

Com uma reserva de ar decente (que, como não tenho, tive de improvisar com uma garrafa de litro e meio de Fanta) e mantendo os 4 canais de 1 jacto só já me aproximo do objectivo:


Por agora vou-me ficar por aqui até arranjar mais bombas (para fazer um melhor compressor) e melhores válvulas (para perder menos ar) e mais tanques (para poder aumentar a duração da coreografia) e juntar isto tudo num MINDSTORMS.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fonte Dinâmica - PoC

Mensagem por CyberX »

Arranjei alguns examplares das bombas maiores (tanto das novas como do modelo anterior).
Li algures no Eurobricks que uma das grandes do modelo anterior faz o efeito de 5 das pequenas e é capaz de ser verdade: com 5 apenas (uma nova, 4 antigas) consigo manter uma "fonte" sempre cheia, sem tanques de ar pelo meio.

Portanto com 6 bombas (2 novas, 4 antigas) isto dispensa os tanques de ar, não é?
Nop :(

3 motores NXT/EV3 a dar às 6 bombas ultrapassa a capacidade de corrente do Regulador de Velocidade dos comboios 9V.
Como só tenho 1 aqui comigo, o video abaixo foi o regulador a alimentar 2 motores (4 bombas antigas) e uma caixa de pilhas Power Functions 6xAA a alimentar o terceiro motor (2 bombas novas). Mesmo assim o motor puxa demasiado e ao fim de muito pouco tempo a proteção interna da caixa de pilhas começa a cortar. Mas dá para perceber a diferença, com apenas 4 tanques de ar para compensar as perdas de ar nas "fontes" (sobretudo quando acciono duas em simutâneo) e a ineficiência das fontes de alimentação.



Também arranjei 2 válvulas/comutadores do novo modelo, o que permite acoplar o eixo dos servos directamente manípulo. Muito melhor agora, quase sempre (mas ainda não exactamente sempre) os manípulos retornam ao centro quando o servo retorna à posição neutra.

Imagem

Imagem

Imagem
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder