A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por CyberX »

Como prometido segue finalmente a minha proposta para "A Coisa - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada":

Imagem

A ideia assenta em "átomos" cúbicos, interconectáveis e capazes de receber energia do exterior de modo que cada "átomo" possa exibir algum tipo de animação (motorização, luz, som, etc). A utilização de energia eléctrica é a mais fácil de imaginar mas não é condição obrigatória - um átomo poderá receber de outros átomos movimento (uma correia ou um eixo, por exemplo) ou qualquer outra coisa que estou certo seremos um dia capazes de improvisar.

Cada "átomo" deverá ser acompanhado de uma explicação, de modo que cada "Coisa" seja também uma experiência pedagógica.

O tamanho que escolhi para os "átomos" permite colocar um Mindstorms lá dentro. Pode evidentemente conter qualquer elemento LEGO ou afim (SBrick, por exemplo) mas deve prever uma certa autonomia - quando exposta num evento, uma "Coisa" não deverá ter de ser acedida para trocar pilhas ou outro tipo de tarefas complexas (admite-se o reset a um Mindstorms ou algo do género, mas a partir da "superfície" do "átomo", sem que se tenha de desmontar nada.

Os "átomos" são prefencialemente compostos por 6 faces como se mostra abaixo:

Imagem

Imagem

Não precisam ser exactamente assim, desde que respeitem a dimensão da envolvente (21x21x21) e encaixem nos restantes átomos.

Notem que não usei as peças mais correctas do ponto de vista estético porque simplesmente não as tenho:
- no "átomo" amarelo os liftarms 15L deveriam ser 13L
- no "átomo" vermelho os liftarms 11L deveriam ser 13L
- em todos os átomos os elementos de ligação interna das faces (conectores 32184) deveriam ser da cor do respectivo atómo

Apesar de já serem razoávelmente sólidos, os átomos poderão precisar de reforço adicional consoante o que "recheio". Cada um é livre de o fazer como entender.

A interligação dos «átomos» entre si deverá ser feita pelas arestas da face ou o seu equivalente, como aqui:

Imagem

Embora a "Coisa" possa perfeitamente crescer em todas as dimensões, numa primeira abordagem tenderá a ser "planar" para não aumentar muito a complexidade das ligações nem esconder nenhum átomo da vista do público (se for linear cada átomo liga-se apenas a outros 2, no máximo; se for "planar"  poderá ligar-se a outros 4; se for 3D poderá ligar-se a outros 6 e nesse caso fica alojado no interior de uma estrutura complexa).

Irei colocando fotos neste álbum do Google Photos
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por gads »

Muito fixe!

Estou entusiasmado com esta ideia  :clapping:

Como é que estás a planear fazer a interface de ligação entre os átomos de forma a passar o movimento entre eles?
Acho que preciso de uns exemplos concretos para perceber melhor o que estamos a falar.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por CyberX »

[quote="gads"]
Como é que estás a planear fazer a interface de ligação entre os átomos de forma a passar o movimento entre eles?
[/quote]

Não estou :)

Por enquanto queria deixar isto pelo "No rules, great scotch!" para não complicar demasiado e assustar interessados.

A única regra formal seria o volume, que supondo que ninguém levanta entraves ou apresenta melhores sugestões, ficava este que apresentei (21x21x21) tendo ainda que acertar um pouco a "zona de contacto" mas para isso preciso de fazer mais 1 ou 2 "átomos" para poder ensaiar bem.

Há uma outra regra, informal, que é prever nalgum lado a passagem de um cabo Power Functions para receber energia do exterior.

Quem quisesse passar movimento de um átomo para o outro teria duas opções:
- fazer 2 átomos e desenrascar-se sózinho
- arranjar um parceiro e entender-se com ele

Podemos eventualmente pensar numa regra preventiva, como por exemplo reservar o centro de cada face para a possível passagem de um eixo. Mas isso limitaria algumas ideias mais ousadas que possam surgir - como passar bolas de um átomo para o outro, ao estilo GBC, ou usar uma bomba pneumática num átomo para soprar uma hélice noutro átomo.

Mas por agora eu preocupava-me só com "átomos" independentes. Estou a pensar em fazer nos próximos dias alguns muito simples, só para demonstrar conceitos:
- um motor interior e umas engrenagens numa das faces, sem propósito especial
- umas luzes a piscar (tb à custa de um motor, nada ainda de Mindstorms)
- um pistão pneumático a fazer qualquer coisa muito simples

Nos próximos tempos "A Coisa" terá apenas 2 átomos porque só tenho 2 cubos, terei de andar a desmontar e remontar os "recheios" para mostrar as várias ideias que forem aparecendo. Tenho cá um palpite que a familia vai apresentar sugestões ;)

A ideia por enquanto limita-se apenas a gerar cacofonia (embora pudessemos ser ambiciosos e chamar a isto "uma instalação"). Se mais tarde surgirem padrões de comportamento ou transmissão de energia de um átomo para o outro tanto melhor.

Mais para a frente já tenho algumas ideias mais concretas mas não vale a pena estar já a falar delas sem primeiro apresentar o básico.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4943
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por AGarcia »

Eu posso fazer um átomo utilizando luzes controladas com um SBrick.
:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por gads »

[quote="CyberX"]
[quote="gads"]
Como é que estás a planear fazer a interface de ligação entre os átomos de forma a passar o movimento entre eles?
[/quote]

Não estou :)
[/quote]

Ah ok!
É que quando li a primeira vez fiquei com a ideia que o movimento era contínuo tipo GBC...
Assim parece-me estrondosamente mais simples e exequível  :fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por gads »

Existe alguma temática?
Ou a temática é "Random completo"?
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por CyberX »

[quote="AGarcia"]
Eu posso fazer um átomo utilizando luzes controladas com um SBrick.
:fixe:
[/quote]

Isso era fixe. Com sequencia pré-programada, não sei se a App já prevê isso ou não, assim não era preciso andar-se com o telemóvel.

(se a App não prever arranjamos maneira de meter a sequẽncia à unha no SBrick como daquela vez que o meti a tocar o tema da Guerra das Estrelas)

Já temos 3 potenciais interessados  :clapping:
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por CyberX »

[quote="gads"]
Existe alguma temática?
Ou a temática é "Random completo"?
[/quote]

Cacofonia!!!

Mas aceitam-se propostas de temáticas, se não der para agora fica para uma seguna ou terceira fase.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por CyberX »

Uma das razões para eu insistir na desordem é o valor da coisa. Isto só o cubo em si já custa uns trocos, por isso cada um enfia o que tiver à mão no recheio, não vamos estar a gastar (ainda mais) com isto.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4943
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por AGarcia »

Então depreendo que, a haver movimento, terá  que ficar circunscrito ao átomo?
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por CyberX »

[quote="AGarcia"]
Então depreendo que, a haver movimento, terá  que ficar circunscrito ao átomo?
[/quote]

Numa primeirissima fase sim.
Mas não é uma obrigação, é apenas o resultado de não saber ainda como conciliar isso sem rebentar com a estrutura d'A Coisa.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4943
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por AGarcia »

Mais logo vou ver se consigo fazer um átomo.
:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13695
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por AVCampos »

Parece-me bem interessante! :fixe:

A ligação entre os átomos poderá ser feita via 11s, assim é fácil inserir e retirar um átomo sem influenciar a posição dos outros... desde que não haja outras ligações mecânicas e/ou pneumáticas com os seus vizinhos.

Também é útil definir um protocolo para um "power take-off" como o 8110 tem à frente e atrás, para um átomo poder receber movimento mecânico, e, mesmo que não o use, passá-lo para um vizinho o usar. Há é o problema de quantos mais átomos usarem esta energia mais esforçará o motor que a providencia.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Também é útil definir um protocolo para um "power take-off" como o 8110 tem à frente e atrás, para um átomo poder receber movimento mecânico, e, mesmo que não o use, passá-lo para um vizinho o usar. Há é o problema de quantos mais átomos usarem esta energia mais esforçará o motor que a providencia.
[/quote]

Acho complicação a mais. A minha ideia é que cada átomo faça alguma coisa com a energia que recebe. Nenhum átomo deve ser estático.
Se, eventualmente, passar energia a outro ou outros é outra coisa.

Quanto ao esforço, nada impede que faças um átomo que funcione como "transistor" ou "amplificador", recebendo movimento de uma fonte e usando energia eléctrica para reforçar esse movimento. Isso é com cada um.

Também podes converter energia de um átomo para outro - eléctrica em luminosa, eólica em mecânica ou eléctrica, etc. Isso é tb com cada um.

Se quiseres fazer uma "centopeia" tb podes fazer átomos com pés. Isso já não é bem com cada um porque há que preservar a integridade estrutural d'A Coisa e por isso não podem uns átomos andar para a frente e outros para trás, teria de haver uma coordenação. Mas isso já é muito lá para a frente.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: A Coisa (The Thing) - uma Cena Ortogonal Interactiva Sagazmente Animada

Mensagem por agadoijo »

Estou curioso, mas ainda não tenho bem ideia do que se pretende.
Faz-me lembrar este CUB3, mas este, como se pode ver aqui, era mais um GBC dentro de um cubo que outra coisa.
Vou aguardar por alguns átomos para perceber o objetivo da C.O.I.S.A.©  :)
Responder