LEGO BOOST

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

LEGO BOOST

Mensagem por CyberX »

Não havendo nennhuma categoria específica para o BOOST e uma vez que este mete programação e LEGO com buracos, para aqui vem ele.

Suspeito que vai demorar muitos meses (se é que) a estar disponível para Portugal por isso lá me tive de desenrascar. Chegou ontem e como esperado, funciona muito bem com os meus scripts de bash e provavelmente com os de python:

[youtube]youtu.be/lx0ZibpgLAM[/youtube]

Infelizmente não tem nada a ver, do ponto de vista de dispositivo Bluetooth BLE, com o WeDo 2.0 (que apesar de ter um SDK horrível me parece bem melhor planeado que este BOOST).
Para os Technic's, não é isto que vai concorrer com o SBrick e outros recém-chegados. Para os MINDSTORMianos também não estou a ver isto a concorrer com o EV3 ou com o WeDo 2.0. Mas para quem tem putos e tablets, parece-me o inevitável e cheira-me que vai vender que nem pãezinhos quentes. Isso, claro, se a LEGO resolver os problemas de software... que já começaram :)

O reverse engineering está a ser documentado aqui:
https://github.com/JorgePe/BOOSTreveng

(inclui um link para um projecto que arrancou apenas uns dias antes para programar em Swift - portanto para maçãs bichadas).
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Meses a estar disponível embora Portugal?
Vi-o na semana passada no TRU...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por CyberX »

[quote="AlexandreRibeiro"]
Meses a estar disponível embora Portugal?
Vi-o na semana passada no TRU...
[/quote]

Como?!? A LEGO não o vende para cá, nem fez o programa de pré-encomenda.
Não vi nada na TRU do Cascaishopping.
E não aparece na shortlist desta tarde.
Bela porcaria.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Se eu puder passar lá, e ainda lá estiver, tiro uma foto
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por CyberX »

Irrita-me esta postura da LEGO.
Não há Portal para a Europa.
Não há Dimensions para Portugal... mas depois a TrU vende.
Não há BOOST para Portugal... mas depois a TrU vende. Ainda assim saiu-me bais barato pelo Bricklink, com portes e tudo, que na TrU.
Isso para não falar da LEGO Education.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por CyberX »

Como nem toda a gente [pasme-se] trabalha com linux, Rasperry Pi ou MINDSTORMS, fiz um pequeno tutorial que mostra como podemos criar uma aplicação para Android usando o MIT App Inventor 2:



Como já foi dito noutro sítio, o App Inventor usa o mesmo conceito de "linguagem" de blocos do Scratch e do próprio software LEGO para MINDSTORMS (todos eles nascidos no Media Lab do MIT).

Já tinha utilizado no passado o App Inventor com o WeDo 2.0 graças a uma extensão experimental BluetoothLE que permite falar com dispositivos BLE como o WeDo 2.0 e o SBrick. A extensao era um bocado tosca e obrigava a alguns truques para se consieguir enviar uns quantos bytes para o WeDo 2.0 e os tipos da LEGO não ajudaram nada com o BOOST, estava a ver-me grego para conseguir enviar 8 bytes só para mudar a cor do LED e nem queria pensar nos 13 bytes para comandar 2 motores em simultâneo.

Felizmente saiu uma versão radicalmente nova da extensão no mês passado que implementa inúmeras funcionalidades novas e depois de uns problemas iniciais com o meu Android lá consegui meter o App Inventor a gerar aplicações para o BOOST.

Para comprovarem que não é complexo publiquei um exemplo de uma aplicação completa:
[img width=600]https://github.com/JorgePe/BOOSTreveng/ ... _RC_02.png[/img]
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por CyberX »

Já consegui descodificar parte do sensor de cor, o suficiente para poder ser utilizado como um sensor de cor wireless para PC ou MINDSTORMS EV3:



(aumentem o volume - o EV3 "fala" as cores em inglês)

No video usei 2 scripts que estão aqui:
https://github.com/JorgePe/BOOSTreveng/ ... ples/bash/

Correm em linux, funcionaram bem no meu portátil Ubuntu e no EV3 (ev3dev) e tenho 99.99% de certeza que funcionarão num Raspberry Pi.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por CyberX »

Já posso morrer em paz, um tipo chamado Wico Mulder pegou no meu trabalho e fez um robot que toca piano:



É por isto que gosto do conceito do Open Source: um mês depois de um produto ser lançado já há tipos a fazer coisas giras à custa do nosso trabalho. Imaginem o que seria se a LEGO tivesse divulgado um SDK ou uma mera folha de especificações...
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: LEGO BOOST

Mensagem por gads »

"Tocar piano" é um bocadinho exagerado mas gostei do conceito  :fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por CyberX »

[quote="gads"]
"Tocar piano" é um bocadinho exagerado mas gostei do conceito  :fixe:
[/quote]

Ele toca no piano não toca? :D

Digo-te uma coisa, para aquilo que é o BOOST, já é uma grande coisa.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por CyberX »

Novidades fresquinhas:

Os dispositivos do WeDo 2.0 funcionam no BOOST. É tudo Power Functions 2.0 mesmo.

Já conseguimos ler o Tilt Sensor e o Distance Sensor (falta compreender o formato, ao ritmo que andamos vai ser fácil) e já conseguimos controlar a velocidade e o sentido do Motor, só falta a duração.

O que eu não estou a gostar mesmo nada é que se o Power Functions 2.0 é isto, a malta do hacking Technic está tramada. A menos que saia um modelo mais básico, género SBrick.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por AVCampos »

De certa maneira seria de esperar, visto que é tudo PF 2.0... por outro lado, não me admiraria que saísse incompatível: não me esqueço da alimentação do receptor IV PF 1.0 a partir de 9V antigos, nem da comunicação Bluetooth entre o NXT e o EV3. :P
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por CyberX »

Quanto ao tempo de funcionamento do motor WeDo 2.0 parece que é mesmo na base do: ligado/desligado.

Pouco importa: conseguimos!

Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por AVCampos »

Bem, o que é o PWM que não ligar/desligar? ;)
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por CyberX »

Querem usar o LEGO BOOST com os vossos motores, luzes, sirenes obsoletos? Ou mesmo os vossos próprios motores?
Só precisam de uma resistência de 2200 Ohm entre os pinos 3 e 5:



Agora entra a verborreia complicada:

Não funciona com a App da LEGO. O firmware do BOOST Move Hub reconhece os motores PF 2.0 do WeDo 2.0 (e os sensores também) mas a App não, é preciso ir mais abaixo. No video usei um script bash mas há malta a desenvolver projectos Node.js, Node-red, Swift, blockista, python e sabe-se lá mais o quê, tento ir actualizando aqui:
https://github.com/JorgePe/BOOSTreveng

Há teorias de que conseguimos também usar motores com encoder como os dos MINDSTORMS EV3 ou NXT. A ciência há-de esclarecer isso a seu tempo.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder