BTSense: usar os sensores do telemóvel com NXT/EV3

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

BTSense: usar os sensores do telemóvel com NXT/EV3

Mensagem por AVCampos »

Ao rever a minha wishlist, mais concretamente o sensor combinado de giroscópio, acelerómetro e bússola da Mindsensors, e ao ver o preço enorme que tem, pensei: "já que há telemóveis baratos com uma série de sensores, será muito difícil fazer uma aplicaçãozita para que possam ser acedidos pelo EV3?"

Acontece que afinal já existe. :jump: Pelo que percebi, BTSense lê os valores dos vários sensores do telemóvel (aceleração, bússola, GPS, etc.) e retransmite-os para o pBrick. Só ontem encontrei isto, portanto ainda não pude experimentar, mas quis partilhar aqui para que possam também investigar caso tenham interesse. :expectation:

Página da aplicação: http://www.mindsensors.com/content/58-b ... your-brick
Play Store: https://play.google.com/store/apps/deta ... rs.btsense

Imagem
Última edição por AVCampos em 19 dez 2017, 13:07, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: BTSense: usar os sensores do telemóvel com NXT/EV3

Mensagem por CyberX »

A mim parece-me que usar um smartphone telemóvel com um robot LEGO só mesmo se for por teres algum arrumado na gaveta uma vez que há formas relativamente baratas e pequenas de usar sensores desse tipo sem ter passar pelo telemóvel. A menos que já estejas a usar a câmara do telemóvel como uma wi-fi cam e nesse caso ganhas os sensores como bónus e podes também usar o display do telemóvel para output.

Há "muita" gente a usar o Arduino como "gateway" entre o pBrick e os sensores. Também é possível com Raspberry Pi mas consome mais bateria. E há certos dispositivos como o SensorTag da TI e o BBC micro:bit que dispensam o Arduino, podes falar com eles directamente por BT.

O micro:bit em particular é bastante interessante, vários sensores, 25 LED dispostos em matriz e mais alguns pinos de I/O e já se encontra em Portugal por menos de €20 (há um ano publiquei qualquer coisa com ev3dev e micro:bit).
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: BTSense: usar os sensores do telemóvel com NXT/EV3

Mensagem por AVCampos »

[quote="CyberX"]
A mim parece-me que usar um smartphone telemóvel com um robot LEGO só mesmo se for por teres algum arrumado na gaveta uma vez que há formas relativamente baratas e pequenas de usar sensores desse tipo sem ter passar pelo telemóvel.[/quote]
No OLX há telemóveis aos pontapés com ecrãs partidos (os telemóveis, não os pontapés). Há tempos, para usar com o FExplorer, consegui apanhar um Alcatel Pop C7 (o qual só não tem giroscópio mas meti um patch para simulá-lo a partir dos outros sensores) em excelente estado por 25€, e se não te importares com o ecrã até há por menos. 8)
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: BTSense: usar os sensores do telemóvel com NXT/EV3

Mensagem por CyberX »

Não digo que não seja uma opção e menos ainda que não resulte. E em países menos abonados onde certa electrónica e dispositivos LEGO são difíceis de aquirir (se é que se conseguem) parece-me uma excelente opção para quem não estiver agarrado à ideia "LEGO only"... e eu certamente não estou.

Só quis dizer que um telemóvel por mais pequeno que seja é sempre um bajolo e se não for pela câmera há formas menos volumosas de conseguires os sensores (e sim, mais trabalhosas).

Mete lá esse Alcatel num dos teus robots e vamos fazer um hackaton. Sem Java.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: BTSense: usar os sensores do telemóvel com NXT/EV3

Mensagem por AVCampos »

[quote="CyberX"]
Mete lá esse Alcatel num dos teus robots e vamos fazer um hackaton.[/quote]
A minha ideia inicial com o Absolute IMU da Mindsensors era fazer um robot que por navegação inercial conseguisse voltar ao ponto de partida e evitando obstáculos. Com um telemóvel com GPS isso fica bem mais simplificado, mas isto é um projecto que actualmente está em 3º lugar no meu pipeline.

[quote="CyberX"]
Sem Java.[/quote]
Pronto, já perdeste o [member=68]Conchas[/member].  >:D
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: BTSense: usar os sensores do telemóvel com NXT/EV3

Mensagem por CyberX »

AVCampos Escreveu:
Sem Java.
Pronto, já perdeste o [member=68]Conchas[/member].  >:D
Arranjamos uns biombos e para ele fazemos um hacatão à parte :D
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder