Relé LEGO

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Relé LEGO

Mensagem por CyberX »

Andava aqui há uns tempos com um dilema de como accionar um mecanismo LEGO com alimentação distinta.
Andei à procura na net e sei que existem soluções que movimentam o slider de uma caixa de pilhas 6xAA Power Functions mas eu queria algo mais independente.

Fiz um relé LEGO com um interruptor Power Functions. Tem uma clutch gear para protegê-lo de excessos e duas cam gears para limitar o movimento a apenas ON/OFF (o interruptor tem ON/OFF/ON, com palaridades ou sentidos diferentes nas duas posições ON).

https://ofalcao.pt/blog/2018/a-lego-relay

Funciona bem controlado por Power Functions mas aqui decidi usar com MINDSTORMS (podia dispensar a clutch gear e as cam gears à custa de temporizações ou contagens de ângulas precisas mas assim é mais certinho).

[youtube]/Rbi3v_pRV_o[/youtube]

Trata-se de um circuito ignitor. A alimentação do relé vem de um transformador de parede 12V/1.5A e não põe em risco o MINDSTORMS por ser totalmente independente.
Quando o relé está activo fornece energia a um enrolamento em fio resistivo (kanthal) que aquece em poucos segundos até fazer atingir o ponto de ignição da (cough) pólvora (cough) ou do fósforo.
Mas também pode servir para algo completamente LEGO como por exemplo para um BOOST ou Powered Up accionar um GBC ou um comboio à distância.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder