Fichas "RJ-12" para NXT e EV3

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Fichas "RJ-12" para NXT e EV3

Mensagem por AVCampos »

Vi no feisbuc isto: há à venda fichas "RJ-12", daquelas com a patilha chegada para o lado, para se cravar em cabos e usar com o NXT e o EV3.

https://www.aliexpress.com/item/50PCS-l ... 72190.html

Pode ser que vos interesse. Por um pouco mais, até têm em vermelho!

Imagem Imagem

[edit] Não é RJ-11, é RJ-12.
Última edição por AVCampos em 18 jan 2019, 09:59, editado 1 vez no total.
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Fichas "RJ-11" para NXT e EV3

Mensagem por csiquet »

Bem, já precisei destas fichas para isso mas desenrasquei-me na altura.

Suponho que é também preciso comprar o alicate de cravar para este modelo de ficha.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fichas "RJ-11" para NXT e EV3

Mensagem por CyberX »

Entre o trabalho que é cravar uma ficha e cortar um cabo original, descarnar os fios e soldar uma extensão não vejo grande diferença. Eu prefiro cortar e soldar.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Fichas "RJ-11" para NXT e EV3

Mensagem por AVCampos »

[quote="csiquet"]
Suponho que é também preciso comprar o alicate de cravar para este modelo de ficha.
[/quote]
Tanto quanto sei, a única diferença entre as fichas RJ-11 e estas é a patilha descentrada, portanto imagino que um alicate normal que dê para RJ-11 também dará para aqui.

[quote="CyberX"]
Entre o trabalho que é cravar uma ficha e cortar um cabo original, descarnar os fios e soldar uma extensão não vejo grande diferença. Eu prefiro cortar e soldar.
[/quote]
Então e ter cabos em massa para os vários motores e sensores? Ou então ter duas "batatas" feias de manga termo-retráctil no cabo que "spliceaste" para o expandir. ;)
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fichas "RJ-11" para NXT e EV3

Mensagem por CyberX »

AVCampos Escreveu: Tanto quanto sei, a única diferença entre as fichas RJ-11 e estas é a patilha descentrada, portanto imagino que um alicate normal que dê para RJ-11 também dará para aqui.
Nop.
Mas lembro-me de ter visto um truque qualquer para conseguir que um alicate normal cravasse esta RJ12 modificada. Lixei 2 ou 3 fichas assim, antes de me converter ao corte e costura.
Então e ter cabos em massa para os vários motores e sensores? Ou então ter duas "batatas" feias de manga termo-retráctil no cabo que "spliceaste" para o expandir. ;)
Mantenho: _para_mim_ o trabalho de cravar cabos é semelhante ou pior ao trabalho de soldar fios. Se tiver de o fazer em massa prefiro de longe o corte e costura.
Se o cabo e a manga forem ambos preto e o trabalho feito com atençao não ficam batatas.

Mas podes sempre mandar vir cabos completos do tamanho que queres, salvo erro da Mindsensors. Mas não volto a fazê-lo, abaixo os créditos e as alfândegas!
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Fichas "RJ-11" para NXT e EV3

Mensagem por Conchas »

Era na página do Philo que ele explicava como alterar um alicate RJ-11, para cravar fichas NXT/EV3.
http://www.philohome.com/crimp/crimp.htm

Eu no entanto comprei um alicate que dá para o efeito. Só já não sei aonde... :P
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Fichas "RJ-12" para NXT e EV3

Mensagem por AVCampos »

Por falar mais ou menos nisto, estive hoje a preparar uns componentes para ligar ao LEGO, e deparei-me: se há equivalentes "third-party" para as fichas RJ-12 do NNXT, será que também há para Power Functions?

Sempre me sentiria menos mal do que estar a cortar cabos LEGO bons e caros.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Fichas "RJ-12" para NXT e EV3

Mensagem por CyberX »

Há e não há.
Na mesma loja chinesa das fichas PF2 havia cabos assemblados PF. Mas pelo aspecto da coisa, eram cabos cortados de motores ou sensores PF (provavelmente com defeito ou avariados):

Vê as coisas do ponto de vista positivo: é 100% LEGO e reutilizaram cabos em vez de deitar para o lixo :)

Mas não sei qual é o problema de cortar um cabo LEGO. Continua a funcionar e se já vais mesmo utilizar com electrónica terceira poirque não hás de adequar o teu LEGO à coisa? Não é propriamente a mesma coisa que cortar um plate 2x6 para ter um plate 2x5 para tirar vantagem de um MOC qualquer xpto
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder