Extendendo o MINDSTORMS EV3 com o micro:bit

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Extendendo o MINDSTORMS EV3 com o micro:bit

Mensagem por CyberX »

Aviso: geek talk ahead.

Há algumas semelhanças entre o BBC micro:bit e o ainda-por-sair LEGO Education SPIKE Prime.
E também algumas diferenças como o preço >:D

Enquanto o SPIKE não sai decidi ensaiar com o micro:bit algumas ideias que espero virem a ser possíveis com o SPIKE. Uma delas é usá-lo como "extensão remota" do EV3, acrescentando-lhe sensores aé agora inexistentes no MINDSTORMS ou pelo menos impraticáveis - um exemplo, que me aconteceu comigo ao implementar o SATU, foi descobrir que não tinha cabos suficientemente longos para ter um único EV3 a controlar o SATU com sensores de distância em ambos os extremos: a plataforma tem 2 metros e meio mas os cabos maiores do EV3 têm apenas 50 cm. Mesmo com cabos de 1 metro (o máximo aconselhável para sensores) não conseguia ter o EV3 a ler dois sensores colocados nos extremos.

O @Bandy arranjou-me na semana passada um saco de tralha digital  contendo, entre outras coisas, um sensor de distância HC-SR04 para Arduino que funciona aceitavelmente com o micro:bit.

Imagem

Coloquei o micro:bit a ler distâncias e a enviá-las por BLE para quem queira ouvir - um telemóvel com a App Nordic nRF Connect, por exemplo.

Imagem

Depois escrevi um script em python para o EV3 poder ouvir também e anunciá-las em voz alta:



Detalhes técnicos no meu blog: https://ofalcao.pt/blog/2019/remote-ult ... h-microbit
e código livre no github: https://github.com/JorgePe/microbit
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Extendendo o MINDSTORMS EV3 com o micro:bit

Mensagem por PocasNuckie »

Agora em Português, se faz favor  ;D
Imagem
Avatar do Utilizador
BAndy
Sócio
Sócio
Mensagens: 1043
Registado: 29 mai 2012, 18:43
Localização: Cascais
Contacto:

Re: Extendendo o MINDSTORMS EV3 com o micro:bit

Mensagem por BAndy »

Se quiseres mais uns sensores arranja-se...  >:D
Bruno Diogo
www.brunodiogo.pt
www.fb.com/brunodiogo.pt
www.instagram.com/brunodiogo.pt


"O que tu queres sei eu..." Já dizia um grande filósofo.
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Extendendo o MINDSTORMS EV3 com o micro:bit

Mensagem por AVCampos »

Espectáculo, quase que já nem precisas de pBrick (EV3 ou Boost ou outro qualquer) para automatizar o teu LEGO. :fixe:

[quote="CyberX"]
E também algumas diferenças como o preço >:D[/quote]
Em PdC estive a falar acerca disso com o Lee, e ele disse que obviamente que Arduinos e servos RC e seus parentes são mais baratos que o material da LEGO, mas para os miúdos numa aula montarem rapidamente um robot que funciona sem se preocuparem com soldaduras nem curto-circuitos nem fios trocados nem isso, é preciso fazer coisas mais fool-proof e portanto mais caras.

[quote="PocasNuckie"]
Agora em Português, se faz favor  ;D[/quote]
[quote="CyberX"]
Aviso: geek talk ahead.[/quote]
Ele avisou... :angel:
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Extendendo o MINDSTORMS EV3 com o micro:bit

Mensagem por CyberX »

Em PdC estive a falar acerca disso com o Lee, e ele disse que obviamente que Arduinos e servos RC e seus parentes são mais baratos que o material da LEGO, mas para os miúdos numa aula montarem rapidamente um robot que funciona sem se preocuparem com soldaduras nem curto-circuitos nem fios trocados nem isso, é preciso fazer coisas mais fool-proof e portanto mais caras.
Ainda assim acho o SPIKE estupidamente caro, custa quase tanto como o EV3 Home mas lá dentro tem muito menos electrónica. É nitidamente um preço taget definido pelos Estados Unidos - um sul-americano falou comigo e disse que tem dezenas de WeDo2 em sala de aula e substituir por SPIKES custar-lhes-á uma fortuna, pelo canal Education fica-lhes a  cerca de 600 US$ cada... estão a considerar ir para um kit baseado justamente... no micro:bit.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Extendendo o MINDSTORMS EV3 com o micro:bit

Mensagem por AVCampos »

Quão contributivos para o preço serão a bateria recarregável, os motores mais funcionais que os do EV3 e do Boost, e os sensores, cada um com seu "colete à prova de criança"?
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Extendendo o MINDSTORMS EV3 com o micro:bit

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Quão contributivos para o preço serão a bateria recarregável, os motores mais funcionais que os do EV3 e do Boost, e os sensores, cada um com seu "colete à prova de criança"?
[/quote]

Pouco mais que zero?
Quando comparado com o EV3 Home, apenas a bateria recarregável fará diferença... o resto é plástico e electrónica, custa tanto na versão EV3 como na SPIKE. Até me cheira que os novos servos sejam mais baratos que os do EV3, aquilo para mim são servos Dynamixel rebranded.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder