China no seu melhor

Outros temas LEGO que não se enquadrem nas secções anteriores.
Avatar do Utilizador
androidex
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 305
Registado: 30 jun 2007, 23:22
Localização: Sobralinho

Re: China no seu melhor

Mensagem por androidex »

Para Gads: concordo contigo na questão dos serviços.

Sei quanto custa pagar a um funcionário.

MAS, o paradoxo desta confusão toda é que temos de ser mais "inteligentes" e menos "prepotentes" na simples questão do "se a minha avó não tivesse morrido ainda agora era viva". Ou seja, e para bom entendedor, não tenho pena nenhuma do pagamento dos salários que qualquer empresa paga aos seus trabalhadores pois se precisa deles (considerando que sim e sem entrarmos em questões filosóficas do Karl Marx) então quer o quê?

O preço de produtos está lógica e implicitamente relacionado com o binómio custo/retalho. Mas há que ter sempre em atenção a concorrência, caso exista.
No caso da Lego isso nem acontece verdadeiramente, logo eles fazem o que querem...

Cada um sabe de si e das suas capacidades financeiras, agora não sou fã da Lego porque eles são muito atenciosos ou porque são uns tipos porreiros, isso não me diz nada, entendes?

Tenho comprado uns sets da MB, os Neo Shifters, bem mais complexos e com mais quantidade de plástico que os Bionicle normais. São feitos na China. A qualidade é ligeiramente inferior à Lego (o tal ABS). No entanto, percebo o porquê. Seriam muito mais caros que os Bionicle e isso obrigou, provavelmente, a terem de pensar em conseguir mais por menos, para competir.

(Há é verdade, os Bionicle "não são" Lego ;D)

Só sou fã da Lego e da MB porque eles inventaram algo fantástico. E pronto. É simples! ;)

Mas olha, quem ganha com isto tudo são os tipos do Ebay e do Bricklink ::)

Androidex
É só para dizer que adoro Legos desde os meus 4 anos. Continuo a gostar imenso dos Legos, mas penso que eles (a empresa) está muito virada para facturar e não inovar como fez há alguns anos, nomeadamente no sector da Technic.
Mas enfim, pode ser que acordem para melhorar o que já é fantástico em si
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: China no seu melhor

Mensagem por Conchas »

[quote="androidex"]
Continuo a ver que se derivou da questão essencial: o porquê das cópias "contra" a Lego.
[/quote]

Porque todos querem o seu quinhão de lucros.
Uns tem capacidade para criar, outros apenas para copiar barato. No fundo há chineses tão capitalistas e ricos como nos outros lados.
Esses apenas têem a "vantagem" de terem há mão biliões de semelhantes seus para explorar até não dar mais.


[quote="androidex"]
Não vou alongar esse assunto porque tecnológicamente tudo é possível e hoje em dia a ciência da tecnologia dos materiais permite "quase" tudo. ;)
[/quote]

Procura como te disse e vais saber quais são as aplicações do ABS reciclado.


[quote="androidex"]
Mas olha, quem ganha com isto tudo são os tipos do Ebay e do Bricklink ::)
[/quote]

Quase sempre a vender ainda mais caro do que a própria LEGO. Paradoxal o argumento face à discussão, não!?
Última edição por Conchas em 31 jul 2008, 11:19, editado 1 vez no total.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: China no seu melhor

Mensagem por gads »

[quote="androidex"]

MAS, o paradoxo desta confusão toda é que temos de ser mais "inteligentes" e menos "prepotentes" na simples questão do "se a minha avó não tivesse morrido ainda agora era viva". Ou seja, e para bom entendedor, não tenho pena nenhuma do pagamento dos salários que qualquer empresa paga aos seus trabalhadores pois se precisa deles (considerando que sim e sem entrarmos em questões filosóficas do Karl Marx) então quer o quê?

O preço de produtos está lógica e implicitamente relacionado com o binómio custo/retalho. Mas há que ter sempre em atenção a concorrência, caso exista.
No caso da Lego isso nem acontece verdadeiramente, logo eles fazem o que querem...
[/quote]

Não entendi bem o que pretendeste dizer  :-\
Não tens pena de a empresa pagar salários  ???

O que eu estava a tentar dizer é que muitas vezes nem nos apercebemos dos gastos "extra" necessários para produzir determinado produto.
O exemplo que dei, foi algo bastante simples que só me apercebi à muito pouco tempo.
Antes julguei que a despesa de uma empresa com um empregado se resumia ao salário bruto + subsidios.
Foi apenas um exemplo para demonstrar uma despesa "escondida".


Em relação à concorrência e a obrigação de baixar os preços.
Aí não concordo.

E vou-te dar um exemplo que aconteceu comigo.
Nestes últimos meses passei por uma área que neste momento tem uma concorrência estúpida.
E digo estúpida porque se rege principalmente numa guerra de preços...

Pediram-me para desenvolver um determinado sistema em que eu orçamentei em ~2000€
Nada de especial no meu entender. A margem de lucro era quase simbólica até.
No entanto, surgiu um concorrente que propôs fazer por 700€.
Com esse preço é impossível pagar o desenvolvimento sem perder dinheiro, e certamente irá apresentar algo com uma qualidade bastante inferior.

Está bem que muitas vezes vale a pena perder dinheiro na perspectiva de recuperar o investimento mais tarde... Mas este nem era o caso.

Conclusão, o cliente acabou por nos escolher mesmo nós sendo quase 3X mais caros. E porquê? Porque ele acreditou na nossa honestidade e que certamente estaria a comprar algo com qualidade superior.

O que pretendo salientar é que a guerra de preços nem sempre é para baixo.
No meu entender, a guerra é entre o preço justo. Ou seja, tal como referi anteriormente, não me importo de pagar mais sabendo que estou a adquirir um produto que para mim tem qualidade superior e serviços muito melhores.

Se no teu caso não te interessa o serviço pós-venda, opá, são decisões!
A mim o serviço de pós-venda já me "salvou" várias vezes.

Exemplo, paguei quase 600€ pela Millenium Falcon.
Tive o azar de virem sacos de peças trocadas, mas bastou um telefonema a indicar que peças faltavam e uns dias depois estavam na minha caixa de correio.
Para mim isto é valiossissimo e é mais uma razão para eu me manter agarrado.

Provavelmente eles até podiam piorar a qualidade do plástico, pagar a designers menos dispendiosos e remover este tipo de serviços.
A Millenium Falcon até podia custar 200€
Mas eu agora teria uma Millenium Falcon incompleta, porque algo no processo de fabrico correu mal :P

E se achas que a LEGO tem pouca concorrência, desengana-te.
Recua até meia dúzia de anos e verás que por pouco não foi vencida pela concorrência.
As más decisões deles em diminuir a qualidade, apostar em outros serviços, desenvolver sets com pouquissima imaginação quase os levou à falência.
E nessa altura, se bem te lembrares, as prateleiras dos supermercados estavam cheias com MB e outros brinquedos. Só recentemente começou novamente a surgir bastante mais LEGO nas prateleiras das lojas.

Bem... E já me estou a esticar no testamento :)
Termino apenas para voltar a dizer que neste momento, de forma geral, não considero que os preços do LEGO sejam demasiado injustos.
Continuo a acreditar na marca e na sua qualidade  :D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: China no seu melhor

Mensagem por Conchas »

[quote="androidex"]
A culpa da situação económica Mundial é culpa de todos nós, conscientemente ou não...
[/quote]

Mas quando somos coniventes com a situação, contribuimos para o agravamento da mesma, não!?

Para mim existem os que se importam com os problemas e os que se exportam... E isto aplica-se a tudo, à sociedade, à economia, etc...
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: China no seu melhor

Mensagem por gads »

[quote="Conchas"]
[quote="androidex"]
A culpa da situação económica Mundial é culpa de todos nós, conscientemente ou não...
[/quote]

Mas quando somos coniventes com a situação, contribuimos para o agravamento da mesma, não!?

Para mim existem os que se importam com os problemas e os que se exportam... E isto aplica-se a tudo, à sociedade, à economia, etc...
[/quote]

Amén!
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3314
Registado: 13 set 2006, 21:17
Localização: Esposende
Contacto:

Re: China no seu melhor

Mensagem por Roger_the_gogogo »

[quote="androidex"]
A culpa da situação económica Mundial é culpa de todos nós, conscientemente ou não...
[/quote]

Fala por ti.  :dontcare:

Androidex: ainda não entendeste o verdadeiro problema de colocares todas estas questões NESTE fórum.

Chama-se PLUG: Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO
... e não PMBUG, ou Fãs de Clones de LEGO portugueses.

Com isto não tou a querer dizer que tenhas ou não tenhas razão, ou que esta discussão tenha sido inútil (não foi), apenas que tentar converter este pessoal para o dark side não é possível.

Se gostas de comprar clones, tudo bem. Mas aqui o pessoal que espera um ano todo por novidades e por temas cada vez melhores e mais interessantes, não vai querer comprar uma cópia de menor qualidade (isto sim é definitivo) de um produto que tanto ama desde puto. E depois de tanto dinheiro investido em LEGO, achas que algum de noz sequer quetiona se o último set que precisa para acabar uma colecção, por exemplo classic space, ou piratas, ou qualquer outra coisa, vai ser um set LEGO com valor físico e até espiritual ou uma caixa clone com a qual nunca sequer se ia identificar?
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"
   
BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: China no seu melhor

Mensagem por gads »

[quote="Roger_the_gogogo"]
[quote="androidex"]
A culpa da situação económica Mundial é culpa de todos nós, conscientemente ou não...
[/quote]

Fala por ti.  :dontcare:

Androidex: ainda não entendeste o verdadeiro problema de colocares todas estas questões NESTE fórum.

Chama-se PLUG: Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO
... e não PMBUG, ou Fãs de Clones de LEGO portugueses.

Com isto não tou a querer dizer que tenhas ou não tenhas razão, ou que esta discussão tenha sido inútil (não foi), apenas que tentar converter este pessoal para o dark side não é possível.

Se gostas de comprar clones, tudo bem. Mas aqui o pessoal que espera um ano todo por novidades e por temas cada vez melhores e mais interessantes, não vai querer comprar uma cópia de menor qualidade (isto sim é definitivo) de um produto que tanto ama desde puto. E depois de tanto dinheiro investido em LEGO, achas que algum de noz sequer quetiona se o último set que precisa para acabar uma colecção, por exemplo classic space, ou piratas, ou qualquer outra coisa, vai ser um set LEGO com valor físico e até espiritual ou uma caixa clone com a qual nunca sequer se ia identificar?
[/quote]

Duplo Amén!  :D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
androidex
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 305
Registado: 30 jun 2007, 23:22
Localização: Sobralinho

Re: China no seu melhor

Mensagem por androidex »

Respondendo ao Gads, Conchas LA e Roger: precisamente por ser a PLUG é que gostei de entender quais as vossas opiniões sobre a tão polémica matéria.

Gads: como posso ter pena que uma empresa pague ordenados? Quer trabalho de borla? Desculpa, mas agora sou eu que não te endendo (és chinês ou quê ;D?)

Desculpem lá seus fanáticos ;) mas não pretendo que entrem em nenhum dark side, pois para mim a imaginação é que conta, e já uma vez aqui disse se tivesse possibilidades financeiras para o efeito criava uma empresa para fazer peças que penso fundamentais para ajudar a Lego (não tenham dúvidas) em progredir ainda mais.
Mas isso é apenas uma parte.

Em relação aos preços continuo a achar que, regra geral, podiam ser mais baixos - é uma opinião de consumidor legítima!

Não sou conivente com a China, pois não concordo saber que usam mão de obra barata por norma, entre outras atrocidades...
Agora não defendo a política de preços da Lego só porque é a Lego e como sou fã tenho que "ir atrás" ;)

Os clones chineses ou sabe-se lá de onde, existem, vão continuar a existir, e mesmo que pessoas como eu não os compre mais (não compro assim tantos!) o mercado deles vai continuar a florescer.

Falando da Millenium Falcon :fixe:, se existirem cópias bem feitas, provavelmente muito boa gente por este mundo fora as vai adquirir, e ninguém pode fazer nada... Porque ela é bela demais para não se poder comprar ;)

Não vou alongar mais este "debate" salutar (pelo menos para mim) terminando com um slogan pessoal: construir para reflectir!

Androidex
É só para dizer que adoro Legos desde os meus 4 anos. Continuo a gostar imenso dos Legos, mas penso que eles (a empresa) está muito virada para facturar e não inovar como fez há alguns anos, nomeadamente no sector da Technic.
Mas enfim, pode ser que acordem para melhorar o que já é fantástico em si
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: China no seu melhor

Mensagem por PocasNuckie »

Façam clones do que quiserem..

...mas por favor deixem o Star Wars fora disso...

Pocas

PS: Nem o Jorge Lucas deixava isso barato, e ainda bem!  ;D
Imagem
Avatar do Utilizador
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3314
Registado: 13 set 2006, 21:17
Localização: Esposende
Contacto:

Re: China no seu melhor

Mensagem por Roger_the_gogogo »

[quote="PocasNuckie"]
Façam clones do que quiserem..

...mas por favor deixem o Star Wars fora disso...

Pocas

PS: Nem o Jorge Lucas deixava isso barato, e ainda bem!  ;D
[/quote]

Sim, Star Wars era lonje demais, até para marcas clone que copiam designs inteiros.

A Millenium? É cara? ... Opá mas não entendem que o LEGO é um produto de luxo? Sempre foi! Vai agora deixar de o ser?
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"
   
BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
pesgores
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2377
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Localização: Massamá, Lisboa
Contacto:

Re: China no seu melhor

Mensagem por pesgores »

Vocês são é todos malucos...

Ide MOCar e esqueçam-se deste pesadelo!

Acho que temos 6 páginas cheias de texto para concluirmos o seguinte:

OS PREÇOS

-O LEGO® é caro porque é uma marca de "luxo" (qualidade, licenças, etc.). TLC não vai diminuir os preços só porque nós queremos. Para isso era preciso um boicote ENORME.
-Eles sabem que as pessoas vão continuar a comprar. baixar os preços sinceramente não lhes interessa.

AS MARCAS CLONE

-Por mais que embirremos, as grandes ideias são sempre copiadas. É inevitável.
-Podemos estrebuchar com a qualidade e dizer que não valem um caracol. Então não comprem.
-Só acho é que essa marca (e não é a única) que copia descaradamente os designs originais da LEGO merecia ser processada. Mai nada. Para além disso já viola direitos de autor (os designers da TLC), e ninguém faz nada. Isso sim, é estúpido.

CONCLUINDO

-Gosto de pizza Cheeseham Aqui, ninguém vos vai ouvir. "Ah e tal eles devem fazer assim e assado"; e eles é que se importam? Desde que vocês continuem a gastar o vosso cacau com os produtos deles, eles tão-se marimbando.

É claro, se todos os LAs fizerem uma petição, TLC pode considerar, mas não contem com isso.

PS: Já repararam que sou o único que usa a marca LEGO correctamente? Ou seja, na primeira vez que se diz a tal palavra, tem de se por o ®, e daí para a frente já não é preciso. E tem de ser sempre tudo em maiúsculas!

:P
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: China no seu melhor

Mensagem por AVCampos »

A razão que a LEGO deu para ter preços tão altos na Europa (para vender nos EUA tem de baixar os preços lá, e compensa essas perdas na Europa) parece-me compreensível, embora goste dela menos do que gosto de marisco (FYI, crustáceos e moluscos são coisas que não entram aqui no lança-postas-de-pescada ;D). Não só isso, como não me parece que venha a haver alguma alteração à situação actual.

Portanto, para mim cada consumidor tem duas opções: comprar LEGO ou comprar "clones", acarretando as implicações de qualquer uma delas que já foram aqui pontapeadas até à exaustão. E, seja qual for a opção que tome, pelo menos na minha óptica está no seu pleno direito de o fazer. Portanto, como tem dito o Pocas, vão lá mas é fazer MOCs! :D

[edit] O pesgores meteu-se à minha frente à papo-seco e disse aquilo em que eu estava a pensar. Chófér de Domingo!!! :D
Última edição por AVCampos em 31 jul 2008, 14:15, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Jnunes
Sócio
Sócio
Mensagens: 2646
Registado: 27 jul 2006, 00:35
Localização: FERNÃO FERRO -SEIXAL

Re: China no seu melhor

Mensagem por Jnunes »

Isso mesmo menos conversa e mais Mocs :bailinho:

:plug: :plug: :plug: :plug: :plug: :plug:


jnunes
Imagem
Avatar do Utilizador
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2089
Registado: 20 jun 2006, 04:39
Localização: Porto

Re: China no seu melhor

Mensagem por BionicDroid »

[quote="pesgores"]

AS MARCAS CLONE

-Só acho é que essa marca (e não é a única) que copia descaradamente os designs originais da LEGO merecia ser processada. Mai nada. Para além disso já viola direitos de autor (os designers da TLC), e ninguém faz nada. Isso sim, é estúpido.
[/quote]
Quanto a este parágrafro já não é a primeira vez que a LEGO®  recorre a tribunais para fazer valer os seu direitos de autor,
e se não estou em erro á relativamente pouco tempo atrás a LEGO® ganhou uma dessas batallhas e a fábrica teve de fechar as
portas na China, quer dizer fechou a fábrica na rua Xioping e muito provavelmente foi abrir na rua Xiopong fabricando ilegalmente as mesmas contrafacções, pessoalmente não compro nada Chinês a não ser que tenha a ver com a cultura deles, aí sim gosto do que é Chinês porque é uma cultura interessante.
Carlos Ribeiro
Avatar do Utilizador
pesgores
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2377
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Localização: Massamá, Lisboa
Contacto:

Re: China no seu melhor

Mensagem por pesgores »

As jarras chinesas já não prestam e não valem nada. Antes, eram valiosíssimas blá blá blá, e agora...
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
Responder