8053 - Mobile Crane

Aqui podes encontrar "Reviews" sobre conjuntos Oficiais da LEGO
Responder
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

8053 - Mobile Crane

Mensagem por Suntzu »

Aproveitei as benesse do Belmiro e comprei um exemplar dessa mal amada grua  ;D.
Digo mal amada pq existiu uma similar há uns anos que era bem mais interessante segundo consta ( não me lembro agora da ref.)

Aqui vai um relato dum amador em matéria de Technic:

Peças:  Tudo muito dentro dos padrões normais, com excepção do sistema de rótulas que desconhecia. Tem 1289 peças

Montagem: levou umas 4 horas com o miúdo a fazer muita pressão pq queira brincar e porque nunca mais  acabava. Moral da História enganei-me uma 4 vezes. :notcool: :notcool:

Os sets technic tem essa particularidade: qd um gajo se engana é um pesadelo para voltar atrás. Perde-se uma eternidade de tempo.

O último engano foi já mesmo no fim. Esqueci-me dum roda dentada. :'( :'(

Jogabilidade

Muito má: a corda está sempre a saltar da roldana e o sistema para subir ou manobrar é muito leeenntttoo...
Não sei se vale a pena experimentar o PF ( pergunto a quem o fez se vale a pena pois esteticamente  parece não ser muito interessante de se ver).

A manobrabilidade das rodas e direcção é bastante engenhosa e interessante.

Gostei muito de ver o sistema de rotulas para abrir os 4 pés de apoio. Desconhecia que existia em Technic!

O set é muitíssimo giro e imponente. Diria que dos mais bonitos que já montei.
Faltava uma peça mas lá consegui resolver a questão.

http://www.brickset.com/detail/?Set=8053-1
Última edição por Suntzu em 07 nov 2010, 20:03, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: 8053 - Mobile Crane

Mensagem por AVCampos »

Tenho duas por montar... tempo é que não. :'( Por isso, enquanto não posso meter as mãos no ABS, vou-me saciando a ler reviews como esta. :fixe:

[quote="Suntzu"]
uma similar há uns anos que era bem mais interessante segundo consta ( não me lembro agora da ref.)[/quote]
8421. Até é do mesmo autor e tudo. ;) Mas o modelo B da nova é bem mais interessante!

[quote="Suntzu"]
Não sei se vale a pena experimentar o PF ( pergunto a quem o fez se vale a pena pois esteticamente  parece não ser muito interessante de se ver).[/quote]
Pelo que tenho lido, estes sets adaptáveis para PF (8294, 8295, 8265...) quase que requerem o motor para serem funcionais: com a desmultiplicação que têm e a mania da LEGO meter rodas em vez de manivelas para mexermos, uma pessoa fica com síndroma de túnel cárpico a brincar com estas coisas... E será que dá para montar a caixa de pilhas horizontalmente? Sempre ficaria um pouco melhorzinho... ???
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1141
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Re: 8053 - Mobile Crane

Mensagem por Mortymore »

Eu também aproveitei a promoção para comprar este set e adorei.

Não tenho problemas com a corda a sair das roldanas e tudo funciona na perfeição, excepto a já referida lentidão para realizar tarefas.
Hoje montei-lhe o motor, mais ou menos de acordo com as instruções (eu gosto sempre de aldrabar  ;D) e aí noto que a clutch às vezes entra em acção pela dificuldade em fazer mover o actuador linear, especialmente no início da operação de levantar o braço da grua, mas tirando isso, só lhe vejo o defeito da caixa de pilhas ficar ao alto, pois tal como observou o Alexandre, esta ficaria melhor montada na horizontal. Estou convicto que não haverá grande problema em arranjar uma solução, simplesmente comprrendo que a LEGO tenha adoptado uma solução que exigia um mínimo de esforço e peças para para passar da opção estética sem PF, para a solução com PF. Acho que isso se nota por exemplo, no facto de mesmo depois de motorizado, manterem a roda que servia para actuar manualmente. Eu simplesmente troquei os axle 7 por 5 e já não fico com aqueles "espetos" saídos de lado.
Outra coisa que acho que podia ter sido feita, era colocar 2 half bush nos topos do axle4 da roda dentada que está no topo do braço, actuada pela worm gear que o estica/encolhe.

Quando tiver oportunidade coloco fotos no BS do que estou mencionar, para se perceber melhor o que estou para aqui a querer dizer.

A minha Mobile Crane 8053

Abraço
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: 8053 - Mobile Crane

Mensagem por Suntzu »

Mortymore Escreveu:

Não tenho problemas com a corda a sair das roldanas e tudo funciona na perfeição,.
Isso é porque não tens 4 anos  ;D

Outra coisa que acho que podia ter sido feita, era colocar 2 half bush nos topos do axle4 da roda dentada que está no topo do braço, actuada pela worm gear que o estica/encolhe.

Quando tiver oportunidade coloco fotos no BS do que estou mencionar, para se perceber melhor o que estou para aqui a querer dizer.
Só mesmo com desenho senão não vou lá :whistle:
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1141
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Re: 8053 - Mobile Crane

Mensagem por Mortymore »

Pois... não tenho 4 anos.  :D

Embora o set também não seja para essa idade, eu também deixo a minha filha que tem 5 anos brincar com os sets Technic, mas com sets que não são próprios para a idade é natural que nem sempre a coisa corra bem, mas disso à LEGO não pode imputar "culpa".

Quanto ao half bush...

[img width=640]http://www.brickshelf.com/gallery/Morty ... 053_48.jpg[/img]

Pelo menos a mim aconteceu-me meter aí as mãozinhas e empurrei logo o axle para dentro. Com 1 half bush de cada lado (pode ser visto na imagem, mesmo abaixo da worm gear) isso já não acontece, e até são peças que sobram da montagem.

Também usei o painel 62531 que a LEGO deixa de fora quando se coloca a caixa de pilhas. Mas desconfio que se tenho colado os autocolantes, ia ficar de pernas para o ar.  :whistle:

[img width=640]http://www.brickshelf.com/gallery/Morty ... 053_53.jpg[/img]

Abraço

EDIT: Encontrei umas fotos no BS onde estão lado a lado as Mobile Crane 8421 e 8053, e que deixo por curiosidade.

[img width=640]http://www.brickshelf.com/gallery/povra ... 208695.jpg[/img]

[img width=640]http://www.brickshelf.com/gallery/povra ... 208703.jpg[/img]
Última edição por Mortymore em 08 nov 2010, 23:25, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: 8053 - Mobile Crane

Mensagem por Conchas »

Quer me cá parecer, que no "antigo" 8421, o problema da corda a saír da roldana era bem mais frequente e aborrecido!

Quando vi o novo 8053, foi logo a primeira melhoria em que notei, ao ser usada uma peça com características mais adequadas (maior profundidade no rasgo).
Portanto espantou-me houvir ainda queixas quanto a este aspecto. :-\


Ficam de facto muito bem, lado a lado. :)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1141
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Re: 8053 - Mobile Crane

Mensagem por Mortymore »

[quote="Conchas"]
...
Ficam de facto muito bem, lado a lado. :)
[/quote]

E p'ró ano pode-se-lhes juntar a 8067   ;) (ver aqui)

Pena é que os preços a que se encontra actualmente uma 8421 sejam muito elevados.  :'(

Abraço
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: 8053 - Mobile Crane

Mensagem por Suntzu »

Entretanto acabei de motorizar a minha e por acaso até funciona razoavelmente bem com excepção do problema que é (para crianças) acertar com o "ponto neutro" da caixa das pilhas.

O efeito visual até não é mau de todo!

A funcionalidade é bem superior ao Front loader 8265 que não se conseguia controlar decentemente com PF.
Responder