Vagao fechado Hikks CP [train]

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
BrickCP
Full Member
Full Member
Mensagens: 144
Registado: 23 mai 2011, 19:38

Vagao fechado Hikks CP [train]

Mensagem por BrickCP »

Na sequencia do topico dos vagoes His acabei por iniciar o projecto com uma serie bastante identica, a Hikks, em que as unicas diferencas visiveis estao na posicao do volante de freio e da caixa de etiquetas.

Este e o modelo em ldd:
Imagem
Imagem
Imagem

O mais dificil foi estabilizar a estrutura nas extremidades e colocar o volante de freio numa posicao adequada, que e mais baixa que o chassis e os ganchos, que acabou como nas imagens LDD (.lxf) mostradas acima, gracas a ter 'descoberto' um adreco dos Minifigs que me resolveu o problema. 

Testei varias formas de controlar os eixos, mas acabei por optar pela solucao do elastico, prendido de eixo a eixo.

A montagem ja esta adiantada e em breve tenciono mostrar imagens do modelo completo, ja que so me falta 1 brick, uma placa e os decalques a dizer CP.

Gostaria de fazer a versao base oxido mas sem o tejadilho em 'Reddish Brown' nao gosto.
Optei assim por esta versao de trabalho da CP, que nalgumas imagens aparece com o tecto cinza, embora possa ser sobretudo por estar queimado pelo sol. Alguns modelos H0 sao apresentados com o tecto cinza, mas alguns pormenores estao errados, pelo que gosto sempre de ver fotos reais.

O modelo nesta versao final foi extensivamente testado em rolamento sem problemas, embora possa decarrilar se empurrado rapidamente contra agulhas na posicao de desviar.
Sao 418 bricks e nao me parece mal, considerando o modelo real com pormenores complicados de fazer em Lego. 
Última edição por BrickCP em 22 ago 2011, 13:02, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
bartsimpson
Full Member
Full Member
Mensagens: 222
Registado: 16 abr 2011, 15:58
Localização: Amarante

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por bartsimpson »

muito bem conseguido e :clapping: :clapping:  essa apresentação  :o
Just LEGO
Aristoteles
Full Member
Full Member
Mensagens: 169
Registado: 16 jan 2011, 17:01

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por Aristoteles »

Agora sim  :expectation:

Está muito  :fixe:
Imagem           Imagem
Imagem           Imagem
Avatar do Utilizador
ruialmeida
Sócio
Sócio
Mensagens: 4515
Registado: 20 fev 2007, 22:29
Localização: São Marcos (Cacem-Sintra)
Contacto:

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por ruialmeida »

;) bom trabalho  :fixe:
Avatar do Utilizador
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1306
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Localização: Dinamarca
Contacto:

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por Cassiebsg »

Ao "vivo" é sempre melhor. :clapping:
There are those who believe that life here began out there...
Avatar do Utilizador
Malha
Full Member
Full Member
Mensagens: 115
Registado: 15 fev 2009, 23:57
Localização: Miraflores

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por Malha »

Muito Bom MOC! :fixe:
BrickCP
Full Member
Full Member
Mensagens: 144
Registado: 23 mai 2011, 19:38

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por BrickCP »

O file LDD .lxf que foi colocado no Brickshelf estava errado, com distancia entre eixos de dois pinos a mais, 13, o que provocava descarrilamentos, com afinacao muito dificil do elastico.
No modelo final a distancia entre pinos e de 11 (studs) o que com este mecanismo simples nao causa  problemas.
O elestico e colocado cruzado, para as rodas terem tendencia de coordenar nas curvas: a de fora na frente vai puxar para diante a de dentro atras.
Quando puder coloco uma foto da montagem do elastico.

Devido a construcao e afinacao de elastico este modelo nao e de certo para quem goste so de montagens mais simples.
Aristoteles
Full Member
Full Member
Mensagens: 169
Registado: 16 jan 2011, 17:01

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por Aristoteles »

Qualquer dia tens de começar a por ai umas fotos do teu layout  ;D Parece estar a ficar intressante  :fixe:
Imagem           Imagem
Imagem           Imagem
BrickCP
Full Member
Full Member
Mensagens: 144
Registado: 23 mai 2011, 19:38

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por BrickCP »

O plano para ja nao e a linha mas sim o material circulante. Mais ou menos por ordem:

- 1900 ja esta.

- Hikks amarelo CP: esta quase.

- Sorefame 2a Classe: adiantado.

- Ekkls: vagao eixos simples aberto (8 pinos)

- Sorefame mista 1 e 2a classe

- His 'Cimpor'

- 1400 English Electric

- Ealos: vagao bogies aberto

Nao tenho qualquer intencao de construir cidade em Lego. Gosto mais do tema Lego num enquadramento natural, por exemplo material ferroviario Lego com arvores tipo natural. Ou um carro technic fotografado em alcatrao real, etc.
A vantagem PF e poder ter um layout temporario e flexivel, mudar sem problemas de conexoes electricas, contacto roda-linha e curto-cicuitos.
Neste momento so tenho uma oval com um desvio para testes: sem desvios quase nunca ha problemas, e nos desvios que os descarrilamentos sao mais provaveis.
Avatar do Utilizador
bartsimpson
Full Member
Full Member
Mensagens: 222
Registado: 16 abr 2011, 15:58
Localização: Amarante

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por bartsimpson »

à velocidade que estas a trabalhar acabas tudo antes do fim do ano....
Just LEGO
BrickCP
Full Member
Full Member
Mensagens: 144
Registado: 23 mai 2011, 19:38

Re: Vagao fechado Hikks CP [train]

Mensagem por BrickCP »

Modelo finalmente terminado:

Imagem

Com as rodas e volante de freio no local correcto.

Seguidamente mostra-se a parte inferior com o elastico cruzado, versao actual:

Imagem

Este pequeno truque permite a um vagao com distancia entre caixas de eixos de 11 pinos circular sem problemas.
O elastico deve ser afinado quando haja barulho na passagem das agulhas, para rolar perfeito. Por vezes basta um pequeno toque.
Para distancias de pinos maiores, como por ex 15, pode funcionar mas a afinacao do sistema torna-se dificil e na minha opiniao pouco pratica. Nunca testei para mais de 13.

Vou cruzar os dedos para que no futuro aparecam as 50950 e ja agora tambem as 32028 em Reddish Brown.

O resultado final para mim esta bom, considerando que quando comecei nem sabia as dificuldades tecnicas que teria de enfrentar, mesmo so pelo comprimento do modelo.
Divirtam-se.
Última edição por BrickCP em 19 jul 2011, 13:10, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
bartsimpson
Full Member
Full Member
Mensagens: 222
Registado: 16 abr 2011, 15:58
Localização: Amarante

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por bartsimpson »

mais um projecto acabado muito bom mas tenho uma pergunta como fizeste o simolo da cp??

e ja agora qual é o próximo.
Just LEGO
Avatar do Utilizador
luis.pedro
Sócio
Sócio
Mensagens: 954
Registado: 29 abr 2009, 21:12
Localização: PORTO

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por luis.pedro »

Muito bom, o vagão  :fixe:

Um comboio deses vagões é que ficava a matar  :clapping:
Luís Pedro - Sócio Nº 91
-------------------------------------------------------------
Acrilonitrilo Butadieno Estireno = ABS
BrickCP
Full Member
Full Member
Mensagens: 144
Registado: 23 mai 2011, 19:38

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por BrickCP »

[quote="bartsimpson"]
mais um projecto acabado muito bom mas tenho uma pergunta como fizeste o simolo da cp??

e ja agora qual é o próximo.
[/quote]

O simbolo foi feito imprimindo a laser directamente numa folha amarela A4. No MOC mal se ve a diferenca de tonalidade, na foto e mais aparente.
E curioso que na foto do modelo real que esta na net a zona do simbolo CP foi repintada e esta numa tonalidade totalmente diferente do resto do vagao.

O proximo projecto terminado sera um Ekks, uma vez que a Sorefame 2a classe esta terminada mas quero um simbolo CP moderno em fotogravacao, que ainda nao saiu.
BrickCP
Full Member
Full Member
Mensagens: 144
Registado: 23 mai 2011, 19:38

Re: Vagao fechado Hikks CP

Mensagem por BrickCP »

[quote="luis.pedro"]
Um comboio deses vagões é que ficava a matar[/quote]

Obrigado pelos coments.
Este e um vagao de trabalho da CP e nao penso haver grandes composicoes so com eles. Eu queria fazer a versao oxido que e mais corrente, mas nao ha pecas de cor correcta para isso.
De qq maneira ja tenho pecas para o His Cimpor, amarelo e cinza, que pode fazer composicao com este.
So tenho de arranjar tempo para comecar: tenho a certeza que vao faltar pacas essenciais assim que comecar a montagem!
Ja la vao 39 encomendas so no Bricklink.
Responder