M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por AGarcia »

[quote="AmauriDiMaia"]
Suspenderam o projeto ou é para continuar?
[/quote]

Sem dúvida que é para continuar!
:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por Jorge Reis »

[quote="AGarcia"]
[quote="AmauriDiMaia"]
Suspenderam o projeto ou é para continuar?
[/quote]

Sem dúvida que é para continuar!
:fixe:
[/quote]

Brevemente vamos ter mais uma mostra :D
Imagem
Nuno Lino
Sócio
Sócio
Mensagens: 2169
Registado: 26 jul 2006, 20:31
Localização: Évora

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por Nuno Lino »

Este projecto está sempre em evolução e já esteve presente em duas exposições. Oeiras Brincka 2014 e Braga Brincka 2014.

Nuno Lino
Última edição por Nuno Lino em 26 nov 2014, 11:06, editado 1 vez no total.
Sócio Fundador n.º 5 da PLUG
Imagem
AmauriDiMaia
Newbie
Newbie
Mensagens: 44
Registado: 28 set 2014, 17:30
Localização: Aveiro

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por AmauriDiMaia »

Deviam organizar uns encontros como faz a mala dos módulos de comboios do norte (salvo erro o nome), ja lá vi várias vezes Legos expostos mas não em módulos de comboios.
Avatar do Utilizador
rlima
Sócio
Sócio
Mensagens: 1483
Registado: 03 jan 2010, 23:31

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por rlima »

[quote="Nuno Lino"]
Este projecto está sempre em evolução e já esteve presente em duas exposições. Oeiras Brincka 2014 e Braga Brincka 2014.

Nuno Lino
[/quote]

Nuno, faltou-te registar que ja estivemos este ano com uma mesa dos modulos em Lousado  ;D

[quote="AmauriDiMaia"]
Deviam organizar uns encontros como faz a mala dos módulos de comboios do norte (salvo erro o nome), ja lá vi várias vezes Legos expostos mas não em módulos de comboios.
[/quote]

Amauri, algo se passou com a nossa comunicação  ::), podes ver a nossa participação em Lousado http://www.plug.pt/forum/http://localho ... ic.php?t=5 , juntamente com o grupo de modulos de comboios do Norte  :fixe:

Não é facil transportar os modulos, por tal sera dificil haver assim muitos encontros informais, mas que a malta não esta esmorecida isso não esta  :)

Fica bem

RUI LIMA
Brincka a toda a hora                
                :plug:
AmauriDiMaia
Newbie
Newbie
Mensagens: 44
Registado: 28 set 2014, 17:30
Localização: Aveiro

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por AmauriDiMaia »

É isso mesmo, faltava me o nome, eu estava a tentar perguntar porque não se encontravam mais vezes no Lousado, eu ainda sou verdinho nisto mas estou aqui tentando criar uns modulos, coisa simples para "brincar" um pouco, mas tinha todo o gosto em participar, e atenção que também não deve ser nada fácil transportar os modulos de ferromodelismo e eles costumam ir em força.
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por Jorge Reis »

[quote="AmauriDiMaia"]
É isso mesmo, faltava me o nome, eu estava a tentar perguntar porque não se encontravam mais vezes no Lousado, eu ainda sou verdinho nisto mas estou aqui tentando criar uns modulos, coisa simples para "brincar" um pouco, mas tinha todo o gosto em participar, e atenção que também não deve ser nada fácil transportar os modulos de ferromodelismo e eles costumam ir em força.
[/quote]

Os nossos são bem mais complicados  :whistle: pelo o que sei os deles são bem fáceis, nem tu imaginas quanto.

Mas também te posso dizer que já a consegui a proeza de os fazer tirar tudo do Museu de Lousado  ;D
Imagem
AmauriDiMaia
Newbie
Newbie
Mensagens: 44
Registado: 28 set 2014, 17:30
Localização: Aveiro

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por AmauriDiMaia »

Eu estava a falar de fazer um encontro mais ao estilo das maquetes maquetren e nao tipo layout como no dia dos museus.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por CyberX »

Depois desta experiência de Alverca deixem-me cá reavivar a questão dos MFL's, agora que já os vi ao vivo.

Se bem percebi cada módulo consiste em 2x4 baseplates assentes sobre um tabuleiro com 55 mm de altura.

Ora madeiras não são o meu forte e além disso cá em casa estragavam-se num instante, demasiada humidade na varanda que é o único sitio onde as poderia guardar.
Mas pelo que percebi a norma não requer madeira, nem sequer tabuleiro, nem sequer baseplates... qualquer coisa serve desde que ocupe a mesma área que 2x4 baseplates e se eleve 55 mm + a espessura de uma baseplate?

Portanto se eu fosse completamente doido até podia ser uma caixa toda em LEGO com 6 bricks de altura?

A minha questão tem a ver com a arrumação e transporte dos módulos mas também com os pormenores do MOC: uma baseplate é uma área enorme por onde não posso passar sequer um cabo de motor e só posso construir POR CIMA.
Se quiser, por exemplo uma agulha automática tenho de fazer o cabo passar ao longo da superficie e ainda por cima fazer uma casota para disfarçar o motor e as engrenagens. Mas se não usar uma baseplate posso passar os cabos por dentro da estrutura e esconder o motor e a maior parte das engrenagens DEBAIXO da agulha, quase não se vendo nada à superficie.
E assim se quiser fazer uma vala ou uma piscina ou um rio posso fazer à vontade desde que não chegue aos 6 bricks de profundidade.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por AGarcia »

[quote="CyberX"]
Portanto se eu fosse completamente doido até podia ser uma caixa toda em LEGO com 6 bricks de altura?
[/quote]

Perfeitamente!
Já se usa madeira, metal ou roofmate, só falta aparecer um doido com uma caixa de LEGO...
;D
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por CyberX »

Óptimo.
Já estou aqui com umas ideias para o meu primeiro MFL. Nada de concreto ainda mas garantidamente muito Technic.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por gads »

55mm ou 60mm?
Ontem estavam a falar-me em 60mm... Já me andam a enganar!!!

Acho que o melhor material acaba por ser aquela espécie de esferovite usada em isolamentos.
Tal como o Jorge e o Garcia referiram, é muito mais leve e fácil de transportar :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por CyberX »

As imagens dos "tabuleiros" que vi mais para o início deste assunto dizem 5.5 por isso assumi 55 mm.
O Garcia referiu também que é o tamanho de uma BURP por isso referi os 6 bricks de altura. Isso dá 59.4 mm contando já com os studs. A mim não me faz muita diferença mas estava a preparar-me para ensaiar uma ideia com 6 bricks de altura já que é também a altura de um 64179  (technic liftarm 5x7 open center frame) e assim tinha uma forma simples de implementar os meus «túneis técnicos».

Jorge Reis, podes esclarecer?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por Jorge Reis »

Podem usar as duas medidas, mas pessoalmente os 60mm dá melhor acabamento.

Eu usei os 55mm nas madeiras porque para aproveitar é melhor. Conseguimos 4 tabuleiros nas madeiras standar do Aki.

Estou muito curioso no módulo dos buracos  :fixe: quando li isto até me deu ideias a mim :whistle:

Quem sabe ainda faço uma roda gigante num módulo e um carrocel, isto é o que dá 3horas de viagem sozinho a ouvir Xutos e GNR. Comboios a circular e  rodas a andar, vai ser o delírio das crianças e adultos.

Este projeto está cada vez melhor, parabens a todos os participantes e novos aderentes a M.F.L. é  :fixe:
Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: M.F.L - Módulos de Ferrovia LEGO - Projeto

Mensagem por CyberX »

Vou então para os 60 mm / 6 bricks de altura.

Vou tentar não usar baseplates e fazer sub-módulos de 32x32 que depois encaixem uns nos outros pelas laterais com pinos Technic.

Não sou completamente doido, ficava-me numa fortuna fazer 8 tabuleiros 32x32x6 em LEGO mas vou tentar fazer uns cantos reforçados e uns pilares intermédios para sustentar quatro plates 16x16 em vez da baseplate.

Assim se precisar acesso à superfície para passar cabos ou criar qualquer coisa com profundidade removo um dos plates 16x16 e reconstruo essa área com plates mais pequenos.

Com 6 bricks de "underground" devo conseguir esconder as minhas electrónicas todas dentro do MFL, fica o estaminé reduzido ao portátil e alguns cabos de energia.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder