[Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3264
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

[Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por JMCampos »

À semelhança do que já tinha acontecido ao Garcia e aos seus Módulos de Cidade em LEGO (MCL), também eu fui agora desafiado pelo Fernando no sentido de tentar projectar algo em módulos do tipo MFL ou MCL, mas desta vez relativo ao tema "Corridas de Automóveis".

Como sou um perfeito principiante nestas andanças, e tratando-se por agora apenas de algumas primeiras sondagens para ver se daqui pode sair alguma coisa de jeito, venho pedir a particicação de todos os que estiverem interessados em de alguma forma colaborar nesta primeira troca de ideias sobre o assunto.

O projecto consiste em construir um layout representando uma pista de corridas de automóveis, seguindo, como já disse, a filosofia modular do MFL / MCL (ainda pensei chamar-lhe "Módulos de Autódromo em LEGO", mas a sigla resultava um pouco MAL...).

A pista serviria para expor estaticamente, por exemplo, os novos Speed Champions e, claro, MOCs relacionados e à mesma escala.

Claro que não se iria construir apenas a pista em si (ficava uma coisa um bocado "árida"), mas incluindo as diversas estruturas e acessórios que iriam compor o cenário: bancadas, boxes, barreiras de protecção, bermas com correctores, um pódio, cabinas de reportagem, parque para camiões das equipas, viadutos, parques de estacionamento para o público, quiosques, parques de tendas e caravanas, postos de comissários, parques de diversões, talvez mesmo um pequeno kartódromo, eu sei lá o que mais... imaginação não ia faltar de certeza!

O desenho da pista em si, por ser modular, poderia sempre adaptar-se com alguma facilidade a diversas disposições de mesas (obviamente contando sempre com uma dimensão mínima para a coisa resultar).

Cada participante poderia ter módulos com rectas, curvas, linha de partida, boxes, chicanes,... ou apenas "miolo" para situar no interior do circuito, por exemplo com os tais parques que referi e tudo o mais que se queira incluir.

A primeira dúvida que me assalta é a seguinte: como definir a pista?

Quero eu dizer - seria de usar simplesmente baseplates de estrada? Por um lado, simplifica muito o desenho das rectas e curvas; mas, por outro, limita bastante alguns pontos-chave como por exemplo a largura da própria pista e o desenho da zona da meta e das boxes - pelo menos estes...

Se optarmos por sermos nós a construir o nosso próprio "pavimento" em plates e tiles (como fez o Rui Lima em Braga para os meus carrinhos LMX), ficamos com umas rectas fantásticas mas sinceramente não sei como fazer curvas mais ou menos realistas - isto para além do consumo astronómico de peças que isso implica!

Bom... Como a prosa já vai longa, deixo aqui para já apenas esta reflexão inicial, para que possam surgir e trocar-se ideias. Haverá por aqui mentes brilhantes que queiram juntar-se ao projecto?  :fixe:
Última edição por JMCampos em 01 abr 2015, 01:10, editado 1 vez no total.
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por CyberX »

Gosto da ideia.
Penso que é possível misturar as baseplates de estradas e curvas com módulos totalmente feitos de raiz, é uma questão de garantir a continuidade da estrada de um módulo para outro. Mas como módulos feitos com tiles terão pelo menos 1 baseplate +1 tile de altura será necessário normalizar esta, como nos MFL.

Eu gosto da norma publicada na Hispabrick, a MILS. Eles incluem uma categoria para "estradas pavimentadas":
- altura = 1 baseplate + 4 plates  + 1 tile sendo este último a estrada
- a estrada está sempre no meio e ocupa 16 studs (mas acho que isso não é compatível com as baseplates de estrada actuais que creio terem 20 studs de largura)
- a lateral de cada módulo inclui 2 bricks Technic 1x4

Imagem

Talvez pareça muito alto mas tem pelo menos 2 vantagens:
- como já sabem eu gosto da ideia de poder passar cabos por debaixo do chão. E num autódromo, mesmo que estático, isso dá jeito para semáforos, holofotes e outros adereços electrificados
- os bricks Technic 1x4 permitem ligar os módulos entre si com pinos Technic

Eu sugeria aproveitar a MILS reduzindo 1 plate à altura, não fechando as laterais para se poder passar cablagem e alargando a estrada para 20 studs de largura.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por AGarcia »

Eu também gosto da ideia.

Penso que será mais fácil utilizar as baseplates de estrada standard, embora possam ser algo limitadas, permitem que quem constroi se concentre nas estruturas existentes à volta de uma pista.

Eu também gosto muito do sistema MILS, mas a questão das curvas é algo complicado de resolver, não só pela elevada quantidade de peças que necessita.

:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por gads »

A ideia dos modulares é engraçada e pode resultar muito bem na construção deste tipo de modulares.

Usar baseplates embora simples parece-me pouco interessante. MILS não era mau pensado. Talvez uma adaptação mais simplificada funcionasse.
Se pensarmos em módulos 64x64, daria para fazer estradas largas (usando por exemplo aqueles tiles 8x16 48288) e curvas relativamente adequadas usando uma combinação dessas plates grandes com outras mais curtas.

Fiz um teste muito rápido com uma curva 90º para ver a quantidade de peças minimas que poderiam ser necessárias.
Eis o resultado:
Quantity Part Description Color
4 3068b.dat Tile  2 x  2 with Groove Dark Bluish Gray
4 3811.dat Baseplate 32 x 32 Green
12 48288.dat Tile  8 x 16 Dark Bluish Gray
35 87079.dat Tile  2 x  4 with Groove Dark Bluish Gray

Acho que seria interessante não ficarmos só pelas curvas de 90º, embora ainda não tenha resposta concreta sobre como interligar os módulos nesse caso (se é que daria para integrar).
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por CyberX »

É uma ideia mas a curva fica um bocado "jogo de 8 bits"

Isto pode dar ideias:

[Eurobricks] MOC: Diagonal Road:
Imagem


O site GallaghersArt tem montes de ensaios de módulos custom road plates:
Imagem
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por gads »

Esse moço tem umas estradas porreiras.

É que para um autodromo não estou a ver grandes solução para além de usar tiles/bricks. É que acho que as baseplates de estrada não se adequam muito pelo seu design.

Para módulos da cidade é que me parecem uma boa solução!
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por Jorge Reis »

Aqui está mais uma excelente ideia saída das oficinas Campos,

Eu vou estudar umas coisas e depois indico com o que apoio, mas assim de repente e porque sempre adorei, gostava de fazer o Pneu da Dunlop que algumas pistas já tiveram  ;D
Imagem
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3264
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por JMCampos »

Grato pelos contributos que têm estado a chegar!  :fixe:

Para além de concordar que as estradas standard da LEGO não se adequam ao pretendido, a norma MILS também me parece ser racional, bem estruturada e aplicável ao projecto; por isso, acho que poderemos tomá-la como base e prosseguir a partir daí.

A grande questão que se segue é: qual deve ser a largura normal da pista?

A norma MILS (para uma estrada de cidade, note-se, não propriamente para uma pista de corridas) aponta, como o Jorge Pereira referiu, para os 16 studs - o que será suficiente para os carros 4-wide, mas que é demasiado estreito para escalas maiores, como vai ser o caso dos MPL.

O ideal seria uma largura de 26 a 28 ou mesmo 30 studs; mas isso iria levantar enormes problemas quando se fossem desenhar curvas e outros "desvios", já que aquela largura quase que enche por completo a baseplate. Penso que temos de ficar por um meio-termo.

Por uma questão de economia de peças - pelo menos nas rectas -, é preferível que sejam usadas sempre que possível as grandes "lajes" 8 x 16. Partindo desse princípio, e para criar também as indispensáveis bermas, fiz uma primeira abordagem para uma largura total de 22 studs. São 16 de estrada e 3 + 3 de bermas:
[align=center]Imagem[/align]
(Cada berma é composta por uma fiada de tiles 1 x 8 cinzentas, uma de brancas e outra de cinzentas, para permitir ter a faixa branca).

Um desenvolvimento muito simples seria algo como isto:
[align=center]Imagem[/align]

Como se pode ver a seguir, a largura é a mínima razoável para conter dois carros a par:
[align=center]Imagem[/align]

Para quem quiser ver, analisar e melhorar, em anexo está o respectivo ficheiro LXF.

Bem, se houver consenso nesta abordagem, o mais fácil está feito. Próximo passo - como fazer as curvas?

Assim por alto, talvez fosse de tentar uma aproximação tipo linhas LEGO - ou seja, fazer módulos em que cada um formasse uma porção de 22,5 graus, por exemplo (por outras palavras, uma curva de 90º seria formada por 4 módulos). Não sei, ainda vou ter de experimentar...

Fico à espera do vosso "fildebeque"!  :D :expectation:
Última edição por JMCampos em 01 abr 2015, 22:24, editado 1 vez no total.
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por gads »

Parece-me estar a seguir o caminho mais indicado!
Curvas mais longas por omissão pode disfarçar um bocado o stress do "pixelizado". Vou testar! :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por gads »

Estava apenas a começar a pegar nas curvas e surgiu-me que não serão 4 baseplates... Serão mais porque a estrada terminará numa diagonal em relação à baseplate...
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3264
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por JMCampos »

[quote="gads"]
Estava apenas a começar a pegar nas curvas e surgiu-me que não serão 4 baseplates... Serão mais porque a estrada terminará numa diagonal em relação à baseplate...
[/quote]

Sim, quando disse que uma curva de 90º seria constituída por 4 módulos queria dizer 4 pedaços de pista; naturalmente que módulos vão ser de certeza mais do que 4.
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por agadoijo »

Boa noite a todos, agrada-me bastante esta ideia dos módulos! Acho que tem imenso potencial.
Aqui fica uma ideia para as curvas, uma versão com plates, e outra com hinges. Não consegui acertar no angulo exacto das hinges no LDD e não tenho peças para testar a versão real... mas acho que será possível. As hinges permitiriam criar curvas bastante diversas.

[img height=600 width=800]https://dl.dropboxusercontent.com/u/741 ... e_test.png[/img]
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3264
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por JMCampos »

Ora aí estão duas soluções a desenvolver - simples e económicas!  :clapping:
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por gads »

Mais um Work-in-progress de uma curva longa com 64x64 plates.

Embora não seja propriamente económica...
Total 160 peças até agora

Quantity Part Description Color
5 3068b.dat Tile  2 x  2 with Groove Dark Bluish Gray
27 3069b.dat Tile  1 x  2 with Groove Dark Bluish Gray
20 3070b.dat Tile  1 x  1 with Groove Dark Bluish Gray
6 3811.dat Baseplate 32 x 32 Green
16 4162.dat Tile  1 x  8 Dark Bluish Gray
16 4162.dat Tile  1 x  8 White
1 6636.dat Tile  1 x  6 Dark Bluish Gray
23 10202.dat Tile  6 x  6 with Groove and Underside Studs Dark Bluish Gray
8 48288.dat Tile  8 x 16 Dark Bluish Gray
38 87079.dat Tile  2 x  4 with Groove Dark Bluish Gray
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por CyberX »

Tem bom aspecto!
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder