[DMC][WIP] Couraça e torre da couraça

Para os entusiastas das batalhas épicas da história universal!
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

[DMC][WIP] Couraça e torre da couraça

Mensagem por CyberX »

Uma vez que já havia muralhas suficientes decidi-me por algo que ninguém ainda tinha pegado: uma couraça.

A couraça consistia num pedaço de muralha que se destacava da muralha principal (a cerca) em direção a um recurso importante que seria necessário proteger, como uma fonte de água potável ou o acesso ao rio/mar. A couraça do Castelo de S. Jorge talvez protegesse o acesso a um porto para o rio Tejo (a actual Rua do Ouro era um braço do Tejo até à altura em que D. Dinis mandou erguer uma muralha/dique por baixo do que hoje é o Banco de Portugal e havia algumas ribeiras que desciam até lá - encontrei um documento muito interessante aqui).

A couraça podia ou não terminar numa torre - a Torre da Couraça, que existe ainda nalgumas terras portuguesas.

ImagemCouraça e Torre da Couraça by Jorge Pereira, on Flickr

Depois deste ensaio estou a pensar alargar a couraça 2 ou 4 studs para poder incluir rampas alem dos degraus. E se o tempo o permitir, uma forma de acesso cá abaixo (o ideal seria um elevador arcaico mas não me cheira). E se conseguir faço a zona de ligação à muralha principal na digonal, embora ainda não saiba bem como se ter de encomendar mais umas centenas de peças - estou MUITO receptivo a sugestões.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [DMC][WIP] Couraça e torre da couraça

Mensagem por gads »

Antes de mais, volto a dizer que foi uma excelente ideia a construção da couraça.
É um elemento comum em vários castelos portugueses e parece-me bem terminar em torre :)

Tenho algumas questões para ti.
- Vais fazer a couraça já com o módulo de muralha incluído? É que isso implica incluir mais um módulo de muralha que ainda não estava previsto.
- Achas que conseguirias colocá-la na diogonal caso fosse possível? Ainda ando de volta do layout e ainda não está definida a localização da couraça mas poderia ser interessante estar na diagonal para cortar um pouco o alinhamento "quadrado"
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [DMC][WIP] Couraça e torre da couraça

Mensagem por CyberX »

[quote="gads"]
Tenho algumas questões para ti.
- Vais fazer a couraça já com o módulo de muralha incluído? É que isso implica incluir mais um módulo de muralha que ainda não estava previsto.
- Achas que conseguirias colocá-la na diogonal caso fosse possível? Ainda ando de volta do layout e ainda não está definida a localização da couraça mas poderia ser interessante estar na diagonal para cortar um pouco o alinhamento "quadrado"
[/quote]

1. Sim, estava a pensar fazer a couraça com o módulo de muralha incluído, primeiro porque tem de haver uma passagem da muralha para a couraça e isso obrigaria outro a modificar um dos seus módulos desnecessariamente e depois porque facilita-me a tarefa na segunda questão. Sao «só» mais 16 studs :)
(se for necessário faço tb uma muralha simples para compensar o aumento na muralha oposta)

2. Sim, gostava de a por na diagonal mas sem ser com "dobradiças" não estou a ver como. Se for com "dobradiças" tinha a vantagem de se poder colocar mais ou menos no ângulo que quisessemos na altura da montagem final, depois só teria de descobrir uma forma de fazer o penhasco em volta.

Se misturares a aldeia medieval (mercado + feira + algumas casas) com o porto, do lado direito, fazia sentido a couraça ser tb do lado direito, a descer até junto do porto, um bocado à maneira de Lisboa e de Tânger:
Imagem
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [DMC][WIP] Couraça e torre da couraça

Mensagem por gads »

Também me tinha lembrado disso...
Acho que vou ter de encostar o castelo praticamente a um dos extremos para ter espaço à frente
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [DMC][WIP] Couraça e torre da couraça

Mensagem por CyberX »

A maneira mais simples que tenho de fazer a couraça oblíqua é assim:
ImagemDiagonal by Jorge Pereira, on Flickr

só que assim não consigo respeitar a norma num só tile, tem de ser mais assim:
ImagemDiagonal by Jorge Pereira, on Flickr
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [DMC][WIP] Couraça e torre da couraça

Mensagem por gads »

Estava a pensar noutra solução mas esta também poderia servir.
Daqui a pouco já tento rever o layout para ver se conseguiria encaixar!
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Responder