[WIP] Gateway Power Functions

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

[WIP] Gateway Power Functions

Mensagem por CyberX »

Abertura do tópico, irei notificando dos progressos feitos.

A ideia é fazer um dispositivo que permita comandar sistemas Power Functions IR mas sem usar nenhum dos comandos LEGO PF IR  (há dois - um mais usado para comboios e o outro mais usado para os modelos Technic).

Este dispositivo recebe comandos não-IR e converte-os em comandos PF IR.

Inicialmente os comandos de origem serão:
- o teclado de um computador (Windows, Apple ou Linux) que tenha ligação Wi-Fi
- botões e outros controlos de um telemóvel Android que tenha ligação Wi-Fi

Isto depois crescerá e poderá facilmente incluir todas as outras engenhoquices que tenho  mostrado no passado (gamepad, controlo por voz, controlo por browser, MQTT, python, IoT...).

O primeiro destinatário é o [member=96]PocasNuckie[/member] que em certa medida me fez despertar a ideia pouco antes do BRInCKa de São João da Madeira.
Outro destinatário será o [member=21]gads[/member] com quem já troquei umas bolas quanto a um sistema de controlo de dioramas automatizados para os nossos eventos.

O protótipo baseia-se no Raspberry Pi Zero W apenas porque é um pouco mais barato que o RPi normal e consome bastante menos:
Imagem

Electronicamente já está funcional (apesar de alguns acharem feio  :P ) graças à minha experiência anterior com o ev3dev mas ainda vou afinar o emissor (número de LEDs IR, posição) para maximizar o alcance.
Falta agora desenvolver uma micro-norma e afinar ficheiros de configuração e scripts.

Por enquanto tenho apenas um emissor mas a ideia é poder ter quantos quiser. O que permite por exemplo:
- que, conforme o alcance e o raio de abertura de cada emissor, posso ir acrescentando emissores para poder cobrir uma determinada área como por exemplo uma linha de comboio muito comprida
- que com 4 emissores posso simultâneamente controlar 4 canais distintos tal como no SBrick (e com 8 emissores os 8 canais teoricamente possiveis da norma PF IR)

To be continued...
Última edição por CyberX em 27 jul 2017, 15:02, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Gateway Power Functions

Mensagem por CyberX »

Aumentei o alcance.
Com apenas um transistor consigo entre 8 a 10 metros com iluminação fluorescente igada.

Imagem

O transistor é um NPN velhinho que tinha na minha caixa de spares, entretanto o mundo evoluiu e parece que toda a gente usa Logic Level MOSFET's, já estou a tratar de me actualizar.

Com um MOSFET e dois LED's devo conseguir 10 metros sem dificuldade. Depois é adicionar mais pares de LED's para abrir o leque, o circuito FTDI que estou a usar suporta uns 3 a 4 pares de LED's.

Os meus ensaios têm sido com o 42065 e com um RCX, ambos funcionam bem a 8 metros que é o tamanho do meu corredor.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [WIP] Gateway Power Functions

Mensagem por AVCampos »

Próximo passo: testar a gateway na praia, num dia de sol. :D
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Gateway Power Functions

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Próximo passo: testar a gateway na praia, num dia de sol. :D
[/quote]

Não sei se fará muita diferença.
Tanto o RCX como o receptor PF têm um TSOPxpto, é um receptor de infra-vermelhos que simultaneamente filtra em torno dos 38 kHz e desmodula o sinal. Não estou a ver a luz do sol a ter harmónicas nos 38 kHz muito mais intensas que as lâmpadas fluorescentes.

De qualquer modo estou contente, 8 metros já é mais do que o IRLink ou o comando PF conseguem nas mesmas circunstâncias.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Gateway Power Functions

Mensagem por CyberX »

[update]
Arranjei os tais MOSFET adequados para níveis lógicos, neste caso o IRLZ44N que é um bajolo demasiado potente para a utilização que lhe é dada mas era o  mais barato que a Servelec tinha (por outro lado permite, se usarmos uma fonte de alimentação externa em vez dos 3.3 V do circuito USB, ligar-lhe quantos LEDs IR quiser e fazer uma série de Natal de controlo remotos :D )

Imagem

Imagem

Agora só falta o teste da praia mas o São Pedro decidiu que é melhor esperar.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder