[MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por CyberX »

Entretanto estive a pensar melhor e não há vantagem em distribuir os 4 condutores do sistema Power Functions por todos os módulos de um sistema MILS.

O que interessa mesmo é distribuir energia por todo o sistema e para isso bastam dois condutores (+9V e GND).

Só em raras excepções é que há vantagem em distribuir os condutores C1 e C2 que servem para comandar os motores - por exemplo quando se quer vários motores ao mesmo tempo, como um só. Como normalmente não é isso que se pretende, é necessário passar estes condutores "ponto a ponto" até ao destino.

Começo a inclinar-me por "jumper wires" com fichas Dupont que passam bem através dos furos Technic:

[img width=500]https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... _Wires.jpg[/img]

Já usei este sistema há uns anos para o meu barramento de luzes 1-Wire no concerto dos Xutos que levei a Braga, com jeitinho passam-se 4 fios através de um furo Technic desde que se passe uma ficha apenas de cada vez.

É fácil arranjar "jumper wires" M-M, F-M e F-F e é fácil modificar para fazer extensões tão compridas quanto queiramos.

Com a vantagem (para mim) de poderem ser ligados directamente aos terminais de Arduinos, Raspberry Pi's, breadboards e quase toda a catrafada electrónica que tenho usado nos últimos 4 anos com LEGO.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
BAndy
Sócio
Sócio
Mensagens: 1042
Registado: 29 mai 2012, 18:43
Localização: Cascais
Contacto:

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por BAndy »

[quote="CyberX"]
[quote="BAndy"]
Tenho o teu amigo Carlos Guimarães
[/quote]

?!
Qual Carlos Guimarães?
[/quote]

O gajo da Hobbykit...
Bruno Diogo
www.brunodiogo.pt
www.fb.com/brunodiogo.pt
www.instagram.com/brunodiogo.pt


"O que tu queres sei eu..." Já dizia um grande filósofo.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por CyberX »

[quote="BAndy"]
[quote="CyberX"]
[quote="BAndy"]
Tenho o teu amigo Carlos Guimarães
[/quote]

?!
Qual Carlos Guimarães?
[/quote]

O gajo da Hobbykit...
[/quote]

Ah, por isso é que a loja estava fechada, pões-te a dar conversa ao homem e ele não chega a tempo de abrir a loja.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
BAndy
Sócio
Sócio
Mensagens: 1042
Registado: 29 mai 2012, 18:43
Localização: Cascais
Contacto:

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por BAndy »

[quote="CyberX"]
[quote="BAndy"]
[quote="CyberX"]
[quote="BAndy"]
Tenho o teu amigo Carlos Guimarães
[/quote]

?!
Qual Carlos Guimarães?
[/quote]

O gajo da Hobbykit...
[/quote]

Ah, por isso é que a loja estava fechada, pões-te a dar conversa ao homem e ele não chega a tempo de abrir a loja.
[/quote]

Eu quero é ver o gajo pelas costas, acho que ainda tenho os ouvidos a zumbir.
Bruno Diogo
www.brunodiogo.pt
www.fb.com/brunodiogo.pt
www.instagram.com/brunodiogo.pt


"O que tu queres sei eu..." Já dizia um grande filósofo.
Ricardo S
Sócio
Sócio
Mensagens: 3229
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Localização: Radial CITY
Contacto:

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por Ricardo S »

Aqui por casa tenho um transformador não LEGO que praticamente não vai ter mais uso. Podemos aproveitar algo para as ligações? Penso que aquela ficha no fundo já deve ter sido "dobrada ao contrário" não sei se está inutilizado.
:plug: :brincka: City & Landscaping Team
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por CyberX »

[quote="Ricardo S"]
Aqui por casa tenho um transformador não LEGO que praticamente não vai ter mais uso. Podemos aproveitar algo para as ligações? Penso que aquela ficha no fundo já deve ter sido "dobrada ao contrário" não sei se está inutilizado.
[/quote]

Se for de 9V sim, a ficha da ponta é irrelevante. Na caixa do transformador há-de ter alguma inscrição, normalmente diz a potência, a tensão de saída, a polaridade da ficha, blá blá, manda uma foto que a gente traduz isso para português.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por CyberX »

Na foto:
- 4 jumper wires F-F de 25 cm a passar por dentro de um furo Technic (pelo menos um 5º ainda seria possível)
- um cabo de extensão de 20 cm, semelhante ao dos servos de rádio-modelismo mas com 4 condutores
- uma régua de pinos ("header") dos quais usei um grupo de 4 para ligar os jumper wires ao cabo de extensão

Tudo isto se arranja no Banggood ou eBay ou outro qualquer por um preço razoável. Não requer ferro de soldar nem alicates de cravar.

[img width=600]https://lh3.googleusercontent.com/7IrSg ... 26-h913-no[/img]

A ideia:
- do lado de fora dos módulo MILS vem um cabo de 4 condutores desde o "posto de controlo" até próximo de um furo Technic ou um brick em arco (aqui o cabo tem 20 cm mas em Oeiras teria quase 2 metros na mesa MILS Ferrovia e provavelmente bastante mais na mesa Cidade)
- dentro dos módulos MILS circulam jumper wires, há de vários tamanhos e provavelmente não serão necessários tão grandes como os que uso aqui
- se for necessário passar de um módulo MILS para outro, usam-se junções (headers ou jumper wires M-M) para ligar os jumper wires internos de cada módulo ou, se necessário, jumper wires F-F especialmente longos

Tenho de arrumar a sala antes de poder ir à arrecadação recuperar o MILS de Oeiras para fazer demonstrações práticas.

Falta apenas os cabos terminais que ligam aos dispositivos LEGO.
- no caso de Power Functions (motores, interruptores, controlos remotos PF ou Sbrick) é necessário alterar um cabo Power Functions de modo a ter a ficha Dark Blue Grey ligada a jumper wires F-F (prefiro terminar sempre em F de modo a não ter pinos expostos para evitar curto-circuitos por distração.
- no caso do antigo 9V é necessário alterar um cabo (começam a ser raros) embora existam outras alternativas como usar uma plate metálica ou uma extensão Power Functions como adaptadora
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por gads »

Parece-me estar a ir no bom caminho.
Eu pessoalmente vejo com bons olhos uma solução que seja mais plug n play do que andar com alicates, soldaduras e afins :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por CyberX »

[quote="gads"]
Parece-me estar a ir no bom caminho.
Eu pessoalmente vejo com bons olhos uma solução que seja mais plug n play do que andar com alicates, soldaduras e afins :)
[/quote]

Foi mais ou menos essa a intenção. Alguém (quem? quem?) terá de fazer os cabos terminais mas os cabos que atravessam, como na fotografia acima, não precisam.

Esqueci-me de referir o código de cores: o cabo de extensão tem preto, vermelho, amarelo e branco. São cores relativamente standard mas no caso dos jumper wires não tenho em branco por isso usei azul.

A haver entendimento:
- Vermelho = 9V (ou "+")
- Preto = GND (ou "zero" ou "-")
- Amarelo ou outra cor qualquer que não branco = C1
- Outra cor qualquer de preferẽncia branco = C2

Para referência junto a foto do Philo:
Imagem


Trocar C1 com C2 não é grave, resulta apenas no motor rodar ao contrário. De qualquer maneira preferia alguma uniformização, se fixarmos Vermelho-Preto-Amarelo a quarta cor pode ser qualquer uma que não se confunda com estas. São também as cores no meu cabo Molex por isso podemos usar outros tipos de cabos/fichas desde que nos entendamos com as cores para na altura de juntarmos os nossos 128* módulos MILS funcionar tudo e não se estragar nada.

* 128 não é assim tanto: só eu já tenho 18, o Garcia e o António têm até mais.
Última edição por CyberX em 20 fev 2018, 11:37, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por AVCampos »

[quote="CyberX"]
- no caso de Power Functions (motores, interruptores, controlos remotos PF ou Sbrick) é necessário alterar um cabo Power Functions de modo a ter a ficha Dark Blue Grey ligada a jumper wires F-F (prefiro terminar sempre em F de modo a não ter pinos expostos para evitar curto-circuitos por distração.[/quote]
Se for só para ligar coisas por cima, também se pode usar a ponta LBG, que até tem a vantagem de poder ser compatível com aparelhos 9V "clássicos" que estejam no módulo.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
[quote="CyberX"]
- no caso de Power Functions (motores, interruptores, controlos remotos PF ou Sbrick) é necessário alterar um cabo Power Functions de modo a ter a ficha Dark Blue Grey ligada a jumper wires F-F (prefiro terminar sempre em F de modo a não ter pinos expostos para evitar curto-circuitos por distração.[/quote]
Se for só para ligar coisas por cima, também se pode usar a ponta LBG, que até tem a vantagem de poder ser compatível com aparelhos 9V "clássicos" que estejam no módulo.
[/quote]

Também pensei isso mas quis jogar pelo seguro, por causa dos receptores PF IR por exemplo.
Mas realmente nada impede cada qual de usar os cabos necessários e suficientes para aquilo que precisar.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por AGarcia »

Estou a gostar dos desenvolvimentos.
:fixe:

Desde que acertemos as ligações exteriores, nomeadamente nas fichas e nas cores dos cabos, depois internamente, poderemos fazer como der mais jeito.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [MILS][City] Ligação eléctrica entre módulos

Mensagem por CyberX »

Ainda bem que gostam :)

Esqueci-me de referir outro cabo que pode dar jeito internamente: um Y para distribuir energia.

Jumper wires 1-1-1 não encontrei à venda e apesar de serem muito fáceis de fazer queria manter a ideia de ninguém ter de os fazer.
Mas existem Y para servos de radio-modelismo, têm na verdade 3 condutores mas só precisamos de 2 (9V e GND):

Imagem

Também podem ser usados para distribuir sinais de controlo, mas neste caso sem respeitar códigos de cores. Dois exemplos:
  • Ex1: Quero accionar um par de bifurcações de comboio sempre em simultaneo
    Não preciso passar 2 interruptores no painel de controlo, basta um, que é ligado por um cabo-extensão até dentro da área MILS e  depois é distribuído até aos motores das bifurcações por intermédio de 1 Y.
  • Ex2: Quero acender 30 candeeiros na Avenida Central da mesa Cidade
    Faço chegar um cabo até próximo do primeiro candeeiro e ligo-lhe um Y, de modo que uma das derivações vai ao candeeiro e a outra segue para o seguinte onde haverá outro Y, etc e tal num total de 29 cabos Y.
O exemplo do candeeiro pode não ser um bom exemplo: luzes Power Functions já trazem cabos relativamente compridos e empilháveis.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder