[WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

[WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por CyberX »

Normalmente não dou muita atenção aos sets Star Wars. Mas desta vez o 75217  Imperial Conveyex Transport bateu fundo, apesar de não ter visto o filme Han Solo.

Assim decidi aproveitar o investimento de quase dois anos em componentes monorail e fundir Powered Up, MINDSTORMS, monorail e 4DBrix num cenário automatizado que espero poder vir a crescer aos poucos.

Para controlar o motor de 9V do monorail usei este  cabo Powered Up Lights modificado.
Depois foi só assentar a estrutura do Conveyex fica assente em plataformas monorail que passa razoavelmente despercebida.



Roadmap:
- motorizar as lagartas do Conveyex
- automatizar os Y e os switches monorail com MINDSTORMS e alguma electrónica não-LEGO
- acrescentar rampas monorail
- pensar num cenário suficientemente convicente Star Wars que não seja estupidamente caro
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por PocasNuckie »

Espectacular!  :clapping:

Se quiseres podemos começar a falar por forma a ajudar-te com o cenário para isso  :fixe:
Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por CyberX »

Aceito sugestões sim :)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por PocasNuckie »

A minha ideia era ser eu a fazer algumas coisas, mas depois falamos disso se quiseres  :fixe:
Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por CyberX »

Se queres fazer melhor ainda!

Quanto ao layout do carril ainda não está fechado. Preciso de mais alguns Y e rampas antes de poder decidir o que quer que seja.
O Conveyex em si talvez venha a receber mais um vagão. Apesar de como está já se começar a arrastar mas disso sei tratar bem.

De resto não tenho nada pensado excepto:
- tenho um AT-AT ou M6 (vês o que eu ligo aos sets) que quero motorizar mas não sei se valerá a pena encaixar
- gostaria muito de automatizar um AT bipede (AT-ST?)-
- gosto muito de dark blue grey
- nada de Porgs nem Jar-Jar's
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
spacemarine
Sócio
Sócio
Mensagens: 2640
Registado: 25 set 2006, 21:35

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por spacemarine »

Se o Pedro diz que está porreiro eu acredito. . . ele costuma ser esquesito pra caraças. . .  >:D

Só que eu não consigo visualizar a imagem que colocaste, Jorge  :'(
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por CyberX »

Imagem? É um video do Youtube. Se Ctrl+F5 não der, o link é este:

https://youtu.be/piJ2y5wxNuw
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
spacemarine
Sócio
Sócio
Mensagens: 2640
Registado: 25 set 2006, 21:35

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por spacemarine »

Ah. . .  obrigado. Agora já visualizo.  8)

Tá muito bom. Tens aí pano para mangas. . .  ;)
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por AVCampos »

Tem um aspecto excelente!

Não estou é a ver necessidade de usar componentes não-LEGO (a não ser um adaptador BTLE no EV3): com sensores de proximidade (ou de toque, com um pouco mais de trabalho) consegues detectar se o comboio chega a determinado ponto.

Ou então usas mesmo componentes não-LEGO: pintas algumas peças estratégicas do comboio com tinta retro-reflectora, instalas uma câmara de infravermelhos por cima do circuito e com holofotes IV potentes ao lado dela, e pões um computador a fazer reconhecimento de imagem e controlar todo o circuito. ;D

[quote="spacemarine"]
Se o Pedro diz que está porreiro eu acredito. . . ele costuma ser esquesito pra caraças. . .  >:D[/quote]
{lol-up}
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Tem um aspecto excelente!
[/quote]

Obrigado

[quote="AVCampos"]
Não estou é a ver necessidade de usar componentes não-LEGO (a não ser um adaptador BTLE no EV3): com sensores de proximidade (ou de toque, com um pouco mais de trabalho) consegues detectar se o comboio chega a determinado ponto.
[/quote]

Os componentes não-LEGO são:
- as peças 4DBrix do monorail
- o cabo  modificado (bem, é todo ele LEGO, só acrescentei solda e isolamento :D )
- efectivamente o dongle USB BT BLE no EV3

Mas prevejo vir a usar servos 4DBrix para accionar os Y e os monoswitches e para isso preciso de um controlador de servos RC ligado ao EV3... ou vários EV3 e vários motores MINDSTORMS só que não tenho assim tantos.


[quote="spacemarine"]
Se o Pedro diz que está porreiro eu acredito. . . ele costuma ser esquesito pra caraças. . .  >:D[/quote]
{lol-up}

É o segundo grande elogio que o Pocas me fez em 24 horas... já me sinto o Peter Parker com grandes responsabilidades.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por AVCampos »

[quote="CyberX"]
Mas prevejo vir a usar servos 4DBrix para accionar os Y e os monoswitches e para isso preciso de um controlador de servos RC ligado ao EV3... ou vários EV3 e vários motores MINDSTORMS só que não tenho assim tantos.[/quote]
Ou então arranjas um EV3 com firmware antigo (qual é a versão mais recente que ainda é compatível?), um IR Link, e um molho de receptores e servos PF.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Ou então arranjas um EV3 com firmware antigo (qual é a versão mais recente que ainda é compatível?), um IR Link, e um molho de receptores e servos PF.
[/quote]

Eu tenho um (salvo erro dois) IRLinks. Mas tu és um tipo muita complicado :D
... mesmo que eu quisesse reverter o firmware, não tenho o driver e foi retirado do site da HiTehcnic há já uns bons 2 anos
... mesmo que arranjasse o driver... como é que eu usava o dongle BT BLE para controlar o monorail PUp em modo nativo (i.e. com EV3-G)?
... eu já tenho os meus próprios scripts python para usar o IRLink com ev3dev, independentemente do firmware

Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por AVCampos »

Realmente, nem pelo Internet Archive se consegue descarregar o bloco para EV3-G. Por acaso tenho-o instalado no meu EV3-G, de quando ele ainda estava disponível no site da HiTechnic, mas não encontro o instalador... provavelmente está no meu computador velho. Mas, de qualquer maneira, se o ev3dev o suporta e ao dongle BT, estás despachado!
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por CyberX »

Tecnicamente falando o ev3dev não o suporta - não existe um driver no kernel como existe, por exemplo, para os multiplexers da Mindsensors.

Eu é que fiz o meu próprio código para aceder ao device directamente através de chamadas I2C, depois de andar a ler o código do RobotC e do leJOS, uns artigos muito antigos do Xander e de mais 2 ou 3 tipos e ainda a especificação da LEGO para o protocolo PF IR: https://ofalcao.pt/blog/2016/ev3dev-usi ... ith-python

Com esta informação é possível fazer um driver... só que eu não sei fazer drivers e como não há mais ninguém com ev3dev e IRLink a coisa morre aqui. E diga-se de passagem que por mim morre bem, eu prefiro o meu método de usar o lirc e um adaptador USB FTDI para controlar PF por IR (tenho maior alcance, posso ter mais dispositivos, não gasto portas do EV3 e particamente não peso no CPU).
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP][MOD][HACK] LEGO Imperial Conveyex Transport

Mensagem por CyberX »

Primeiro ensaio de automatismo:


(link para o video, não sei porquê algumas pessoas têm se queixado do preview de videos aqui no forum https://youtu.be/aMUzXB5hLFY)

O MINDSTORMS EV3 liga-se ao Powered Up dentro do Conveyex e aguarda que carreguem no botão, fazendo então o Conveyex avançar até ser detectado pelo sensor de ultra-sons e nessa altura o MINDSTORMS pára tudo.

Por enquanto apenas bash script de linux (ev3dev no EV3) mas quando acrescentar motores aos Y's do monorail e mais pontos de paragem terei de ir para python.
Por enquanto também apenas um EV3, vamos a ver até onde é que isto vai.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder