Caixas de arrumação

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Caixas de arrumação

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Boa noite,

Não tendo muito tempo para MOC´s, o meu parco tempo livre tem sido ocupado na arrumação do meu espólio, nomeadamente o que levei para Viana e do qual ainda tenho parte armazenado na minha garagem.

A minha forma de guardar LEGO (na casa da minha mãe) sofreu uma pequena alteração. Tendo sido a casa da minha mãe arrendada (uma vez que a minha mãe está neste momento a residir num Lar a poucos metros de casa), apesar de eu ter ficado com os arrumos para o que der e vier, torna-se pouco cómodo para mim ter de me deslocar a este espaço para construir ou mesmo armazenar o meu LEGO. Até aqui ainda tinha como "desculpa" passar uma tarde a fazer companhia, mas essa situação já não se coloca, pelo que decidi colocar todo o meu LEGO em minha casa.
O problema é que o único espaço disponível é uma subcave húmida onde as minha caixas de cartão tendem a ficar com fungos, moles e com um cheio a mofo que se torna insuportável quando tenho de fazer uma viagem como a Viana ou a Oeiras.

Comecei a repensar numa solução para o problema e a primeira ideia surgiu do infortúnio do que se passou na desmontagem da exposição do Sealife. O meu LEGO veio numa caixa de esferovite semelhante às utilizadas nas peixarias, mas mais profunda. Andei a investigar empresas que vendessem esse material, mas deparei-me com dois problemas: se por um lado as dimensões não se ajustam aos das nossas baseplates que são praticamente a base de tudo, o custo das caixas, a rondar cerca de 47 Euros, era praticamente incomportável.

Qual a solução que "engendrei"? Comprar placas de poliestrieno extrudido (vulgarmente conhecido por Wallmate ou o "esferovite" azul), mas estriado (neste caso chama-se Roofmate porque é o utilizado para colocar telhas nas estrias).
Mais à frente espero fazer entender o porquê das "estrias". As placas têm um custo de 2,69€ no MaxtMat e 2,79€ no Leroy Merlin e medem 60x120cm, pese embora percam 1 centímetro em todo o perímetro que recorto para as placas ficarem planas e sem o "degrau" usual.
Isto gera placas com 58.5 cm ou 52.5 cm interiores (porque uso placas de 3 cm de espessura). Esta medida é perfeita porque me permite colocar duas baseplates lado a lado e sobra um centímetro de folga, ou seja, fica tudo arrumadinho à "justa".
Neste imagem podem ver o exemplo da arrumação de alguns modulares (retirei as peças altas para poupar uns 5 centímetros que me permitiram ter mais placas disponíveis para uma segunda caixa):

Imagem

A altura das caixas é definida com base na altura dos MOCs, resultando vários tamanhos de caixas diferentes. Neste caso podem ver uma um pouco mais alta onde guardei os meus sets e MOC de NinjaGo City:

Imagem

Este diorama de Star Wars deu-lhe um pouco de mais trabalho porque inicialmente orientei a altura pela plataforma de aterragem quando descobri que afinal o AT-AT era mais alto. Não teve importância, fiz uma caixa nova, e aproveitei a que tinha feito para um outro MOC, ligeiramente mais baixo.

Imagem

As caixas são coladas com cola apropriada. Não se esqueçam que a "cola-tudo" ou o silicone derretem o poliestireno, pelo que têm de pedir uma cola própria para esferovite. No MaxMat comprei um tubo semelhante ao de um tubo de silicone que me custou cerca de 5 euros (eu já tinha a pistola). No Leroy Merlin experimentei uma cola de balde com pincel. Fica um pouco mais económico mas não é tão prático. A cola é muito dura para espalhar com pincel (funcionaria melhor com uma espátula) apesar de ficar ligeiramente mais barata (cada balde custa cerca de 3 euros, mais o pincel). Ainda assim, quando terminar o balde, vou adquirir sempre em tubo. Também adquiri 3 rolos de fita-cola larga (transparente) porque sinceramente não confio muito na colagem, especialmente numa primeira fase (demora cerca de 2 horas a colar), pelo que à frente e atrás dou duas voltas completas com o rolo em volta da caixa, esticando bastante a fita para unir bem as peças e deixar a caixa bem apertada.
A explicação deste "truque" tem a ver com o seguinte...
Se repararem na caixa mais abaixo, as caixas têm uma abertura com tampa frontal e não na parte superior, como tradicionalmente. Fiz isso assim, porque me permite retirar as construções mais facilmente das caixas sem as destruir. Isso acontecia muito frequentemente quando as construções eram constituídas por várias baseplates. Agora, basta colocar a caixa ao nível da mesa e "arrastar" as construções para cima da mesa. A caixa fecha-se simplesmente colocando a "tampa" entalada entre o fundo e a tampa e é por isso que eu as aperto bem com fita-cola, para a frente custar o mais possível a entrar neste espaço e, consequentemente, a sair.

Imagem

Agora vem a explicação da utilização das placas estriadas...
Na imagem que apresento de seguida encontram uma série de construções cuja altura não preenche totalmente a caixa. No entanto, numa fase posterior, já criei uma placas com 3mm de espessura que entram nas estrias como gavetas e onde posso colocar até quatro baseplates já com toda a vegetação que, quem me tem visto nos últimos eventos, me tem ocupado imenso tempo na composição dos dioramas, a colocar folhas, bambu e flores. Assim, vão já as placas todas preparadas para a exposição e é só colocar no local. Estou a prever ter caixas apenas e só com este tipo de placas...

Imagem

Quando tirei estas fotografias, ainda não tinha nenhuma placa terminada, mas deixo-vos um exemplo de teste que fiz com uma placa de cartão nesta fotografia:

Imagem

A melhor parte descobri-a quase acidentalmente. Eu já tinha pensado nas caixas com estas dimensões, porque a medida 1.2m é o padrão de largura, profundidade e altura da minha carrinha (Peugeot Partner). No entanto, estava a pensar adquirir para a subcave umas estantes metálicas semelhantes às dos armazéns ou das lojas de chineses. No entanto, à medida que fui criando as caixas, fui empilhando-as e, tendo em conta que têm todas as mesmas dimensões em termos de largura e profundidade, são resistentes ao empilhamento, não se degradam com a humidade, cheguei à conclusão que as posso simplesmente pousar sobre uma base e empilha-las. Sempre que necessitar de uma construção que se encontra dentro de uma caixa, basta ver o que a tampa refere ou mesmo tirar a tampa para ver o que realmente está lá dentro. Só ainda não descobri o que vou fazer com aquelas pequenas aparas que encontram sobre as caixas nesta fotografia...

Imagem
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4315
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por CyberX »

Fica registada a ideia.
Sofro do mesmo problema de humidade e não poder usar caixas de cartão mas não me estou a ver a fazer caixas, sou preguiçoso e comprei umas quantas plásticas no Continente para guardar MILS.

Só uma chamada de atenção - espero que essa cola seque rápido. É que acho que um dos ingredientes da cola funciona como solvente do esferovite... e provavelmente do ABS.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por agadoijo »

Muito interessante!
Fiquei com uma dúvida... afinal para que são as estrias? Na imagem em que as usas, estás a usar uma placa de cartão que está a desafiar a gravidade! E para além disso tens umas "ripas" coladas junto às estrias. Consegues usar algum tipo de placas mais finas que sejam suportadas unicamente pelas estrias?
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por csiquet »

[quote="CyberX"]
...
Sofro do mesmo problema de humidade
...
[/quote]

Também eu. Tenho um desumidificador a funcionar 24/7.
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por PocasNuckie »

Grande trabalho de investigação, sim senhor. Obrigado pela partilha  :fixe:
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por gads »

Uma boa ideia para o problema sempre presente da arrumação da "tralha" sim sr!  :fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3267
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por JMCampos »

Bem visto e feito, e ainda melhor explicado. Fica a ideia!  :clapping:
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por AlexandreRibeiro »

[quote="CyberX"]
...comprei umas quantas plásticas no Continente para guardar MILS.
[/quote]

A dimensão que usei é perfeita para MILS

[quote="CyberX"]
Só uma chamada de atenção - espero que essa cola seque rápido. É que acho que um dos ingredientes da cola funciona como solvente do esferovite... e provavelmente do ABS.
[/quote]

Até ver não tive problemas. A cola porta-se como uma argamassa. O mais que pode acontecer é eu ter um trabalho extra a descolar uma baseplate  da caixa, colocada "fora de horas"...  :P :P :P

[quote="agadoijo"]
Muito interessante!
Fiquei com uma dúvida... afinal para que são as estrias? Na imagem em que as usas, estás a usar uma placa de cartão que está a desafiar a gravidade! E para além disso tens umas "ripas" coladas junto às estrias. Consegues usar algum tipo de placas mais finas que sejam suportadas unicamente pelas estrias?
[/quote]

As "ripas" que vês são o que sobra de aparar os encaixes das placas originais.
Coloquei-as neste caso porque estava a prever que a placa de cartão ia flectir, o que realmente aconteceu.
Na versão actual estou a cortar umas placas de um material de construção muitíssimo caro mas que eu tenho aos pontapés na subcave por via da falência de um dos subempreiteiros que fez a minha casa. É vulgarmente chamado de Alucobond e é constutuído por uma espécie de "sanduíche" de duas placas de alumínio e uma de PVC de permeio. Poderia ter usado neste caso placas de "tabopan", platex ou equivalente com 5 mm de espessura, mas, em primeiro lugar tinha um gasto desnecessário (no meu caso) e depois estava a meter madeira no conjunto (que não reage propriamente bem à humidade). Essas placas podem ser encontradas num AKI ou MaxMat e podemos pedir para cortar nas dimensões que queremos.

Nesta imagem podes ver o processo de "engavetar" as placas nas estrias do poliestireno. Como vês o corte é deveras defeituoso. Isto porque, para poupar umas massas, estou a fazer o corte eu próprio com uma serra eléctrica de "tico-tico" mas a serra tem um estranho vício de rodar à medida que o corte avança e desvia-se do traço.

Imagem

Como as estrias são contínuas, podes ajustar a altura a teu bel prazer. Aqui já estou a dar folga para poder meter as baseplates com flores e vegetação (para não a ter de colocar sempre "in situ":

Imagem

Depois de ficar no sítio fica com este aspecto:

Imagem

[quote="csiquet"]
Tenho um desumidificador a funcionar 24/7.
[/quote]

Essa solução para mim não serve, porque tenho uma grelha de respiração na subcave com um metro quadrado, o que implicaria o desumidificador estar a extrair humidade ao exterior...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por agadoijo »

Uau! :clapping: Isso está com um nível de qualidade muito elevado! :fixe:
Parece-me muito funcional.
Obrigado pela partilha.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4315
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por CyberX »

Leva uma para o próximo evento cá no sul (talvez para o ano?) para nós podermos ver melhor.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por AGarcia »

Muito bom Alexandre!
:clapping: :clapping: :clapping:

Isso dá trabalho, mas ficam umas caixas à maneira.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4315
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por CyberX »

[quote="AGarcia"]
Muito bom Alexandre!
:clapping: :clapping: :clapping:

Isso dá trabalho, mas ficam umas caixas à maneira.
[/quote]

Alexandre, sendo material isotérmico deviasr meter também uma porta, durantes os eventos enquanto os módulos estão expostos sobra espaço bastante para guardar umas b'jecas e uns sumóis ou até gelo seco para fazer fumo rápido :D
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por csiquet »

[quote="AlexandreRibeiro"]
...
Como vês o corte é deveras defeituoso. Isto porque, para poupar umas massas, estou a fazer o corte eu próprio com uma serra eléctrica de "tico-tico" mas a serra tem um estranho vício de rodar à medida que o corte avança e desvia-se do traço.
...
[/quote]

Tens de usar uma guia durante o corte.

Imagem
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3267
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por JMCampos »

[quote="CyberX"]
Alexandre, sendo material isotérmico deviasr meter também uma porta, durantes os eventos enquanto os módulos estão expostos sobra espaço bastante para guardar umas b'jecas e uns sumóis ou até gelo seco para fazer fumo rápido :D
[/quote]

Não é preciso, há por aí uns "leaks" de que a PLUG vai adquirir umas coisas destas para os participantes dos eventos:
[align=center][img width=320]https://cdn.cmjornal.pt/images/2019-01/ ... 811860.jpg[/img][/align]
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4315
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Caixas de arrumação

Mensagem por CyberX »

@JMCampos ainda se fossem máquinas de servir à pressão daquelas que é só comprar um minibarril... essas cenas demoram semanas a fazer a cerveja, quase tanto tempo como um LB a chegar.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder