Suntzu - Santos

Para te dares a conhecer à comunidade deste fórum.
Avatar do Utilizador
ggfcsimoes
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 449
Registado: 15 nov 2007, 20:58
Localização: Almada

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por ggfcsimoes »

[quote="ggfcsimoes"]
Mas afinal, isto é uma apresentação ou uma aula de techinic

[/quote]

Enganei-me quando escrevi "techinic" deve ser a nova moda...

Já está corrigido (acho eu)
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por Conchas »

[quote="Suntzu"]
Não sei qual a melhor forma mas achas que vale a pena abrir um tópico cada vez que compro uma cena ou tenho uma dúvida?

Talvez sim sei lá...

De qq forma uma boa questão para a LEGO era saber se os motores têm interuptor térmico integrado.
Sei que motores para industria automóvel ( mesmo deste tamanho e características ) costumam ter... mas aqui parece-me ser "fruta a mais".
[/quote]

Estás à vontade para abrires tópicos com este tipo de questões e outras na secção TECHNIC correspondente!

Quanto à proteção dos motores, existem de facto muitos motores LEGO que incluem uma resitência que aumenta à medida que a corrente aumenta em demasia (termistor), limitando assim a corrente.
Ao fim ao cabo é uma tecnologia barata, e trata-se tb de uma questão de segurança para as crianças, a quem o brinquedo se destina em primeira instância.

Estou em crer que os novos motores Power Functions, tb não fogem a esta regra, como podes ver nas fotos do post linkado em baixo.
http://technicbricks.blogspot.com/2008/ ... motor.html


E tb num motor mais antigo, aqui.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por Suntzu »

Tou tramado, a LEGO não tem motores M  no site :notcool:

Ia  ( e vou) comprarar 3 motores M + um telecomando + um receptor.  ;D
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por Conchas »

Deixa estar, não devem tardar a aparecer de novo.
Neste momento têem outras coisas para acrescentar na mesma secção.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por Jorge Reis »

Podes comprar directamente pelo serviço S@H.

Liga para o número: 0080053461111, tens de ligar da rede fixa e a chamada é gratuita. Depois quando falares com o serviço dás a referencia do motor ou a descrição do mesmo.

Assim deves conseguir.

:o
Imagem
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por Suntzu »

é melhor deixar passar o "natal"

Penso que  comprar 2 XL para as lagartas é capaz de não ficar muito giro na escavadora.
Jollyroger
Sócio
Sócio
Mensagens: 1327
Registado: 09 ago 2007, 22:49
Localização: Cadaval

Re: Suntzu

Mensagem por Jollyroger »

[quote="Sujiro"]
aqui as Esposas/Namoradas São o aqrui-inimigo do nosso Hobby, mas é uma questão de tempo e compreendem que não é nada mal.

[/quote]

Então sou um gajo cheio de sorte, a minha mulher não só acha graça como tem sido a principal fornecedora de material. Neste Natal levei com um 10182, e uma 4996, e quando já estava radiante, apareceu um 7898. Comboios aliás são o tema favorito dela, tudo o que tenho (menos 3 locomotivas que comprei na S@H) foi oferta.
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por Conchas »

[quote="Jollyroger"]
[quote="Sujiro"]
aqui as Esposas/Namoradas São o aqrui-inimigo do nosso Hobby, mas é uma questão de tempo e compreendem que não é nada mal.

[/quote]

Então sou um gajo cheio de sorte, a minha mulher não só acha graça como tem sido a principal fornecedora de material. Neste Natal levei com um 10182, e uma 4996, e quando já estava radiante, apareceu um 7898. Comboios aliás são o tema favorito dela, tudo o que tenho (menos 3 locomotivas que comprei na S@H) foi oferta.

[/quote]

És realmente um sortudo! :)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por Suntzu »

Hoje fui ao Colombo e lembrei-me de ir comprar um technic qq para "abate" ou para sacar peças. Não havia nem no TRU nem no continente...  :(

Acabei por comprar um livro na fnac para ler esta tarde ( tou de férias forçadas)

Queria arranjar um sistema que permita rodar a cabine da escavadora quando o sistema está em ponto morto. Mas faltam-me peças  :( :( :( :( :(

Vou ler um pouco tb faz bem! ;D
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por AVCampos »

Nesta página é descrito como se pode fazer a rotação manual da cabina usando o farol de cima; talvez dê para adaptar isso para usar um motor.
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1141
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por Mortymore »

[quote="AVCampos"]
Nesta página é descrito como se pode fazer a rotação manual da cabina usando o farol de cima; talvez dê para adaptar isso para usar um motor.
[/quote]

Está bem pensado... embora a cabine gire com a ponta de um dedo aplicado num canto qualquer,.
Fazer isso não será tanto pelo aspecto funcional, mas mais para dizer que se está a fazer girar a cabine á conta um sistema mecânico mais XPTO.

Quanto á motorização da rotação da cabine, se o motor que a fará girar, for para ser aplicado na parte de baixo (no bloco das lagartas) então tem que se virar a turn-table ao contrário relativamente ao que está exposto no livro de instruções. Como espero conseguir colocar o motor para esse fim, junto a um dos outros destinados á tracção, já tenho isso montado ao contrário, porque para o fazer ainda se tem que escangalhar um bocado a escavadora porque toda a cabine assenta nessa peça.
Vi na net um MOD em que o autor colocou a caixa de pilhas na zona da cabine, atrás, e agradou-me a ideia que terei que experimentar. É capaz de funcionar bem a fazer contrapeso, mas não sei se sem carga e com o braço recolhido, não desequilibrará um pouco a escavadora. Repara que o MOD desse indivíduo para resultar como ele o apresenta, teve que ver alargada pelo menos a base da escavadora, pois no formato original não cabem lado a lado 2 motores XL como ele os colocou.

Bom trabalho e um óptimo 2009 para todos.  :fixe:

Abraço
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por Conchas »

Algum tempo me levou de facto a mim, a perceber que tinha de virar a turn-able ao contrário, exactamente porque começei por colocar o motor destinado a esta função junto do drive train... :(

Agora acho que é melhor colocar o motor em cima, junto dos outros dois para motorizar os movimentos do braço.
Isto porque se a caixa de pilhas estiver em baixo, e o receptor IR em cima (onde existe mais espaço), empre são menos extension wires e cabos a passar atraves da turnable. Eles passar, passam todos com jeitinho. Mas fica tudo muito denso e tantos cabos acabam por dificultar um pouco a rotaçao.

Infelizmente, nunca cheguei a tirar fotografias decentes qe documentem conveniemetemente este meu trabalho.
No entanto ainda está tudo montado, à espera do 2º round alterações com a nova disposição dos motores.
A ver se não me esqueço de fotografar, qd for a hora de desmontar...

Ou então como comprei várias destas Excavadoras, sempre podia montar outra com os métodos alternativos. Seriam era necessários, mais cinco motores, três receptores e uns quantos extension wires...
Acho que não vou por aí. ;)

[align=center][img width=800]http://lh5.ggpht.com/_MBEVlUMi9kI/SPzHr ... %20MOD.JPG[/img][/align]

PS: Vê lá se reconheces os elásticos ;D
Última edição por Conchas em 31 dez 2008, 14:06, editado 1 vez no total.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por Suntzu »

A ideia era aproveitar o ponto morto do motor actual para girar a cabine. É perfeitamente possível mas preciso de peças.

Isso dá-me cabo da cabeça não ter peças para o que quero... :notcool:
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por Suntzu »

[quote="Mortymore"]

Vi na net um MOD em que o autor colocou a caixa de pilhas na zona da cabine,
Abraço
[/quote]

Imagina o castigo que é para mudar as pilhas , já viste?  ;D
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1141
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Re: Suntzu - Santos

Mensagem por Mortymore »

A tua experiência vale mais que as minhas teorias.

Permitam-me só que justifique a minha ideia.
O que liga á caixa de pilhas, são os receptores IV. A ideia é que estes fiquem no topo da escavadora, se não fosse por falta de espaço para os colocar noutro local, seria pelo menos porque aí haveria melhor recepção de sinal. Se são os receptores que ligam á caixa de pilhas, então parece-me conveniente que fiquem próximo dela e não teremos estas ligações a passar de cima para baixo, caso aí ficassem as pilhas.
O que vai ligar aos receptores, são naturalmente os motores. Os 2 motores necessários para movimentar o braço da escavadora ficam também na parte de cima. Por isso restam-nos os 3 motores, 2 de tracção e o que vai rodar a cabine, o que implica que teremos a passar pelo interior da turn-table "apenas" os 3 cabos destes motores.

O que suponho se terá que fazer caso a caixa de pilhas fique em baixo, é usar um pole reverser para levar a energia da parte de baixo, para a cabine, e ao pole reverser ligarão então os receptores IV. Acontece que como teremos sempre 2 motores para tracção na parte de baixo, acabamos por ter na mesma 3 cabos a passar pelo centro da turn-table, e temos que usar um pole reverser extra, ou um cabo de extensão, se bem que o pole reverser creio que permitira ligar e desligar a energia de forma mais prática, porque o botão na caixa de pilhas, atravancada por baixo da escavadora equipada com motores para tracção, talvez não fique muito acessível.

Acho que grosso modo serão estas as 2 alternativas, só talvez se possa optar ainda na 1ª que expus, por colocar também o motor para girar a cabine na parte de cima, mas acho que ela já vai estar suficientemente povoada com 3 receptores IV, caixa de pilhas e 2 motores M. Adicionar-lhe  mais 1 M para a rotação da cabine?... Parece-me ginástica a mais, mantendo mais stud menos stud as dimensões originais da escavadora.

Abraço

PS:

[quote="Suntzu"]
Imagina o castigo que é para mudar as pilhas , já viste?  ;D
[/quote]

Depende de como for fixa a caixa de pilhas á estrutura. Não me dei ao trabalho de pensar o que é que teria que ser removido no caso do MOD que falei, mas isso pode certamente ser melhorado.
Por outro lado, não sei até que ponto fica mais fácil tirar a caixa da parte de baixo, considerando o arranjo que os cabos e demais peças têm que levar após a escadora levar a tralha toda que estamos a considerar colocar-lhe. É que para lhe meter apenas 1 motor como sugerido pela LEGO, a coisa é fácil, mas é muito diferente ter que fazer passar 3 cabos pela turn-table e ter lá ainda 2 motores mais peças extra, porque remover a caixa de pilhas pode depois significar trabalho acrescido a rearranjar os cabos que pode revelar-se uma tarefa ainda mais complexa que remover algumas peças da traseira da escavadora.

Mas a isto só quem já fez esse trabalho, como o Conchas, poderá dar uma resposta válida.

Podes sempre adaptar ou fazer um carregador de pilhas, com uma ficha PF, que ligarás á caixa de pilhas, que conterá naturalmente pilhas recarregáveis. Assim nunca necessitarás de remover as pilhas da caixa pelo menos até findar a vida útil das mesmas.
Contudo é preciso não esquecer que as pilhas estarão em série dentro da caixa, e que os carregadores tradicionais fazem a carga pilha a pilha. Teria que ser usado um carregador mais ao estilo dos usados em radio modelismo.
   ;)
Última edição por Mortymore em 31 dez 2008, 14:38, editado 1 vez no total.
Responder