Lavar mais branco é que não!

Outros temas LEGO que não se enquadrem nas secções anteriores.
Avatar do Utilizador
OGEL
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 353
Registado: 20 dez 2008, 12:50

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por OGEL »

Andei a tentar o branqueamento de peças brancas, azuis e old grey, mas não fiquei satisfeito com os resultados.

Utilizei apenas peróxido de hidrogénio=água oxigenada, e deixei as peças (separadas por cores) dentro de frascos de vidro (tapados) durante 1 semana. É verdade que algumas peças brancas ficaram um pouco melhores, mas nenhuma ficou branca, branca...

Pesquisei nos sites referidos neste post, e parece que o processo não é bem assim. Segundo percebi, tem que se fazer uma mistura de 1 litro de água oxigenada com uma colher de sopa de um "oxi" - suponho que seja dos tais oxi action, mas não tenho a certeza. Depois mergulham-se as peças nessa solução e ilumina-se o recipiente com uma luz UV ou coloca-se ao sol. Isto será apenas para acelarar o processo, que segundo dizem, em apenas 2 horas, transforma o amarelado das peças (brancas) num branco imaculado...

Será que alguém já tentou este processo com sucesso?

E será que alguém que perceba de química pode confirmar-me esta tal proporção de 1 litro de água oxigenada + 1 colher de sopa de gel oxi action?

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por AVCampos »

Estás a misturar dois métodos diferentes!

Um é o da lixívia "oxi", que implica usar um modelo suave, e deixar não necessariamente ao sol. Outro é o do peróxido de hidrogénio, que implica usar uma concentração tanto mais alta quanto rápido se quer o resultado, e deixar ao sol.
Avatar do Utilizador
OGEL
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 353
Registado: 20 dez 2008, 12:50

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por OGEL »

[quote="AVCampos"]
Estás a misturar dois métodos diferentes!

Um é o da lixívia "oxi", que implica usar um modelo suave, e deixar não necessariamente ao sol. Outro é o do peróxido de hidrogénio, que implica usar uma concentração tanto mais alta quanto rápido se quer o resultado, e deixar ao sol.
[/quote]

Será que são mesmo dois métodos?? Não foi o que me pareceu... mas...

“The problem was finally cracked in late July 2008 with a mixture of hydrogen peroxide, a small amount of an “Oxy” laundry booster as a catalyst and a UV lamp; we believed that this could do the job in hours instead of days. Proof of this concept was demonstrated on EAB by Tonyyeb from Hull, UK, Chiark from Leeds, UK and myself. The original test I did as proof of concept took two hours, as opposed to up to the five days it took for the original tests at CBM and a1k.org. We were on to something!!

in http://retr0bright.wikispaces.com/
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por AVCampos »

Ah, não conhecia esse método! Até agora só tínhamos discutido aqui os dois métodos separadamente.
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por csiquet »

[quote="Conchas"]
Bem... eu tenho ali umas coisas de molho, desde o início de  Agosto, à espera de tempo para as tirar do frasco, lavar, secar, arrumar, etc...
Estão mais branquinhas que eu sei lá (excepto as que eram de cor). Não tarda ficam transparentes... :P
[/quote]

Bem, não vale a pena guardar isto durante meses porque a água oxigenada vai perdendo o oxigénio até só ficar com ... água.
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por csiquet »

[quote="csiquet"]
[quote="gads"]
A solução parece estar em usar peróxido de hidrogénio...
Para os leigos em quimica como eu, alguém sabe onde se pode arranjar disto?
[/quote]

peróxido de hidrogénio=água oxigenada=H2O2
Compra-se em farmácia a diferentes concentrações.
Já escrivi uns posts sobre isso...

Por acaso, penso retomar as experiências de "branqueamento" das peças.
As peças brancas deram bons resultados, penso tentar com as azuis.
[/quote]

Mais vale tarde do que nunca.
O regresso dos testes.  8)

Querendo dar uma nova juventude às minhas peças velhas, testei rapidamente outras cores.
Coloquei as peças testes num saco de plástico (saco de congelação Continente) fechado com água oxigenada (peróxido de hidrogénio) 30 vol. e deixei tudo debaixo do sol durante 3-4 horas.
Comecei com as peças azuis e depois troquei pelas cinzentas mas sem mudar o reagente.
Ainda testei a estabilidade de uma plate 2x4 clear e fiquei convencido que podia testar peças mais valiosas.

AZUL - antes e depois
Imagem
Imagem

CINZENTO - antes e depois
Imagem
Imagem

Cuidado com água oxigenada concentrada. Queimei-me mas fiquei bom depois de umas horas.
Imagem

Conclusões
  • Até agora, as peças brancas, azuis e cinzentas deram resultados muito bons. A recuperação das peças foi muito satisfactoria mas ainda não aconcelho a mistura das cores (não foi testado)
  • O processo é bastante rápido e o reagente pode ser utilizado várias vezes (até que ponto?)
  • A natureza do recipiente de reacção (vidro ou plástico) parece não ter influença
Avatar do Utilizador
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1306
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Localização: Dinamarca
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Cassiebsg »

Obrigado pelas experiências.  :fixe:
Agora só tenho que descobrir que nome que isso tem em dinamarquês e onde se compra.  :whistle:
There are those who believe that life here began out there...
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por AVCampos »

[quote="Cassiebsg"]
Agora só tenho que descobrir que nome que isso tem em dinamarquês[/quote]
Em situações como essa, procuro o artigo da Wikipedia daquilo que quero na língua em que sei como se chama, e clico na versão da língua de destino: Brintoverilte. ;)
Avatar do Utilizador
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1306
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Localização: Dinamarca
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Cassiebsg »

Ah, obrigado. :fixe:
Nunca mais me lembrei de pesquizar...  :-[
There are those who believe that life here began out there...
Avatar do Utilizador
Free Your Mind
Jr. Member
Jr. Member
Mensagens: 64
Registado: 28 jun 2010, 22:55
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Free Your Mind »

Já estive a ler por alto este tópico inteiro, mas queria perguntar qual será o melhor método para peças impressas? H2O2?
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por AVCampos »

Pelo que vi em Transformers, o H2O2 é inofensivo para elas. :fixe: Mas é claro, tanto o plástico como as tintas podem ser diferentes.
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Conchas »

Nos casos de peças impressas que testei, a impressão não foi afectada. :fixe:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Free Your Mind
Jr. Member
Jr. Member
Mensagens: 64
Registado: 28 jun 2010, 22:55
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Free Your Mind »

Eu já estive a experimentar com blocos normais.
Deixei-os numa tijela fechada ao sol com H2O2 de 10 vol (foi o único que se arranjou), durante uma semana. Ficaram bastante bons  :expectation:
Agora queria renovar um set 6463 em que o torso da minifig ficou com a marca do capacete  :notcool:. Como se trata de uma peça impressa gostava de ter mais cuidado e saber o tempo em que deve estar de molho.
Avatar do Utilizador
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2089
Registado: 20 jun 2006, 04:39
Localização: Porto

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por BionicDroid »

[quote="Free Your Mind"]
Eu já estive a experimentar com blocos normais.
Deixei-os numa tijela fechada ao sol com H2O2 de 10 vol (foi o único que se arranjou), durante uma semana. Ficaram bastante bons  :expectation:
Agora queria renovar um set 6463 em que o torso da minifig ficou com a marca do capacete  :notcool:. Como se trata de uma peça impressa gostava de ter mais cuidado e saber o tempo em que deve estar de molho.
[/quote]
Se poderes coloca fotos para vermos o teu resultado.  :fixe:
Carlos Ribeiro
Avatar do Utilizador
Free Your Mind
Jr. Member
Jr. Member
Mensagens: 64
Registado: 28 jun 2010, 22:55
Contacto:

Re: Lavar mais branco é que não!

Mensagem por Free Your Mind »

Os blocos já limpos e brancos  :clapping: . Ao vivo vê-se que não são novos mas a diferença é pouca:

Imagem

Aqui em comparação com outro no estado em que estavam:

Imagem

E aqui a comparação velho-renovado-novo:

Imagem

E a situação do astronauta:  :notcool:

Imagem
Imagem
Imagem
Responder