Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por AVCampos »

Com vista a incentivar a criação de MOCs para aparecer na BRInCKa, resolvi pôr por palavras e bonecos o pouco conhecimento teórico que tenho acerca deste tipo de MOCs... :)

Primeiro que tudo, há-que lembrar sempre que é preciso reforçar tudo! Ao contrário dos sets de exposição, este tipo de MOCs vai andar aos trambolhões. Portanto, qualquer hipótese que o MOC tenha de se desmanchar vai ocorrer mais cedo ou mais tarde.

Depois, há o princípio KISS: keep it simple, stupid! :D Simplificar os mecanismos o mais possível, para minimizar os pontos em que o Murphy há-de meter a mão e contribuir para a robustez que já descrevi.

Na medida do possível, convém usar engrenagens "double bevel" (ao fundo na imagem), que são as que mais se vêm nos sets Technic recentes. As antigas (em primeiro plano na imagem) têm dentes muito mais frágeis, e, com acelerações e travagens, também têm tendência a saltar dentes e "arranhar". Quem ouviu o meu TB1 a andar na Lourinhã '09 sabe do que falo. :-X Para ser impossível saltar dentes, pode-se usar knob wheels como a meio na imagem. São excelentes para transmitir muita força, mas também impõem muito atrito e, tendo uma área de contacto entre elas muito grande, desgastam-se bastante.
[align=center]Imagem[/align]

Portanto, idealmente o melhor é não ter mesmo engrenagens! Fica um mecanismo mais simples (e robusto), que não sofre tanto desgaste. Por isso é que, no TB3 e no TB4, liguei directamente os motores às lagartas. A desvantagem é que é mais difícil afinar a velocidade pretendida: é preciso ter em conta a velocidade do motor e o diâmetro das rodas a que ele liga. No caso particular do TechBall, há outra limitação: como o MOC não deve ultrapassar 20 studs de largura e os motores ficam costas-com-costas, não sobra muita largura para as rodas.
[align=center]Imagem[/align]

Quanto ao Truck Trial, exactamente por causa da robustez, não recomendo usar suspensões de molas. Como a Jennifer Clark diz, para as velocidades que se atinge e a ausência de passageiros humanos, uma suspensão pendular é bem melhor. Como em princípio o eixo dianteiro já tem tracção e direcção, fazê-lo pendular poderá complicar o design... por isso a alternativa e "pendularizar" o eixo traseiro, que só tem tracção. Uma possibilidade que enjorquei é a seguinte. Há que reparar que, para se poder usar diferenciais, é essencial que todas as rodas assentem sempre! É aqui que a suspensão pendular ajuda bastante.
[align=center]Imagem[/align]

Não tendo peças especiais para tracção e direcção (como esta), pode-se à mesma construir um mecanismo de direcção que transmite movimento às rodas! Não fica tão compacto (e tem mais por onde avariar), mas quem não tem cão caça com gato. ;) Por acaso aconteceu este estrutura poder ser também pendular, se for montada de modo a articular sobre o eixo de tracção (atrás) e o de direcção (à frente)-
[align=center]Imagem[/align]

Quanto ao TechBall, pessoalmente, quando crio um veículo novo, começo sempre por colocar uma "baliza" quadrada com um espaço interno de 20x20 studs, dentro do qual vou desenvolvendo o MOC. Para mim esta é a regra mais limitativa do TechBall, e a que condiciona o resto.
[align=center]Imagem[/align]

Uma dica para o TechBall: para agarrar bem a bola, ajuda bastante o veículo ser em forma de U. Os componentes mecânicos e estruturais têm de ficar comprimidos à volta desse U e é mais complicado ter uma estrutura forte, mas assim a bola não se escapa tão facilmente. ;)
[align=center]Imagem[/align]

Qualquer dúvida, disponham! Estes exemplos são só ilustrativos e não os experimentei na prática, por isso é melhor não os usarem tal como estão. ;) Para além disso, não tenho experiência quase nenhuma nestas modalidades (só um pouco mais no TechBall), portanto estes conceitos podem na prática estar errados.
Última edição por AVCampos em 14 mai 2011, 14:02, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
ruialmeida
Sócio
Sócio
Mensagens: 4515
Registado: 20 fev 2007, 22:29
Localização: São Marcos (Cacem-Sintra)
Contacto:

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por ruialmeida »

:D bom conselho, e uma óptima ideia para quem quiser participar  :fixe:
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por Jorge Reis »

Muito bom, até dá vontade de fazer umas coisas destas... mas agora eu não posso estou a fazer outros projectos ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por AGarcia »

Excelentes dicas!
Gostei muito das explicações e ilustrações.  :clapping:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por Conchas »

Boas dicas Alexandre! :clapping: :fixe:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por PocasNuckie »

Não percebi um "pentelho" como dizia o amigo Catroga. Realmente Technic é muita complicado.

Prepara mas é um workshop "Live" para Tomar, que uma pessoa assim só não vai lá.  :(

Pocas
Imagem
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por AVCampos »

Também há um atalho bastante directo, mas que implica algum cuidado: usar um dos blocos de motores que vêm com o 8539. :fixe:
Mas, como ele tem 18 studs de largura, só sobra 1 de cada lado para ligar rodas ou o que seja.

Quanto a workshops, não me importava! Mas, à parte o TechBall, o meu conhecimento é só teórico, o que pode na prática implicar brutais calinadas. :-[
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1141
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por Mortymore »

De repente fiquei a pensar porque havariam de vir dicas de Star Wars para o Technic...

"...dicas vindas de Naboo..."  ::)

Só encontrei o que me parece ser 1 erro: "pendulzrizar" --> "pendularizar" (será?)

Depois a opção de usar o eixo de tracção e outro para direcção com eixo pendular... não me parece que fosse muito resistente. Só experimentando :-\

Obrigado pelas dicas, e pelo trabalhão que deves ter tido a fazer "bonecos".  :clapping:

Abraço
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por AVCampos »

[quote="Mortymore"]
Só encontrei o que me parece ser 1 erro: "pendulzrizar" --> "pendularizar" (será?)[/quote]
Oops! :-[ Corrigido.

[quote="Mortymore"]
Depois a opção de usar o eixo de tracção e outro para direcção com eixo pendular... não me parece que fosse muito resistente. Só experimentando :-\[/quote]
Claro! Por isso é que disse que isto eram só dicas, e a primeira de todas foi acerca da robustez. E também foi por causa disso que disse que era melhor "pendularizar" o eixo traseiro em vez do dianteiro. ;)
Avatar do Utilizador
Ghé
Sócio
Sócio
Mensagens: 1000
Registado: 23 mai 2009, 17:31

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por Ghé »

há anos que vendo nabos e nunca tinha aprendido seja lá o que for com eles  :jump: 

realmente há uma primeira vez para tudo  :whistle:
Sócio nr 89 (não exclusivo)
sempre a escrever com a mesma forma de escrita, gramática e coerente nos erros de português, post após post...
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por JMCampos »

[quote="Ghé"]
há anos que vendo nabos e nunca tinha aprendido seja lá o que for com eles  :jump: 

realmente há uma primeira vez para tudo  :whistle:
[/quote]
Ahh... um fornecedor da Assembleia da República!
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por AGarcia »

Também sendo eu um nabo e, como as imagens valem por mil palavras, recorrendo ao brickshelf, exponho alguns exemplos relacionados com os motores...

...O que não se deve fazer:

[align=center]Imagem[/align]

[align=center]Imagem[/align]

...O que se deve fazer:

[align=center]Imagem[/align]

[align=center]Imagem[/align]

[align=center]Imagem[/align]

[align=center]Imagem[/align]

Espero que seja útil. :fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por AVCampos »

Não percebo o que há de errado na primeira imagem. ???
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por AGarcia »

[quote="AVCampos"]
Não percebo o que há de errado na primeira imagem. ???
[/quote]

A knob wheel está encostada ao motor sem nada a separar e isso é de evitar. É o que sub-entendo pelas imagens e também já li sobre isso algures (não me recordo onde)
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial

Mensagem por AVCampos »

Foi-me pedido há algum tempo, e só agora combinou-se lembrar-me e poder tratar disso... estão aqui ficheiros LDraw dos 4 primeiros veículos de TechBall que inventei, mais uma "versão zero" que não saiu do CAD porque na altura não tinha peças sutdless suficientes em vermelho. ::)

TB0
TB1
TB2
TB3
TB4

Os desenhos foram feitos como esboços antes da construção física, portanto não estão muito polidos e podem ter falhas nas quais só reparei aquando da passagem para o ABS: ou seja, forneço-os "as is" e é melhor não os tomarem à risca. Seja como for, espero que possam servir de inspiração às vossas criações! :fixe:

Já agora, para instalar o LDraw para poder ver os modelos, este tutorial rápido pode ser uma ajuda. ;)
Responder