Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
Com vista a incentivar a criação de MOCs para aparecer na BRInCKa, resolvi pôr por palavras e bonecos o pouco conhecimento teórico que tenho acerca deste tipo de MOCs...
Primeiro que tudo, há-que lembrar sempre que é preciso reforçar tudo! Ao contrário dos sets de exposição, este tipo de MOCs vai andar aos trambolhões. Portanto, qualquer hipótese que o MOC tenha de se desmanchar vai ocorrer mais cedo ou mais tarde.
Depois, há o princípio KISS: keep it simple, stupid! Simplificar os mecanismos o mais possível, para minimizar os pontos em que o Murphy há-de meter a mão e contribuir para a robustez que já descrevi.
Na medida do possível, convém usar engrenagens "double bevel" (ao fundo na imagem), que são as que mais se vêm nos sets Technic recentes. As antigas (em primeiro plano na imagem) têm dentes muito mais frágeis, e, com acelerações e travagens, também têm tendência a saltar dentes e "arranhar". Quem ouviu o meu TB1 a andar na Lourinhã '09 sabe do que falo. Para ser impossível saltar dentes, pode-se usar knob wheels como a meio na imagem. São excelentes para transmitir muita força, mas também impõem muito atrito e, tendo uma área de contacto entre elas muito grande, desgastam-se bastante.
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Portanto, idealmente o melhor é não ter mesmo engrenagens! Fica um mecanismo mais simples (e robusto), que não sofre tanto desgaste. Por isso é que, no TB3 e no TB4, liguei directamente os motores às lagartas. A desvantagem é que é mais difícil afinar a velocidade pretendida: é preciso ter em conta a velocidade do motor e o diâmetro das rodas a que ele liga. No caso particular do TechBall, há outra limitação: como o MOC não deve ultrapassar 20 studs de largura e os motores ficam costas-com-costas, não sobra muita largura para as rodas.
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Quanto ao Truck Trial, exactamente por causa da robustez, não recomendo usar suspensões de molas. Como a Jennifer Clark diz, para as velocidades que se atinge e a ausência de passageiros humanos, uma suspensão pendular é bem melhor. Como em princípio o eixo dianteiro já tem tracção e direcção, fazê-lo pendular poderá complicar o design... por isso a alternativa e "pendularizar" o eixo traseiro, que só tem tracção. Uma possibilidade que enjorquei é a seguinte. Há que reparar que, para se poder usar diferenciais, é essencial que todas as rodas assentem sempre! É aqui que a suspensão pendular ajuda bastante.
[align=center][/align]
Não tendo peças especiais para tracção e direcção (como esta), pode-se à mesma construir um mecanismo de direcção que transmite movimento às rodas! Não fica tão compacto (e tem mais por onde avariar), mas quem não tem cão caça com gato. Por acaso aconteceu este estrutura poder ser também pendular, se for montada de modo a articular sobre o eixo de tracção (atrás) e o de direcção (à frente)-
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Quanto ao TechBall, pessoalmente, quando crio um veículo novo, começo sempre por colocar uma "baliza" quadrada com um espaço interno de 20x20 studs, dentro do qual vou desenvolvendo o MOC. Para mim esta é a regra mais limitativa do TechBall, e a que condiciona o resto.
[align=center][/align]
Uma dica para o TechBall: para agarrar bem a bola, ajuda bastante o veículo ser em forma de U. Os componentes mecânicos e estruturais têm de ficar comprimidos à volta desse U e é mais complicado ter uma estrutura forte, mas assim a bola não se escapa tão facilmente.
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Qualquer dúvida, disponham! Estes exemplos são só ilustrativos e não os experimentei na prática, por isso é melhor não os usarem tal como estão. Para além disso, não tenho experiência quase nenhuma nestas modalidades (só um pouco mais no TechBall), portanto estes conceitos podem na prática estar errados.
Primeiro que tudo, há-que lembrar sempre que é preciso reforçar tudo! Ao contrário dos sets de exposição, este tipo de MOCs vai andar aos trambolhões. Portanto, qualquer hipótese que o MOC tenha de se desmanchar vai ocorrer mais cedo ou mais tarde.
Depois, há o princípio KISS: keep it simple, stupid! Simplificar os mecanismos o mais possível, para minimizar os pontos em que o Murphy há-de meter a mão e contribuir para a robustez que já descrevi.
Na medida do possível, convém usar engrenagens "double bevel" (ao fundo na imagem), que são as que mais se vêm nos sets Technic recentes. As antigas (em primeiro plano na imagem) têm dentes muito mais frágeis, e, com acelerações e travagens, também têm tendência a saltar dentes e "arranhar". Quem ouviu o meu TB1 a andar na Lourinhã '09 sabe do que falo. Para ser impossível saltar dentes, pode-se usar knob wheels como a meio na imagem. São excelentes para transmitir muita força, mas também impõem muito atrito e, tendo uma área de contacto entre elas muito grande, desgastam-se bastante.
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Portanto, idealmente o melhor é não ter mesmo engrenagens! Fica um mecanismo mais simples (e robusto), que não sofre tanto desgaste. Por isso é que, no TB3 e no TB4, liguei directamente os motores às lagartas. A desvantagem é que é mais difícil afinar a velocidade pretendida: é preciso ter em conta a velocidade do motor e o diâmetro das rodas a que ele liga. No caso particular do TechBall, há outra limitação: como o MOC não deve ultrapassar 20 studs de largura e os motores ficam costas-com-costas, não sobra muita largura para as rodas.
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Quanto ao Truck Trial, exactamente por causa da robustez, não recomendo usar suspensões de molas. Como a Jennifer Clark diz, para as velocidades que se atinge e a ausência de passageiros humanos, uma suspensão pendular é bem melhor. Como em princípio o eixo dianteiro já tem tracção e direcção, fazê-lo pendular poderá complicar o design... por isso a alternativa e "pendularizar" o eixo traseiro, que só tem tracção. Uma possibilidade que enjorquei é a seguinte. Há que reparar que, para se poder usar diferenciais, é essencial que todas as rodas assentem sempre! É aqui que a suspensão pendular ajuda bastante.
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Não tendo peças especiais para tracção e direcção (como esta), pode-se à mesma construir um mecanismo de direcção que transmite movimento às rodas! Não fica tão compacto (e tem mais por onde avariar), mas quem não tem cão caça com gato. Por acaso aconteceu este estrutura poder ser também pendular, se for montada de modo a articular sobre o eixo de tracção (atrás) e o de direcção (à frente)-
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Quanto ao TechBall, pessoalmente, quando crio um veículo novo, começo sempre por colocar uma "baliza" quadrada com um espaço interno de 20x20 studs, dentro do qual vou desenvolvendo o MOC. Para mim esta é a regra mais limitativa do TechBall, e a que condiciona o resto.
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Uma dica para o TechBall: para agarrar bem a bola, ajuda bastante o veículo ser em forma de U. Os componentes mecânicos e estruturais têm de ficar comprimidos à volta desse U e é mais complicado ter uma estrutura forte, mas assim a bola não se escapa tão facilmente.
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Qualquer dúvida, disponham! Estes exemplos são só ilustrativos e não os experimentei na prática, por isso é melhor não os usarem tal como estão. Para além disso, não tenho experiência quase nenhuma nestas modalidades (só um pouco mais no TechBall), portanto estes conceitos podem na prática estar errados.
Última edição por AVCampos em 14 mai 2011, 14:02, editado 1 vez no total.
- ruialmeida
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Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
bom conselho, e uma óptima ideia para quem quiser participar
- Jorge Reis
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Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
Muito bom, até dá vontade de fazer umas coisas destas... mas agora eu não posso estou a fazer outros projectos
Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
Excelentes dicas!
Gostei muito das explicações e ilustrações.
Gostei muito das explicações e ilustrações.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
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Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
Boas dicas Alexandre!
FCorreia
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- PocasNuckie
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Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
Não percebi um "pentelho" como dizia o amigo Catroga. Realmente Technic é muita complicado.
Prepara mas é um workshop "Live" para Tomar, que uma pessoa assim só não vai lá.
Pocas
Prepara mas é um workshop "Live" para Tomar, que uma pessoa assim só não vai lá.
Pocas
Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
Também há um atalho bastante directo, mas que implica algum cuidado: usar um dos blocos de motores que vêm com o 8539.
Mas, como ele tem 18 studs de largura, só sobra 1 de cada lado para ligar rodas ou o que seja.
Quanto a workshops, não me importava! Mas, à parte o TechBall, o meu conhecimento é só teórico, o que pode na prática implicar brutais calinadas.
Mas, como ele tem 18 studs de largura, só sobra 1 de cada lado para ligar rodas ou o que seja.
Quanto a workshops, não me importava! Mas, à parte o TechBall, o meu conhecimento é só teórico, o que pode na prática implicar brutais calinadas.
Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
De repente fiquei a pensar porque havariam de vir dicas de Star Wars para o Technic...
"...dicas vindas de Naboo..."
Só encontrei o que me parece ser 1 erro: "pendulzrizar" --> "pendularizar" (será?)
Depois a opção de usar o eixo de tracção e outro para direcção com eixo pendular... não me parece que fosse muito resistente. Só experimentando
Obrigado pelas dicas, e pelo trabalhão que deves ter tido a fazer "bonecos".
Abraço
"...dicas vindas de Naboo..."
Só encontrei o que me parece ser 1 erro: "pendulzrizar" --> "pendularizar" (será?)
Depois a opção de usar o eixo de tracção e outro para direcção com eixo pendular... não me parece que fosse muito resistente. Só experimentando
Obrigado pelas dicas, e pelo trabalhão que deves ter tido a fazer "bonecos".
Abraço
Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
[quote="Mortymore"]
Só encontrei o que me parece ser 1 erro: "pendulzrizar" --> "pendularizar" (será?)[/quote]
Oops! Corrigido.
[quote="Mortymore"]
Depois a opção de usar o eixo de tracção e outro para direcção com eixo pendular... não me parece que fosse muito resistente. Só experimentando [/quote]
Claro! Por isso é que disse que isto eram só dicas, e a primeira de todas foi acerca da robustez. E também foi por causa disso que disse que era melhor "pendularizar" o eixo traseiro em vez do dianteiro.
Só encontrei o que me parece ser 1 erro: "pendulzrizar" --> "pendularizar" (será?)[/quote]
Oops! Corrigido.
[quote="Mortymore"]
Depois a opção de usar o eixo de tracção e outro para direcção com eixo pendular... não me parece que fosse muito resistente. Só experimentando [/quote]
Claro! Por isso é que disse que isto eram só dicas, e a primeira de todas foi acerca da robustez. E também foi por causa disso que disse que era melhor "pendularizar" o eixo traseiro em vez do dianteiro.
Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
há anos que vendo nabos e nunca tinha aprendido seja lá o que for com eles
realmente há uma primeira vez para tudo
realmente há uma primeira vez para tudo
Sócio nr 89 (não exclusivo)
sempre a escrever com a mesma forma de escrita, gramática e coerente nos erros de português, post após post...
sempre a escrever com a mesma forma de escrita, gramática e coerente nos erros de português, post após post...
Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
[quote="Ghé"]
há anos que vendo nabos e nunca tinha aprendido seja lá o que for com eles
realmente há uma primeira vez para tudo
[/quote]
Ahh... um fornecedor da Assembleia da República!
há anos que vendo nabos e nunca tinha aprendido seja lá o que for com eles
realmente há uma primeira vez para tudo
[/quote]
Ahh... um fornecedor da Assembleia da República!
#EuCáNãoUsoHashtags
Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
Também sendo eu um nabo e, como as imagens valem por mil palavras, recorrendo ao brickshelf, exponho alguns exemplos relacionados com os motores...
...O que não se deve fazer:
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...O que se deve fazer:
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Espero que seja útil.
...O que não se deve fazer:
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...O que se deve fazer:
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Espero que seja útil.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
Não percebo o que há de errado na primeira imagem.
Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
[quote="AVCampos"]
Não percebo o que há de errado na primeira imagem.
[/quote]
A knob wheel está encostada ao motor sem nada a separar e isso é de evitar. É o que sub-entendo pelas imagens e também já li sobre isso algures (não me recordo onde)
Não percebo o que há de errado na primeira imagem.
[/quote]
A knob wheel está encostada ao motor sem nada a separar e isso é de evitar. É o que sub-entendo pelas imagens e também já li sobre isso algures (não me recordo onde)
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Re: Dicas vindas dum nabo para TechBall e Truck Trial
Foi-me pedido há algum tempo, e só agora combinou-se lembrar-me e poder tratar disso... estão aqui ficheiros LDraw dos 4 primeiros veículos de TechBall que inventei, mais uma "versão zero" que não saiu do CAD porque na altura não tinha peças sutdless suficientes em vermelho.
TB0
TB1
TB2
TB3
TB4
Os desenhos foram feitos como esboços antes da construção física, portanto não estão muito polidos e podem ter falhas nas quais só reparei aquando da passagem para o ABS: ou seja, forneço-os "as is" e é melhor não os tomarem à risca. Seja como for, espero que possam servir de inspiração às vossas criações!
Já agora, para instalar o LDraw para poder ver os modelos, este tutorial rápido pode ser uma ajuda.
TB0
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TB3
TB4
Os desenhos foram feitos como esboços antes da construção física, portanto não estão muito polidos e podem ter falhas nas quais só reparei aquando da passagem para o ABS: ou seja, forneço-os "as is" e é melhor não os tomarem à risca. Seja como for, espero que possam servir de inspiração às vossas criações!
Já agora, para instalar o LDraw para poder ver os modelos, este tutorial rápido pode ser uma ajuda.