Powered Up Train

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Responder
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Powered Up Train

Mensagem por AGarcia »

Como o @CyberX já referiu noutro tópico, tenho andado a fazer experiências com o novo sistema Powered Up.

A minha ideia é a de criar um sistema de ponto a ponto, para evitar os nada realistas, sistemas circulares, ou de circuito fechado, com um comboio de passageiros a ir do ponto A, podendo efetuar paragens pelo meio, ao ponto B, podendo depois fazer o percurso no sentido inverso.

Juntamente com a nova App, na sua versão 2.1.0, a qual permite a criação de sequências.
Neste exemplo, estou a usar um sensor de cor que, em função da cor que encontrar, pode reagir de várias maneiras.



É um sistema com muitas possibilidades, mas ainda com muitas limitações:
- Não permite controlar mais que um HUB ao mesmo tempo;
- O sensor de cor nem sempre consegue ler a cor correta, no video, estão baseplates debaixo da linha, precisamente porque diretamente na superficie branca, tinha demasiados erros de leitura;
- O comboio não pode ir a uma velocidade muito elevada, senão o sensor de cor nem deteta a cor. No caso do video está a 40% da velocidade máxima, mais do que isso e nem sempre consegue detetar as tiles;
- A app não bloqueia o ecrã para ficar sempre ligado, isto quer dizer que ao fim do tempo pré-definido que o tablet/smartphone tenha, para ficar "offline" e deixa de comunicar com o hub... se o comboio na altura estiver a andar...
:fixe:
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Powered Up Train

Mensagem por CyberX »

Está muito bem, senhor programador! :clapping:

Um passarinho disse-me que a questão dos vários hubs está para "breve". Atenção que "breve" para programadores Microsoft pode ser apenas um pouco antes do Inferno gelar.

Para aumentares a velocidade, se tiveres espaço, poces dispor uma fila de tiles ao longo da linha em vez de um apenas... o comboio vai mais rápido mas passa mais tempo sobre a nova cor. Não é muito prático mas sempre é uma alternativa,

O problema do bloqueio do ecran já foi reportado várias vezes. Não percebo como é que ainda não foi resolvido. Experimenta falar disso no Facebook do Powered Up, mesmo que não haja resolução há lá LEGO-men a ver e pode ser que façam pressão interna.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Powered Up Train

Mensagem por AGarcia »

CyberX Escreveu: 12 mai 2019, 09:44 Está muito bem, senhor programador! :clapping:
Estou a aprender contigo, claro!
CyberX Escreveu: 12 mai 2019, 09:44 Um passarinho disse-me que a questão dos vários hubs está para "breve". Atenção que "breve" para programadores Microsoft pode ser apenas um pouco antes do Inferno gelar.
Outra coisa não seria de esperar, até pelo novo set technic que irá sair, ou espero que venha a sair...
CyberX Escreveu: 12 mai 2019, 09:44 Para aumentares a velocidade, se tiveres espaço, poces dispor uma fila de tiles ao longo da linha em vez de um apenas... o comboio vai mais rápido mas passa mais tempo sobre a nova cor. Não é muito prático mas sempre é uma alternativa,
Posteriormente ao video, cheguei a colocar 3 tiles de cada cor, mas espaçados à mesma e continuava a falhar sempre que aumentava a velocidade. Hei-de experimentar com 3/4 tiles todos seguidos, a ver se melhora.
CyberX Escreveu: 12 mai 2019, 09:44 O problema do bloqueio do ecran já foi reportado várias vezes. Não percebo como é que ainda não foi resolvido. Experimenta falar disso no Facebook do Powered Up, mesmo que não haja resolução há lá LEGO-men a ver e pode ser que façam pressão interna.
Hei-de fazer isso!
:fixe:
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Powered Up Train

Mensagem por gads »

Muito fixe esta experiência! :clapping:
a sugestão que tinha para tentares resolver a questão do comboio não detectar a cor do Tile já o @CyberX a mencionou...
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Powered Up Train

Mensagem por Jorge Reis »

Está muito fixe, como já disse no Facebook.

Explica lá melhor porque é que também usas uma caixa de pilhas ou bateria extra. O HuB já tem pilhas!

Já experimentaste fazer uma leitura lateral? E não para baixo.
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Powered Up Train

Mensagem por AGarcia »

Jorge Reis Escreveu: 12 mai 2019, 13:58 Está muito fixe, como já disse no Facebook.
Em duplicado sim, já vi!
Jorge Reis Escreveu: 12 mai 2019, 13:58 Explica lá melhor porque é que também usas uma caixa de pilhas ou bateria extra. O HuB já tem pilhas!
A bateria Power Function está a alimentar Leds que utilizei para iluminar a zona do sensor no sentido de melhorar a leitura do mesmo, no entanto é irrelevante.
Jorge Reis Escreveu: 12 mai 2019, 13:58 Já experimentaste fazer uma leitura lateral? E não para baixo.
Não me parece que seja boa ideia, mas se quiseres experimentar, estás à vontade.

:fixe:
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Powered Up Train

Mensagem por agadoijo »

Está muito fixe! :clapping: :clapping:
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Powered Up Train

Mensagem por CyberX »

No caso das velocidades maiores a leitura lateral até poderia funcionar se o comboio (ou pelo menos a locomotiva) fosse todo da mesma cor, funcionando da mesma maneira que um tile longo por baixo. Mas os comboios raramente têm cores uniformes (excepto os meus que são como os do senhor Ford, da cor que quiserem desde que seja preto).

Uma vantagem do tile por baixo é poder ser trocado ou poderem ser usados tiles de cores diferentes em pontos diferentes da linha e assim podemos modificar o comportamento do comboio _em_execução_ sem alterar nem o comboio nem o programa (à semelhança dos comboios DUPLO que trazem uns tabs coloridos para colocar nos carris - há uns anos não tenho a certeza se seriam por RFID e a cor interessava mas agora são garantidamente por cor, a locomotiva Powered Up DUPLO traz um sensor embutido).
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Powered Up Train

Mensagem por AGarcia »

Com o sensor lateralmente, é necessário ter o cuidado dos "sinais" ficarem todos do mesmo lado do sensor, se por acaso em qualquer parte do circuito, invertes a locomotiva, deixas de conseguir ler os mesmos, a menos que existam sinais de ambos os lados. Poderá também existir o risco de haver algum tipo de cenário que possa induzir em erro o sensor de cor. Talvez neste caso fosse melhor utilizar a distância, mas até aqui, pode ser induzido em erro.

Com o sensor virado para baixo, permite ficar com o sensor escondido e ter sempre a mesma distância para o "sinal" a ler. Evita também apanhar objectos com as mais variadas cores, reduzindo os erros de leitura. A quantidade de luz, também será mais uniforme ao longo do percurso.

E por último, é o mais parecido com a realidade, os comboios nacionais, utilizam um sistema chamado "Convel" que permite monitorizar as velocidades dos comboios, ficando o sensor, denominado de "baliza" entre os carris. Certamente, já devem ter reparado nuns quadrados amarelos entre os carris, é a tal baliza.

:fixe:
Avatar do Utilizador
hsousa
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registado: 15 abr 2019, 15:10

Re: Powered Up Train

Mensagem por hsousa »

Obrigado pelo vídeo e parabéns pelo excelente trabalho caríssimo Jorge, comecei nisto há pouco tempo e ainda há muita informação para assimilar, ando a ver os seus vídeos sobre como utilizar uma bateria Lipo recarregável com PUP e gostaria de fazer o mesmo, existe algum tutorial DYI para os mais leigos?

Um abraço e mais uma vez obrigado pelo excelente trabalho !
mono... mono... rail !
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Powered Up Train

Mensagem por CyberX »

Obrigado @hsousa mas este trabalho é todo do @AGarcia :)

No que diz respeito à bateria recarregável com PUp... é só mesmo para geeks-nerds-maluquinhos.
Mas pode ser que daqui a uns meses apareça uma alternativa mais razoável, haja tempo meu e dos outros 2 ou 3 hackers que já vi na net com ideias semelhantes. Mas eu não tenho impressora 3D, outros não têm acessibilidade às peças correctas de electrónica e todos andamos metidos em 500 coisas diferentes com continentes inteiros a separar-nos.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Powered Up Train

Mensagem por AVCampos »

Excelente, gosto de ver estas inovações! :clapping:

Os problemas do ecrã apagar-se e dos hubs múltiplos talvez se resolvam se usares um computador com este software. Experimentei com o meu portátil com BT 4.0 LE integrado e o B.A.T. Mobile e funciona (embora o tipo de controlo não seja adequado), não consegui foi ligar ao SBrick com que testei.
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Powered Up Train

Mensagem por AGarcia »

AVCampos Escreveu: 14 mai 2019, 17:34 Os problemas do ecrã apagar-se e dos hubs múltiplos talvez se resolvam se usares um computador com este software. Experimentei com o meu portátil com BT 4.0 LE integrado e o B.A.T. Mobile e funciona (embora o tipo de controlo não seja adequado), não consegui foi ligar ao SBrick com que testei.
Obrigado pela dica! Hei-de experimentar.

Neste caso as minhas experiências estão focadas no que se consegue fazer, usando a aplicação oficial da LEGO.
Mas já vi que terei de comprar um tablet já que o velhinho Nexus 7 não é compatível.
:fixe:
Responder