Ajuda para construir MOC

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
happyhippy
Newbie
Newbie
Registado: 09 mai 2019, 22:03

Ajuda para construir MOC

Mensagem por happyhippy » 13 jun 2019, 22:50

Meus estimados, sendo tão telegráfico quanto possível, sou de manifestar o meu interesse em replicar o MOC de um Lamborghini Countach à escala 1/17 (vide aqui: http://www.moc-pages.com/moc.php/279119). Neste caso, não estou interessado na transformação, apenas no formato carro. Ignoro o que significa SNOT...

Poderia tentar elaborar o projecto no LDD, já visionei alguns tutoriais no Youtube, no entanto, segundo o site BrickOwl, existirão mais de 3000 referências Lego, o que, para quem como eu, ainda não "trata por tu" estas coisas, seria um trabalho hercúleo procurar naquele software peça por peça para compor todo o "puzzle".

Entretanto comprei o Set de um Gallardo Polizia com dois desideratos, (i) construir o meu primeiro Lamborghini Lego e (ii) utilizar o seu livro de instruções como "guia", adaptando-o no possível para a construção de um Countach, no entanto, também aqui enfrento outro problema: efectuar o inventário identificando cada uma das peças do MOC referenciado supra, pelo nome e número de série para posterior aquisição.

Desta sorte, sou de perguntar se, pagando eu o competente serviço, porque entendo que, além do especial favor, há um laborioso trabalho requerido, alguém me poderia ajudar nesta labuta, sendo que o trabalho final não terá necessariamente que ser rigorosamente igual ao elaborado por aquele criador, se se considerar por exemplo que outras peças haverão que melhor poderão substituir as usadas...

Desde já grato pela vossa melhor deferência... e se ninguém manifestar disponibilidade, agradecido na mesma.

Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Re: Ajuda para construir MOC

Mensagem por Sujiro » 14 jun 2019, 17:01

Olá,

Antes de mais SNOT é o nome que se dá quando a construção é feita de forma que os pinos que dizem Lego fiquem para qualquer lado menos virados para cima, muitos dizem ser "técnica avançada" eu apenas penso ser uma forma de pensar de mente aberta e que uma peça noutra posições também dá para usar.

Quanto usar LDD, ninguém nasce ensinado, mas o mesmo é muito mas muito intuitivo, tens sempre os desenhos do tipo de peças como por exemplo rodas. no LDD é tal equal com peças reais, tentativa e erro, apenas não há é limite de peças.

A ideia dos MOCs é uma pessoa divertir-se a criar algo único, por vezes são precisas muitas horas, talvez não tenhas paciência para perder tanto tempo (não estou a julgar)

No entanto pesquisei no Google "Lego Lamborghini Countach instructions" e eis o primeiro resultado:
https://www.youtube.com/watch?v=Q3ef3Y5xrb0

happyhippy
Newbie
Newbie

Mensagem por happyhippy » 18 jun 2019, 22:06

Sujiro Escreveu:
14 jun 2019, 17:01
Olá,

Antes de mais SNOT é o nome que se dá quando a construção é feita de forma que os pinos que dizem Lego fiquem para qualquer lado menos virados para cima, muitos dizem ser "técnica avançada" eu apenas penso ser uma forma de pensar de mente aberta e que uma peça noutra posições também dá para usar.(1)

Quanto usar LDD, ninguém nasce ensinado, mas o mesmo é muito mas muito intuitivo, tens sempre os desenhos do tipo de peças como por exemplo rodas. no LDD é tal equal com peças reais, tentativa e erro, apenas não há é limite de peças. (2)

A ideia dos MOCs é uma pessoa divertir-se a criar algo único, por vezes são precisas muitas horas, talvez não tenhas paciência para perder tanto tempo (não estou a julgar)(3)

No entanto pesquisei no Google "Lego Lamborghini Countach instructions" e eis o primeiro resultado:
https://www.youtube.com/watch?v=Q3ef3Y5xrb0 (4)
Meu estimado, muito lhe agradeço pela sua oportuna e mui pertinente intervenção, relativamente à qual, sou de fazer os considerandos seguintes:

(1) Pese embora ainda não domine a linguagem "leguês", e portanto, enquanto leigo, pensava que poderia aquele acrónico referir-se à combinação dos tradicionais blocos com as peças technic, no entanto, "compro" as duas explicações...

(2) Acompanho-o nessa ideia, no entanto, assolam-me ainda muitas dúvidas, desde logo, ainda não percebi como estabelecer escalas ou usar medidas em centímetros ou milímetros. No entanto, o que "assusta" é a imensidão de diferentes peças, face ao desconhecimento de quem começa agora a lidar com as MOCs e à procura da peça desejada, qual "agulha no palheiro"...

(3) Também o acompanho aqui. Como já fui de salientar, já possuo um Gallardo Polizia, o qual, para a sua montagem, com início às 22h e com previsão muito optimista para umas 2h de entusiástica laboração, - e a seguir um livro de instruções, sublinhe-se - foi empreitada para durar até às 2h30 AM! Acresce que, depois da sua feitura (2018), já lhe fiz umas tantas modificações e que, sendo esta uma "réplica" da versão 2009, pretendo adquirir as necessárias peças para montar a versão 2003 deste mesmo modelo, sentindo-me habilitado e capaz para desenvolver as necessárias alterações...

(4) Irei certamente replicar essa peça, no entanto, o meu desiderato maior é a escala coleccionador 1/18, no caso dos Lego, 1/17.

Relativamente à primitiva MOC, o Countach SideSwipe, a olho, consigo "identificar" quase todas as peças da carroçaria (desconhecendo nome e nº série), consigo também perceber como colocar algumas das peças da carroçaria (parte que me interessa), o problema maior é "identificar" algumas das peças usadas como por exemplo nas tomadas de ar porteriores e como colocá~las naquela posição, entre alguns outros pormenores (julgo que é aqui que entra o processo SNOT)...

Imagem

happyhippy
Newbie
Newbie

Mensagem por happyhippy » 19 jun 2019, 12:47

Meus estimados, sou de regressar porquanto no dia de ontem olvidei abordar um pormenor. O autor deste MOC terá incorrido, voluntária ou involuntariamente num grosseiro erro, porquanto, em boa verdade, a mala frontal tem a abertura invertida. Para o meu caso, pretenderei que esta abra na posição correcta, albergando o pneu suplente...

Responder