d-legator - Luís

Para te dares a conhecer à comunidade deste fórum.
Responder
d-legator
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registado: 29 out 2019, 21:05

d-legator - Luís

Mensagem por d-legator »

Olá pessoal.
O meu nome é Luís Silva, tenho 32 anos e sou de Lisboa (não sou sócio da PLUG).

Registei-me aqui no fórum pois tive uns azares no meu anterior hobby que me fizeram ver as coisas sobre outra perspectiva (estou ainda a recuperar de um atropelamento enquanto andava de bike).

Sempre gostei de vários hobbies e agora estava a pensar dedicar-me ao Lego.
Não tenho base, não tenho conhecimentos e já nem sei onde andam os bricks de quando era puto.
O que me entusiasma na possibilidade do Lego como hobby são os MOCs com a introdução de sets temáticos.

Ainda ando meio perdido, sem saber por onde começar. Tenho basicamente um espaço de 114x95 para começar (creio que da bem para 3 baseplates por 2,5) do que vi... De resto, se me apontarem aí referências básicas de sites a ver, de coisas básicas a adquirir (orçamento limitado claro) e de ferramentas/apps já existentes e que sejam um must, agradeço.

Se não, também as vou encontrando com tempo.
Abraço e vemo-nos por aí
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: d-legator - Luís

Mensagem por AGarcia »

Olá Luis!

Não disseste quais são os teus temas preferidos, mas vou dar umas sugestões:

Tens o Brickset para novidades e reviews de sets.

Tens o Bricklink que é um centro comercial virtual à escala mundial de lojasque vendem tudo relacionado com LEGO, mas cuidado com a carteira... ;D ;D

Vai lendo alguns tópicos por aqui, tens muita informação.

Acima de tudo, espero que te divirtas por aqui!.
:clapping: :clapping: :clapping:
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: d-legator - Luís

Mensagem por gads »

Olá Luís,

Sê bem vindo!
Normalmente, em termos de Hobby, este considero-o bastante seguro, excepto para a carteira ;)

Tens muita coisa por onde pegar.
Se fores mais virado para a vertente coleccionador, tens desde os sets actuais da LEGO, sets antigos, minifigs, bricks especiais, caixas e todo o outro material relacionado com LEGO.

Se fores mais virado para a vertente de construtor, nada melhor do que arranjar um ou dois sets e desmanchar para começar a criar algo diferente.
Podes também comprar peças avulso no pick a pick da shop.lego.com (https://www.lego.com/en-pt/page/static/pick-a-brick) ou no www.bricklink.com (o meu preferido) que é um mercado de milhares de lojas só de LEGO.

Se preferires começar por fazer umas construções em digital podes experimentar o Stud.io (https://www.bricklink.com/v3/studio/download.page) que faz ligação directa ao bricklink.com o que é útil mais tarde para criar as wishlists para encomendar as peças.

Tens também montanhas de blogs, youtubers e outras páginas relacionadas com o tema. Eis apenas três para exemplo:
The Brothers Brick - https://www.brothers-brick.com
Technic Bricks - http://www.technicbricks.com (mantido por pessoal aqui do forum)
JK Brickworks - https://www.youtube.com/channel/UCUaiGr ... pL7ZnZjWbg

Mas o mais importante de tudo ainda é tentares encontrar-te com malta que partilha do mesmo interesse :D
A PLUG organiza dois eventos públicos por ano mais uns quantos encontros casuais. Vem ter connosco um dia.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
d-legator
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registado: 29 out 2019, 21:05

Re: d-legator - Luís

Mensagem por d-legator »

@AGarcia - pensei que MOCs serviria para 'especificar' o meu interesse. ???
Eu sou uma pessoa com interesses muito ecléticos e digamos que o universo Lego já não ajuda nada a ser mais específico.
Devo começar com minifigs e dioramas de cidades(fazer uma pequena vila natal para começar?). Digo eu.
Mas gostar... Harry Potter, Batman,Star Wars são tudo coisas que me entusiasmam. Contactei hoje com os hidden side e aquilo parece qualquer coisa de fantástico.

@gads- fica descansado... Por norma sou bastante ativo nas comunidades onde me vou inserindo (tenho um projeto de ciclismo com 7.5k seguidores no facebook que não sei bem que destino vai ter). Portanto creio que mais cedo ou mais tarde vou contribuir com conteúdos, ideias (boas e más) e também vou conhecer alguns dos frequentadores desses eventos.


Obrigado a ambos pelas referências. Vão certamente ajudar.
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: d-legator - Luís

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Olá Luís,

Sê bem vindo ao nosso fórum. Começo por te desejar as melhoras e que tudo corra bem com a tua recuperação.
Um espaço de 114x95 já +e muito bom para começar... ;D

O meu conselho para te inspirares é usares a rede social Pinterest. Começa por fazer uma pesquisa pela palavra "LEGO" e de clique em clique vais chegar certamente onde queres chegar. Depois há duas vias: ou começas por criar tudo digitalmente no Stud.io ou no Lego Digital Designer (podes encontrar gratuitamente na net) ou metes logo mãos à obra e começar a encaixar peças (eu prefiro esta segunda, apenas de ter muitas vezes de fazer experiências de tentativa/erro, mas essa é a parte divertida).

O meu conselho pessoal é concentrares-te num tema que seja do teu agrado (cidade, Star Wars, Technic, etc.) porque se começas a dispersar por temas chegas a uma altura em que queres ter material de todos os temas e não tens material de nada. Eu, por exemplo, concentro-me ciclicamente nos temas Harry Potter e Ninjago (faço muitas viagens ao Extremo Oriente).

Quanto a "massa crítica", vens em boa altura. Estamos a chegar ao Natal e com ele vem as promoções em brinquedos. Este fim de semana deve haver uma campanha de 50% de desconto em cartão no Continente e brevemente deves encontrar campanhas semelhantes no El Corte Inglês e na FNAC, por exemplo.

Em Fevereiro vamos ter uma grande exposição em Porto Salvo, Oeiras. Aparece e dá-te a conhecer pessoalmente, mesmo que não te queiras juntar à PLUG. ;) ;)
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: d-legator - Luís

Mensagem por CyberX »

Bem vindo Luís.

Apesar de ter perdido parte do interesse com a mudança de dono e de políticas de preços, o Flickr tem ainda muita coisa de grandes criadores de LEGO, é seguires a sugestão do Alexandre mas mudando o destino.

Independentemente disso, uma pesquisa mais criteriosa do Google vai sempre dar a um desses "repositórios" ou a algum outro mais especifico como o Eurobricks, um fórum relativamente mundial (apesar do nome "Euro") sobre LEGO, com sub-fórums para praticamente toda a linha de produtos actual e passada da LEGO. O sub-fórum Technic é muito bom (embora eu o ache um bocado elitista a dar para o snob).

Começam também a aparecer cada vez mais grupos no Facebook e provavelmente noutras redes sociais mas nem sempre abertos.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: d-legator - Luís

Mensagem por AVCampos »

Bem-vindo! :)

Não encontro conselhos para dar que não tenham já sido dados pelo pessoal aqui antes de mim, excepto fazer uma pequena correcção:
gads Escreveu: 29 out 2019, 22:39 Normalmente, em termos de Hobby, este considero-o bastante seguro, excepto para a carteira ;)
Ênfase em "normalmente", porque há por aqui alguns malucos que se põem com máquinas de fumo e outras pirotecnias... :D
d-legator
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registado: 29 out 2019, 21:05

Re: d-legator - Luís

Mensagem por d-legator »

Obrigado pela recepção e pelas sugestões adicionais.
A ideia deve ser mesmo via prototipagem para conseguir chegar ao objetivo final.

Tinha fixo na cabeça que ia começar com um diorama natalício mas ja vi que tudo o que são sets mais antigos de natal vão com preços astronómicos. Portanto talvez escolha um especifico e desenvolva o tema com mais detalhe.

Aproveito para questionar: caixas de bricks coloridos compensam ou pick a brick rende mais?
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: d-legator - Luís

Mensagem por AGarcia »

d-legator Escreveu: 29 out 2019, 23:33 pensei que MOCs serviria para 'especificar' o meu interesse. ???
Não ncessáriamente, "MOC" quer dizer "My Own Creation", o oposto a construires com base num SET oficial.
Quer apenas dizer que tens interesse em construir a partir das tuas ideias e não a seguir instruções de um SET oficial.

Ora um MOC, pode ser de qualquer tema existente (ou não), seja Cidade, Technic, Starwars e por aí fora.

d-legator Escreveu: 30 out 2019, 12:53 Aproveito para questionar: caixas de bricks coloridos compensam ou pick a brick rende mais?
Tudo depende do que pretendes construir.
Tens de ter em mente que um SET, tem peças úteis, mas tembém tem peças que poderás não ter qualquer interesse.
Por outro lado, na compra individual de peças, és tu que decides que peças compras ou não.
:fixe:
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: d-legator - Luís

Mensagem por AVCampos »

Por outro outro lado, um set tem sempre um preço por peça mais baixo que comprando peças individualmente, portanto há a arte de equilibrar uma coisa com a outra.
Responder