Dois robots LEGO simples (balancing + line follower)

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4330
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Dois robots LEGO simples (balancing + line follower)

Mensagem por CyberX »

Para Viana do Castelo decidi levar a minha versão de dois robots que o projecto Pybricks publicou há cerca de dois anos aquando da preview da incorporação das funcionalidade de giroescópio (IMU).

Na altura foi publicado este video:



e pouco depois o código com a promessa de que os pormenores de montagem dos robots seguiriam depois, coisa que nunca aconteceu por isso tive de ver o video umas quantas vezes até conseguir replicar a demo:

Imagem



A versão MINDSTORMS com um hub SPIKE foi fácil de montar só por análise do video e o código funcionou à primeira.
Já a versão Technic (com um hub Control+ e um sensor de Cor e Distância como os que vêm com o BOOST) deu-me mais trabalho, por mais que tentasse que o bicho depois de se equilibrar começasse a seguir o percurso ... nada. O tipo simplesmente ganhava velocidade e seguia disparado.

Tentei com o mesmo sensor do outro, não fosse alguma diferença no firmware do Pybricks (passaram-se dois anos, muita coisa mudou) e nada.

Até que me lembrei de virar o hub ao contrário... e não querem ver que passou a funcionar???

As definições de "cima/baixo/esquerda/etc" dos giroscópios internos dos hubs pelos vistos têm uma diferença qualquer, se calhar bastava mudar um sinal no código mas quis respeitar a ideia inicial de que o mesmo código funcionasse em ambos por isso deixei estar o hub de cabeça para baixo.

A única alteração que fiz foi baixar a velocidade do robot versão Technic (há uma constante "DRIVE_SPEED" no código, baixei de 300 para 175) de modo a ficar mais lento e poder partilhar o percurso com a versão SPIKE sem colisões. Um efeito colateral, que já suspeitava, é que ficou mais fácil a parte de equilibrar no início o robot antes de se meter a seguir a linha.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder