RCX sem precisar da torre

Quando a informática e o LEGO se unem!
Responder
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13696
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

RCX sem precisar da torre

Mensagem por AVCampos »

Alguém sabe se é possível? O meu portátil tem infravermelhos (IrDA), mas, tanto quanto sei, para programar o RCX e transferir o sistema operativo tenho de usar a torre própria: ou seja, tenho de carregar com a torre, o cabo dela, o adaptador série-USB (a minha torre é das antigas), e um transformador para a torre (não tenho pilha de 9 V)! >:(

Ora, o RCX responde a sinais enviados por aparelhos feitos para o protocolo IrDA e não só o da LEGO, já que funciona com o Novii Remote, que é feito para PDA's com IrDA.

Resumindo e baralhando: num computador com porta de infra-vermelhos integrada, é mesmo preciso usar a torre da LEGO? :P
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4206
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: RCX sem precisar da torre

Mensagem por Hyphos »

Se o RCX  entende os comandos enviados via IrDa, não vejo porque é que não se pode enviar a programação pela mesma via. O mais complicado será o Software entender a porta IrDa como porta de comunicação.

Esta é a minha opinião de leigo na matéria, que deixei o RCX e as "Handyboards" à uns anos atrás  ;D.
Paulo "Jones" Brown
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15918
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: RCX sem precisar da torre

Mensagem por Conchas »

Repara que o que consegues fazer com o 'Novii Remote' num PDA, não consegues normalmente fazer com a mesma porta de IrDa de um laptop.
Talvez até seja possível de programar, mas não conheço!

Penso que sejam protocolos não suportados pelo HW das portas dos laptops ??? Mas posso estar enganado.
Em tempos procurei coisas do género sem grandes resultados práticos.

Talvez se passe o mesmo com o RCX.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13696
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: RCX sem precisar da torre

Mensagem por AVCampos »

Fiz essa suposição porque as portas dos PDA's também são IrDA, mas basta um pouco de software para se comportarem como comandos remotos, incluindo o que o RCX conhece; portanto, o mesmo poderia acontecer com os computadores normais.
É algo sobre o qual tenho de pesquisar quando tiver mais tempo...
ups
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 289
Registado: 10 jun 2006, 22:05

Re: RCX sem precisar da torre

Mensagem por ups »

[quote="AVCampos"]
Fiz essa suposição porque as portas dos PDA's também são IrDA, mas basta um pouco de software para se comportarem como comandos remotos, incluindo o que o RCX conhece; portanto, o mesmo poderia acontecer com os computadores normais.
É algo sobre o qual tenho de pesquisar quando tiver mais tempo...
[/quote]

Mas nem todos os IrDA podem ser convertidos para comandos remotos (tipo televisao). Sao coisas bastantes diferentes entre si. A maior parte dos IrDA de computadores nao podem ser usados como comandos.

Nao sei que sistema e que o RCX usa, mas ter a palavra infra vermelhos nao e garantia de funcionar.
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13696
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: RCX sem precisar da torre

Mensagem por AVCampos »

Pois, é a distinção entre SIR (Serial InfraRed), usada na maior parte dos dispositivos IrDA, e CIR (Consumer InfraRed), usada em comandos de TV e similares. Por causa disto é que muitos telemóveis Symbian e PDA's podem em teoria ser usados como comando de TV, mas na prática o alcance é de apenas uns centímetros.
Mesmo tendo quase de encostar o robot ao PC, a abreviação de cabos já compensava! :) Talvez seja questão de alguém ter feito algum driver que atribua uma porta COM virtual ao protocolo do RCX.
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13696
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: RCX sem precisar da torre

Mensagem por AVCampos »

À procura de outras coisas, encontrei uma resposta a esta "múmia"... e não foi uma resposta muito animadora. :notcool:
http://www.nabble.com/Using-generic-IR- ... 44970.html
Responder