Gripe A

Para conversar sobre tudo e sobre nada.
Responder
pesgores
Hero Member
Hero Member
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Contacto:

Gripe A

Mensagem por pesgores » 13 jul 2009, 19:40

Vamos lá ver uma coisa. Assim para despachar.

Se têm tanto medo de apanhar Gripe A, digo-vos que a gripe normal é muito mais perigosa e mortal. No entanto, não vejo ninguém aí nas alturas normais com máscaras protectoras! Porque será?

A resposta é: publicidade e exagero da comunicação social. Mais nada. A gripe A é uma gripe igualzinha à sazonal, excepto pelo facto de contagiar mais facilmente.

Não tenham medo, vocês não se vão transformar em zombies. Não estremeçam sempre que alguém espirrar. Se não o fazem quando é mais perigoso, não têm desculpa para o fazer agora.

E as pessoas também contribuem para o pânico. Putz, que gente doida... :notcool: Façam as vossas vidinhas normais.

Discutam, já agora, o que vocês pensam sobre isso.
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]

Suntzu
Hero Member
Hero Member
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Gripe A

Mensagem por Suntzu » 13 jul 2009, 19:58

O problema maior é que nós comemos a palha que nos dão.
Dizem-nos que a gripe A mata 0,45% dos infectados e nós acreditamos pacificamente.

Na verdade se nos dissessem que é moderadamente mortal as pessoas deixavam de sair à ruas e a economia mundial parava.

Eu acredito que a Gripe A é muito mais perigosa do que aquilo que nos querem fazer querer.
Essa conversa do "está tudo sob controlo e tal" cheira-me a esturro. :notcool:

pesgores
Hero Member
Hero Member
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Contacto:

Mensagem por pesgores » 13 jul 2009, 20:30

[quote="Suntzu"]
O problema maior é que nós comemos a palha que nos dão.
Dizem-nos que a gripe A mata 0,45% dos infectados e nós acreditamos pacificamente.

Na verdade se nos dissessem que é moderadamente mortal as pessoas deixavam de sair à ruas e a economia mundial parava.

Eu acredito que a Gripe A é muito mais perigosa do que aquilo que nos querem fazer querer.
Essa conversa do "está tudo sob controlo e tal" cheira-me a esturro. :notcool:
[/quote]

382 (número actual de mortes) /89921 (número actual de infectados) = 0,004 mortes por infectado (arredondado às milésimas), ou seja, 1 morte para cada 250 infectados, que vai dar aproximadamente 0,45%.

Portanto sim, estás certo, mas vai ver os números da gripe sazonal. A taxa de mortalidade entre os seus afectados é de 10%.

:notcool:

No entanto não vejo ninguém a morrer de medo da gripe comum ou sazonal.
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]

deda
Hero Member
Hero Member
Registado: 02 abr 2009, 21:20

Mensagem por deda » 13 jul 2009, 22:27

A gripe realmente não está atras das esquinas a contagiar as pessoas.Os casos que se tem sabido são de pessoas que andaram lá por fora e vieram doentes.A gripe normal também mata quando ela é mal curada, e traz as vezes pneumonias.Eu por exemplo tenho rinite alérgica,sinusite,agora cada vez que espirro tinha de fugir das pessoas?não porque não é nada disso.
Não exageremos. :-X

ups
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 10 jun 2006, 22:05

Mensagem por ups » 14 jul 2009, 02:48

[quote="pesgores"]
Portanto sim, estás certo, mas vai ver os números da gripe sazonal. A taxa de mortalidade entre os seus afectados é de 10%.
[/quote]

Posso saber onde é que foste buscar esse valor?

Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo » 14 jul 2009, 11:50

Como eu já estou farto de ouvir falar de Gripe A...

Estatisticas sou capaz de conseguir arranjar pela minha irmã que está a estudar no S. João, mas sinceramente pouco me interessam numeros... por muito que se saibam vai tudo dar ao mesmo.
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/

Cpt_Cookie
Full Member
Full Member
Registado: 30 jun 2008, 23:01

Mensagem por Cpt_Cookie » 14 jul 2009, 12:45

Vamos lá esclarecer mais umas coisas

Segundo os vários números que tenho visto no trabalho, esta gripe é ligeiramente mais contagiosa que a dita "normal" (sim, porque não existe uma, existem várias que vão alternando o longo dos anos em termos de frequência), tendo no entanto uma mortalidade inferior à grande maioria, tendo apenas o senão de parecer ser mais virulenta em pessoas com prévios problemas respiratórios. (ponto final, sem mais conspiração ou problemas ou exageros mediáticos)

Há parte, o pânico gerado na impressa partiu de dois factores:
1º aparecimento de uma gripe contagiosa fora da época do frio. Resposta- existem várias gripes fora da época do frio (vulgo Inverno), mas parece que sempre que a comunicação social (re)descobre algo que lhes altere o frágil equilíbrio das suas vidas, faz disso o próximo fim do mundo...
2º a aparente alta mortalidade inicial. Resposta- qualquer pessoa com dois dedos de testa ia perceber (aviso já que a próxima frase, embora não seja racista é capaz de ofender quem não a ler com olhos de ler) que morrerem uns quantos mexicanos infectados com uma doença que viviam em aldeias remotas onde vão turistas todos os dias e os médicos uma vez por mês, não pode ser comparado com nenhum outro pais do hemisfério norte. Mais uma vez, isto foi visível pela "súbita perda de virulência" do H1N1 assim que atravessou a fronteira do Estados Unidos.

Agora os conselhos necessários:
- Se apanharem a Gripe A, ficam imunizados para esta estripe, o que significa que não poderão voltar a te-la (espero não ver neste fórum alguém a dizer que já a teve 3 vezes....), mas ninguém sabe que estripe estará mais forte na altura do inverno, pelo que podem apanhar outra versão (digamos a Gripe A 2.0)
- Andar de mascara só é eficaz se as ditas máscaras possuírem substancia activas desinfectantes dentro do prazo e se for usada apenas uma vez! (se a colocarem na carteira para voltar a usar é o mesmo que nada). Por outro lado, a maioria dos estudos revelam que a maioria das gripes não se apanha porque alguém espirrou ao pé de nós, mas porque alguém que têm gripe e espirrou paras mãos pegou nas mesmas peças de Lego que nós fomos pegar depois.

Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas » 14 jul 2009, 12:48

Não pego mais no LEGO!... LOL
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2020    22-25.Fev

tmactx
Full Member
Full Member
Registado: 27 abr 2007, 19:29

Mensagem por tmactx » 14 jul 2009, 16:45

Temos de dar a vacina desta gripe nos nossos Minifigs para que quando termos minifigs de 2ª mão não transmitirem a gripe uns aos outros... ;)

Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Mensagem por Super Pinga » 14 jul 2009, 16:55

[quote="Cpt_Cookie"]
2º a aparente alta mortalidade inicial. Resposta- qualquer pessoa com dois dedos de testa ia perceber (aviso já que a próxima frase, embora não seja racista é capaz de ofender quem não a ler com olhos de ler) que morrerem uns quantos mexicanos infectados com uma doença que viviam em aldeias remotas onde vão turistas todos os dias e os médicos uma vez por mês, não pode ser comparado com nenhum outro pais do hemisfério norte. Mais uma vez, isto foi visível pela "súbita perda de virulência" do H1N1 assim que atravessou a fronteira do Estados Unidos.[/quote]

Aaa... ou melhor, o "súbito ganho de virulência" assim que atravessou a fronteira do Estados Unidos... porque o "bicho" é originário do Sul dos EUA onde, aliás, já houve casos epidémicos, tal como em 1976, SNEER.

Responder