Lego utilizado na reabilitação de doentes

Para conversar sobre tudo e sobre nada.
Responder
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Lego utilizado na reabilitação de doentes

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Há quinze dias atrás  fiquei extremamente chocado quando descobri que tinha um colega de curso no Serviço de Neurologia do Hospital de S. Marcos em Braga em estado de coma.

Aparentemente foi-lhe diagnosticado um aneurisma e ele foi operado, o que ocorreu com relativo sucesso. Os problemas vieram depois.

Estava ele já em período de recuperação, já se levantava e tudo, quando teve uma série de enfartes cerebrais em cadeia que o atiraram novamente para a cama do hospital, desta feita em estado de coma, sendo que ficou totalmente paralizado e com perda de memória.

Agora está em recuperação e há desde que tomei conhecimento da situação que ele tem vindo a melhorar, embora muito devagar. Já mexe as duas pernas (uma pouco) um braço (o outro não) e não consegue dizer mais que 3 palavras sem se cansar. A nível cerebral já recuperou a memória embora a parte motora esteja um pouco afectada.

Entretanto tive a oportunidade de o ir visitar ao hospital e, qual o meu espanto, quando deparei que lhe fora oferecida uma caixa de Lego Creator e um puzzle tridimensional. A princípio supus que ele mais um aficionado como nós, mas depois da visita pensei que isso poderia ter a ver com a terapia de desenvolvimento da motricidade fina (algo como o controlo dos movimentos das nossas mão aquando fazemos pequenos trabalhos que exijam destreza de mãos. A esposa dela confirmou-me isso ontem e hoje pedi à minha esposa (que trabalha no mesmo hospital) para lhe entregar alguns pequenos sets para contribuir para a reabilitação do meu colega.

Moral de toda esta história...

Descobri mais uma aplicabilidade fantástica da Lego e ainda por cima ajudo um colega, um fantástico ser humano que sinceramente não merecia tudo aquilo por que está a passar...

Recupera rápido Sérgio!
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
NPimenta
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 276
Registado: 25 ago 2008, 14:56
Localização: Povoa de Santa Iria

Re: Lego utilizado na reabilitação de doentes

Mensagem por NPimenta »

Realmente aqueles que dizem "ainda brincas com legos" deviam ler coisas destas.

as melhoras para o teu colega
daniel-alex

Re: Lego utilizado na reabilitação de doentes

Mensagem por daniel-alex »

[quote="NPimenta"]
Realmente aqueles que dizem "ainda brincas com legos" deviam ler coisas destas.

as melhoras para o teu colega
[/quote]
Cito o George Clonney:
"What else to say?"
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1141
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Re: Lego utilizado na reabilitação de doentes

Mensagem por Mortymore »

Desejo as rápidas melhoras para o teu colega.

Abraço
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Lego utilizado na reabilitação de doentes

Mensagem por Jorge Reis »

O Alexandre partilhou esta notícia comigo quando veio buscar o seu LEGO.

Realmente o LEGO é fantástico  :fixe: Alexandre, o teu gesto foi muito bonito e simpático, parabéns para ti e desejo uma rápida recuperação do teu colega.

Mais uma grande lição de vida :fixe:
Imagem
deda
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 674
Registado: 02 abr 2009, 21:20

Re: Lego utilizado na reabilitação de doentes

Mensagem por deda »

Realmente a vida traz-nos coisas que sao dificeis de aceitar,e dizemos porque que acontecem estas coisas.Nós as vezes nos preocupamos com certas coisas que por vezes ligamos demais  e quando acontecem estas coisas nos aí damos mais valor a nós mesmos e á vida. Fiquei contente da  lego ser um  meio de recuperaçao de pessoas como teu colega.Desejo a rapida recuperaçao do teu colega e que nao fique com sequelas para a vida toda.
:'(
Avatar do Utilizador
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2089
Registado: 20 jun 2006, 04:39
Localização: Porto

Re: Lego utilizado na reabilitação de doentes

Mensagem por BionicDroid »

Parabéns pelo teu gesto bonito grande Alex, espero que o teu amigo recupere totalmente e que o LEGO® contribua para uma rápida recuperação da sua motricidade e entusiasmo.
Carlos Ribeiro
deda
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 674
Registado: 02 abr 2009, 21:20

Re: Lego utilizado na reabilitação de doentes

Mensagem por deda »

Queria saber com esta o teu colega.Espero que esteja a recuperar para que possa fazer a sua vida dentro das suas condiçoes uma vida normal. :-X
daniel-alex

Re: Lego utilizado na reabilitação de doentes

Mensagem por daniel-alex »

[quote="deda"]
Queria saber com esta o teu colega.Espero que esteja a recuperar para que possa fazer a sua vida dentro das suas condiçoes uma vida normal. :-X
[/quote]
Com o LEGO a ajudar deve melhorar depressa. :)
As melhoras para o teu amigo, Alexandre.
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Lego utilizado na reabilitação de doentes

Mensagem por AlexandreRibeiro »

[quote="deda"]
Queria saber com esta o teu colega.Espero que esteja a recuperar para que possa fazer a sua vida dentro das suas condiçoes uma vida normal. :-X
[/quote]

Obrigado a todos pelo cuidado. Como sabem estive 10 dias na China onde o aceso ao fórum era impedido pelos filtros que os gajos lá colocam na net, de maneira que perdi um pouco do fio à meada no fórum.

Quando regressei pensei que o estado de saúde do Sérgio tinha melhorado a olhos vistos, mas afinal fiquei totalmente decepcionado. Aliás, passou por um mau bocado e quase se pensou que tudo ia voltar à estaca zero (na melhor das hipóteses...). É triste ver um rapaz com cerca de 28 anos, casado nem há um ano e que manifestamente não merecia nada daquilo porque está a passar nem fez nada por isso (não é pessoa de vícios). A vida tem destas injustiças...

Uma coisa é certa: a muito custo terá uma vida normal e a recuperação será muito longa e lenta (como se tem visto).
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Responder