Suntzu - Santos

Para te dares a conhecer à comunidade deste fórum.
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Suntzu

Mensagem por Suntzu »

[quote="Conchas"]
Ainda hoje, vi um montão delas, no Jumbo do Fórum Almada.
[/quote]

No Jumbo do Alegro não havia hoje de manhã  :-\
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: Suntzu

Mensagem por Sujiro »

sei que já não vou a tempo, mas na kit model no cascaishopping também há!!
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Suntzu

Mensagem por Suntzu »

Caros viciados, Comprei a caixa para montar nas férias de natal. ;D

Eram 10h30 já tava a grua a bombar :bailinho: :bailinho: :bailinho: :bailinho:

Maria " E agora fazes o que com isto?"
Eu "Pá, é para o miudo brincar  ;D mas agora isto tá mesmo a pedir uns motores  ;D"
Maria " Agora esconde esta !""#$$% antes que o pequeno veja OK? Tou fata de LEGOs!, Depois vai partir essa grua e eu é que o aturo"

A montagem foi um exercício giro, fiquei com as pontas dos dedos doridas ( penso que é da falta de calo). A máquina é muito gira mas poderia ter mais opções de movimento.

A sensação que fico é que aqui precisava de alguma lubrificação algures nas engrenagens. Usa-se algum produto?

De resto, agora fico sem legos para montar e já tou a pensar no próximo. O que eu gostava mesmo era duma grua como havia há alguns anos. Pode ser que apareça no próximo ano.

Penso que a LEGO  poderia mostrar aos "putos" um pouco mais do que um simples plano de montagem.
Poderia por exemplo explicar o funcionamento das partes móveis. Sim porque ao longo da montagem eu parecia que tava a montar um móvel do IKEA sem saber o que aquilo ia dar. :dontcare:

Ou seja, poderia haver um desenho a explicar o funcionamento da "cadeia cinemática" da máquina, para termos uma ideia do que estamos a fazer.
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Suntzu

Mensagem por AVCampos »

[quote="Suntzu"]
A sensação que fico é que aqui precisava de alguma lubrificação algures nas engrenagens. Usa-se algum produto?[/quote]
Não conheço ninguém que use lubrificantes com LEGO. Como é uma coisa em que se mexe bastante com as mãos, os dedos (e as outras peças) ficariam todos besuntados! :P
Mas no vídeo do site PF da LEGO a escavadora (acho que é a ela que te referes, e não a uma grua :D) parece que se mexe muito bem com o motor!

[quote="Suntzu"]Poderia por exemplo explicar o funcionamento das partes móveis. Sim porque ao longo da montagem eu parecia que tava a montar um móvel do IKEA sem saber o que aquilo ia dar. :dontcare:

Ou seja, poderia haver um desenho a explicar o funcionamento da "cadeia cinemática" da máquina, para termos uma ideia do que estamos a fazer.[/quote]
Sou da opinião que as instruções servem só para mostrar como se monta, e que depois o utilizador experimente e descubra por si só. :) Mas, se queres explicações de "drive trains" e similares, praticamente todos os livros sobre Mindtorms têm disso.
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Suntzu

Mensagem por Suntzu »

AVcampos.

Preciso de motorizar esta coisa. >:D ( senão não durmo bem)
Em primeiro lugar, tenho que ter um motor para cada lagarta?

Tem de ser um motor XL?

Tou aqui a matutar sobre a questão...
Tens mais sugestões?

tks
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Suntzu

Mensagem por AVCampos »

O Conchas motorizou uma; acho que só usou motores M.
Avatar do Utilizador
Ribatagus
Sócio
Sócio
Mensagens: 3555
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Localização: Vale de Santarém
Contacto:

Re: Suntzu

Mensagem por Ribatagus »

[quote="Suntzu"]
A sensação que fico é que aqui precisava de alguma lubrificação algures nas engrenagens. Usa-se algum produto?
[/quote]
Muitas vezes não é o caso de lubrificação, mas a forma como encaixaste as peças que afecta (e muito) o funcionamento... se "carregaste" as peças móveis contra uma fixa, se não deixaste folgas ínfimas mas necessárias, e não fores testando as partes móveis ao longo do processo de montagem, pode dar-te esta sensação de "falta de lubrificação" de que estou a falar...
Não sei das instruções "novas", mas as antigas tinham uma folha onde davam pictoricamente conselhos a seguir durante a montagem. O que te estou a referir está na imagem do canto superior direito:
[img width=500]http://www.hccamsterdam.nl/brickfactory ... 43/002.jpg[/img]
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1141
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Re: Suntzu

Mensagem por Mortymore »

Lubrificantes... só se for em sistemas pneumáticos, que como não tenho nada disso, não sei se necessitarão, mas de resto não se usam lubrificantes com peças LEGO.

O que faz com que algumas engrenagens fiquem mais presas, é como já foi referido, a forma como por vezes encaixamos as peças, mas também há o problema das tolerancias destas, que faz com que por vezes o produto final de a junção de N peças dê resultados ligeiramente diferentes se outras fossem usadas.
É mesmo uma questão de ir fazendo testes á mobilidade das engrenagens durante a montagem para verificar potenciais problemas, e dar pequenas folgas se necessário.

Quanto a motores para a escavadora, até me parece que o melhor será usar todos os motores M, em vez de XL. Eu só tenho 2 motores M e 1 motor XL, e já motorizei parcialmente quase tudo o que havia para motorizar, mas como estou curto de motores, faço as coisas á vez, o que já me tem dado para umas quantas montagens parciais da escavadora, com o monta e desmonta para encaixar motores aqui, ou ali.  ;D

Se procuras uma desculpa para o uso da escavadora, diz que serve para o miúdo se entreter a recolher as peças de LEGO espalhadas pelo chão, que as vai despejando para dentro de uma caixa qualquer onde seja suposto ficarem armazenadas.  ;D
Eu assim que resolvi sair da "dark age" com Technic, pensei montar a escavadora 8294, e a Cherry Picker 8292, mas adaptada a camião de carga (dump truck), tudo motorizado, pois claro. A escavadora apanhava as peças para o camião, que por sua vez as transportaria para o caixote onde as peças de LEGO deveria ser arrumadas. Como tenho 2 filhotes, era a minha desculpa para os manter entretidos aos 2, e ao mesmo tempo incentivá-los a arrumar as coisas de forma divertida.
Fica a ideia, se for de alguma utilidade.  :P

Uma coisa é certa... a escavadora (e não só) torna-se muito mais "divertida" se for completamente motorizada. Por mim, vou deixar de lado o motor XL, e optar por adquirir os motores M que me faltam para completar o serviço, pois a escavadora não é muito grande, e não fica fácil encaixar-lhe todos os motores e receptores necessários. Outro problema é que só os motores não bastam, pois se com 1 só comando se podem controlar os motores todos, seleccionando um canal á vez, temos mesmo que ter 3 receptores IV para controlar os 5 ou 6 motores (depende se pretendermos motorizar também a pá), e os receptores são ainda mais caros que os motores.

Abraço

PS: A questão que a tua esposa colocou, "E agora o que é que fazes com isso?", é recorrente por parte de quem não está familiarizado com LEGO. Acontece que desconhecem que para muitos dos apreciadores, a diversão não vem depois da montagem, mas decorre da montagem em si. Eu pelo menos não fico mais de 30 minutos a meter as coisas a mexer após uma construção, pois o que me dá mesmo gozo é construir. Acontece também, em particular no caso dos Technic (e creio que mais ainda com Mindstrom), que para um leigo, podem aprender-se muitos conceitos nomeadamente de mecânica, que de outa forma não teríamos oportunidade de adquirir e muito menos de colocar em prática. No caso dos Mindstorm, podem construir-se robôs e outros automatismos de forma muito mais rápida e prática, do que se se tivesse que andar a construir todo o hardaware necessário em plástico, metal, e outros, agarrado a tornos e berbequins (para já não falar nas componentes electrónicas).
Última edição por Mortymore em 11 dez 2008, 16:19, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15890
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Suntzu

Mensagem por Conchas »

[quote="AVCampos"]
O Conchas motorizou uma; acho que só usou motores M.
[/quote]

Sim, eu motorizei a minha com cinco motores M, 1 par de luzes, 3 receivers IR, 3 controlos remotos e mais uns tantos PF extension wire para passar através da turntable.
Os motores M, são mais do que adequados para a necessidade e os XL seriam demasiado grandes para integrar neste modelo. Pelo menos com tanta coisa junta.

Contudo ainda quero alterar tudo, como os motres montados de forma diferente, pois a solução que adoptei não foi a melhor.


Este modelo, para o seu tamanho é de facto espéctacular.
Acho mesmo que está ao nível do melhor que a LEGO fez, dentro do género. :fixe:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Suntzu

Mensagem por Suntzu »

Conchas, acho que devo ter montado isto mal o selector nem sempre encaixa bem
Aquela peça vermelha é simétrica? O tem alguma posição?

Algumas vezes, arece que encrava quando puxo o selector para trás.

Tive a observar e aquilo tem algumas folgas mas nada de especial.

Já agora: onde arranjar Motores em Lisboa amanhã ( sabes como é agora nunca mais pára) ;D
Última edição por Suntzu em 12 dez 2008, 19:18, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15890
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Suntzu

Mensagem por Conchas »

Que me lembre o Driving Ring é simétrico, portanto o problema não deve ser esse.
Nas montagens que fiz sempre trabalharam bem.

Qt aos motores, não me lembro de ver nenhuma loja cá a vender os kits que trazem um motor M.
Portanto a melhor forma, será encomendar no BL ou na S@H. Claro que não chega amanhã, mas tb não demora assim tanto e o tempo passa depressa.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Suntzu

Mensagem por Suntzu »

[quote="Conchas"]
Que me lembre o Driving Ring é simétrico, portanto o problema não deve ser esse.
Nas montagens que fiz sempre trabalharam bem.
[/quote]

E suposto então essa pessa deslisar sem forçar?

Eu revi o esquema e paree tudo bem montado...

Mas sendo assim obrigas-me a montar de novo  ;D ;D ;D  Boa desculpa!
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Suntzu

Mensagem por AVCampos »

[quote="Suntzu"]
Já agora: onde arranjar Motores em Lisboa amanhã ( sabes como é agora nunca mais pára) ;D[/quote]
No ECI costuma haver 8293's, mas para teres o motor tens de comprar as outras peças todas do set.
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Suntzu

Mensagem por Suntzu »

[quote="AVCampos"]
[quote="Suntzu"]
Já agora: onde arranjar Motores em Lisboa amanhã ( sabes como é agora nunca mais pára) ;D[/quote]
No ECI costuma haver 8293's, mas para teres o motor tens de comprar as outras peças todas do set.
[/quote]

Qd houver avisa p.f. Ou se alguém souber de algum lado onde se encontre...

É que o puto não se cala ;D disse-lhe que ia meter um motor e pedi-lhe para ele  arranjar o dinheiro ( na brincadeira) . Foi logo pedir guito à mãe para um motor. Ela não percebeu, uma risada total... :fixe:
Tks...


(O que acho estúpido é um gajo viver na capital de Portugal e não haver à venda esse produto em lado nenhum...  >:(  , Já corri algumas lojas  )
Última edição por Suntzu em 15 dez 2008, 16:34, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15890
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Suntzu

Mensagem por Conchas »

Safas-te melhor a encomendar via S@H, como eu fiz. ;)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Responder