Haverá muitas formas de encarar a situação, quer do ponto de vista da criança, quer do ponto de vista do(s) pai(s).
Começo por referir que tenho 1 casal de filhotes, a menina tem 3 anos e 8 meses, o menino tem 2 anos e 5 meses.
Pode perceber-se pelas idades que nenhum deles deveria meter ainda as mãos em LEGO com peças pequenas. Acontece que também não consigo restringi-los ao uso do LEGO Duplo, pois basta verem-me a mexer em LEGO que querem logo saltar para o meu colo para ver e mexer, e ás vezes é como acabo por realizar algumas montagens, com algum dos filhotes ao colo.
A grande preocupação é que não levem peças á boca, pois é aí que as coisas se podem complicar para o lado da criança. Felizmente a única coisa que o meu filho leva á boca é o dedo para chuchar, e a comida, pois o puto é uma autêntica trituradora. Já a minha filha tem a tendência para saborear tudo, e apesar de ser mais velha é quem me inspira maiores cautelas. Creio contudo que já a fiz perceber que pode ser perigoso para ela meter peças na boca, e que por outro lado as está a estragar, pois ela chegou a mordê-las.
Isto conduz-me ao meu ponto de vista, pois como é evidente não me agrada nada ter acabado de comprar um set, e passado 1 minuto já tenho um minifig com um boné roído, ou o meu filho deitar a mão a algo que acabei de construir e depois vir ter comigo com 2 metades na mão e a dizer "OH!... fugiu". Mas eu tenho cá a minha ideia que é a explorar que as crianças aprendem, e desde que não haja perigo para elas, deixo-as explorar o mundo á sua volta, e por isso estou ciente que no processo algum LEGO pode sair "magoado". É por compreender e aceitar isto, que não escondo LEGO dos meus filhos. Até porque as crianças têm lá os seus meios para descobrir o que não queremos que elas vejam. Repito, sempre com cuidados extra em relação ao que pode ser mesmo perigoso para elas, mas prefiro sempre educálos para que não mexam onde não devem, tentando explicar os porquês, do que esconder-lhes as coisas. A curto prazo, porque as crianças aprendem depressa, percebe-se que isto dá frutos.
O meu filho também tem a mania de levar sempre alguma coisa na mão, para o carro, quando o vou levar de manhã á cresce, mas depois de uma semana de birras, lá percebeu que quando o carro pára á porta da cresce, o brinquedo que ele tiver na mão tem que ficar no carro. Ás vezes é LEGO, em particular um avião feito com Technic de que ele gosta especialmente porque ao rodar as rogas gira a élice, e a verdade é que ele apesar da idade, já tem cuidado o suficiente para brincar e nem sequer destruir o LEGO.
Ninguém nasce ensinado, e as crianças não são todas iguais. Temos que saber educá-los, e para tal parece-me essencial compreendê-los, ter muita paciência com eles, e explicar-lhes as coisas de forma a que nos entendam. Não podemos esperar que hajam sempre como gostaría-mos, retirar-lhes as coisas para que não nos aborreçam, e um "Não" sem qualquer explicação, não me parecem solução, porque daí não vem educação alguma para a criança. Acho até que pode agravar as coisas, porque a criança vai acabar por ser constantemente contrariada, não compreenderá o porquê, e isso vai revoltá-la.
O ideal era integrar a esposa no espírito LEGO, porque assim contruir-se-ia uma relação mais sólida.
Abraço
PS: Desculpem o testamento.