Apple Swift playgrounds

Quando a informática e o LEGO se unem!
Responder
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 5956
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Apple Swift playgrounds

Mensagem por gads » 02 jun 2017, 09:33

A Apple anunciou que vai expandir o swift playgrounds ( Swift é a actual linguagem de programação deles que veio substituir o Objective C) para suportar o controlo de robots, drones e instrumentos musicais, incluindo LEGO Mindstorms.
https://www.apple.com/newsroom/2017/06/ ... struments/

Esqueçam lá o Java que esta é bem mais fixe  ;D
Guilherme Santos
www.historybricks.com

Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13071
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por AVCampos » 02 jun 2017, 09:49

Li só na diagonal, mas não encontrei nada a mencionar que se pode programar em Swift usando aparelhos não-Apple. ::)

Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 5956
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por gads » 02 jun 2017, 09:59

[quote="AVCampos"]
Li só na diagonal, mas não encontrei nada a mencionar que se pode programar em Swift usando aparelhos não-Apple. ::)
[/quote]

Devia ter sido um pouco mais explicito.
O Swift playgrounds é uma App para iOS para ensinar a programar que sinceramente nunca experimentei :)

Sei que dá para usar o swift em ambientes fora do mac mas também nunca experimentei (aliás pouco usei swift até hoje).

PS: a piada do Java era mesmo só uma "private joke"  ;D
Sei que esta linguagem tem tido bastante boa aceitação e pelo que experimentei parece de facto uma linguagem moderna e bastante interessante mas infelizmente só se tira realmente partido dela no MacOS.
Guilherme Santos
www.historybricks.com

ciria
Sócio
Sócio
Mensagens: 251
Registado: 22 fev 2016, 13:48
Localização: Mafra

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por ciria » 02 jun 2017, 10:00

[quote="AVCampos"]
Li só na diagonal, mas não encontrei nada a mencionar que se pode programar em Swift usando aparelhos não-Apple. ::)
[/quote]

Pois... era o que ia dizer :) isso só no Xcode  :whistle:

Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 3797
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por CyberX » 02 jun 2017, 10:31

Tem havido algum zum-zum em Billund quanto a isso. Era suposto sair ontem uma grande notícia e afinal era essa, senti-me defraudado.

Não tenho nada contra o Swift mas com a Apple tenho algumas, abrem umas coisas à comunidade (como o CUPS) e fecham outras (mais as que fecham do que as que abrem). Se o Swift só funciona em Apple é uma jogada parva, até a Microsoft percebeu isso e apoiou o projecto Mono para permitir o uso de .Net em Linux.
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Jorge Pereira - sócio 159
http://ofalcao.pt/
https://www.youtube.com/JorgePereira
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/galle ... rgepereira

Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 5956
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por gads » 02 jun 2017, 12:40

[quote="CyberX"]
Tem havido algum zum-zum em Billund quanto a isso. Era suposto sair ontem uma grande notícia e afinal era essa, senti-me defraudado.

Não tenho nada contra o Swift mas com a Apple tenho algumas, abrem umas coisas à comunidade (como o CUPS) e fecham outras (mais as que fecham do que as que abrem). Se o Swift só funciona em Apple é uma jogada parva, até a Microsoft percebeu isso e apoiou o projecto Mono para permitir o uso de .Net em Linux.
[/quote]

Acho que a linguagem é opensource mas a ferramenta de jeito por enquanto é o XCode que só existe em ambiente Apple.
O Mono já tem muitos anos e a Microsoft agora até lançou o "Visual Studio" (aka antigo Xamarim) para outros ambientes. Foram precisos uns 15 anos para isso acontecer :D
Esta malta não tem grande vontade disso porque não lhes convém muito.
Guilherme Santos
www.historybricks.com

Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 3797
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por CyberX » 02 jun 2017, 13:23

O Xamarin não é o Visual Studio, é uma extensão para com ele criar aplicações para tablets e mobiles. Ou era, entretanto deve ter crescido.

A Xamarin é/era do mesmo tipo do Mono, o Miguel de Icaza. Trabalhava na/para a Novell quando começou o Grande Declínio, andou por uma série de projectos Open Source... há uns anos, no último Tech Ed da Microsoft, gostei muito de uma apresentação Xamarin, resistei-me, tentei instalar o produto... e lamentamos mas Linux não é suportado, só Apple e Windows, falei com eles, não temos planos, tchau.

Pelos vistos o/a Xamarin teve tanto sucesso que a Microsoft fez o costume: assimilou.

À Microsoft interessa-lhe muito o Linux, sobretudo se correr em Azure. Contribuiu com imenso código para o kernel... para o Linux poder correr em Hyper-V e em Azure. O Windows não escala e a Microsoft sabe disso. Com toda a gente a correr para Hadoop, Big Data e o catano e o camandro, a Microsoft precisava de ofertas de Hadoop em Azure e conseguiu-o com servidores Ubuntu, há 4 ou 5 anos.
E assim que a Microsoft desistir de vez dos telemóveis vais ver se não começa a apostar mais no open source para mobiles. Só é pena os grandes projectos de Linux para telemóvel terem morrido também, ficou o Android que de Linux só tem o kernel.

Voltando ao Swift suponho que se crescer alguém o implemente para Linux tb. Uma linguagem de programação não pode depender de uma plataforma - se a Apple quiser correr em ARM (leia-se embedded devices, Raspberry Pi, Androids) vai precisar de ajuda.
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Jorge Pereira - sócio 159
http://ofalcao.pt/
https://www.youtube.com/JorgePereira
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/galle ... rgepereira

Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 5956
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por gads » 02 jun 2017, 15:20

Actualiza-te pá ;)
https://www.visualstudio.com/pt-br/vs/visual-studio-mac
O Xamarim passou a ser o Visual Studio

Quanto ao swift, toma lá para Linux
https://swift.org/download/
Guilherme Santos
www.historybricks.com

Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 3797
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por CyberX » 02 jun 2017, 15:37

Andas demasiado no mundo Apple...
O Visual Studio for Mac é que é o Xamarin.iOS for Visual Studio. Fora das maçãs bichadas o Visual Studio é o bom e velho Visual Studio.

Instalando dependências para linux, logo tento os binários para Ubuntu 16.10 a ver se funcionam, a versão trunk é de ontem, nada mal.
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Jorge Pereira - sócio 159
http://ofalcao.pt/
https://www.youtube.com/JorgePereira
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/galle ... rgepereira

Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 3797
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por CyberX » 02 jun 2017, 15:45

Que se lixe, já instalei, são só 400 e tal MB de dependências.

Linha de comando funciona.

./swift
Welcome to Swift version 4.0-dev (LLVM fdec6454f1, Clang dcc4d16b59, Swift 2b3c057bcc). Type :help for assistance.
  1> 

depois de muito tentar lá descobri que para sair é
:exit

Agora que raio é que eu faço com isto é que eu não sei... tenho de investigar mas está por enquanto apenas dois degraus acima do Java.
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Jorge Pereira - sócio 159
http://ofalcao.pt/
https://www.youtube.com/JorgePereira
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/galle ... rgepereira

Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 3797
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por CyberX » 02 jun 2017, 15:59

Código: Selecionar todos

Welcome to Swift version 4.0-dev (LLVM fdec6454f1, Clang dcc4d16b59, Swift 2b3c057bcc). Type :help for assistance.
  1> print("Hello, world!")
Hello, world!
  2>  
Estou entusiasmado.
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Jorge Pereira - sócio 159
http://ofalcao.pt/
https://www.youtube.com/JorgePereira
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/galle ... rgepereira

Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 5956
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por gads » 02 jun 2017, 16:03

[quote="CyberX"]
Andas demasiado no mundo Apple...
O Visual Studio for Mac é que é o Xamarin.iOS for Visual Studio. Fora das maçãs bichadas o Visual Studio é o bom e velho Visual Studio.

Instalando dependências para linux, logo tento os binários para Ubuntu 16.10 a ver se funcionam, a versão trunk é de ontem, nada mal.
[/quote]

Lol!
Eu conheço bem o Visual Studio ;)
Muitos anos a trabalhar nele, tanto em .Net como em C/C++ :D
Sim, eu também trabalhei e ainda trabalho (embora cada vez menos) em Windows.

O que estava a tentar dizer que é o "Visual Studio" para Mac não é mais do que o Xamarim. Daí que o Xamarim passou a ser o "Visual Studio".
Guilherme Santos
www.historybricks.com

Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 3797
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por CyberX » 02 jun 2017, 16:04

Bah. Se quiser o Swift com o EV3 ou com o Sphero só com o Swift Playgrounds que é uma App apenas disponível para iPad.

Passou para baixo do Java. Esse pelo menos corre em todo o lado, mesmo sem vírus.
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Jorge Pereira - sócio 159
http://ofalcao.pt/
https://www.youtube.com/JorgePereira
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/galle ... rgepereira

Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 5956
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por gads » 02 jun 2017, 16:06

[quote="CyberX"]
Bah. Se quiser o Swift com o EV3 ou com o Sphero só com o Swift Playgrounds que é uma App apenas disponível para iPad.

Passou para baixo do Java. Esse pelo menos corre em todo o lado, mesmo sem vírus.
[/quote]

Hm!
Foi anunciado agora!
Talvez as libs estejam disponíveis mais tarde.

EDIT: Uma vantagem (que eu considero vantagem) é que não precisas de uma JVM a correr nem tens garbage collector a arrancar quando menos esperas.
à semelhança do Objective C o Swift usa smart references.
Guilherme Santos
www.historybricks.com

Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 5956
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Apple Swift playgrounds

Mensagem por gads » 02 jun 2017, 16:10

Mas... Estamos para aqui a falar de cenas e tal.
E porque não C?
Guilherme Santos
www.historybricks.com

Responder