qual software utilizar??

Quando a informática e o LEGO se unem!
Responder
Avatar do Utilizador
PaIvA
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 386
Registado: 23 mar 2008, 00:57
Localização: Rio Tinto

qual software utilizar??

Mensagem por PaIvA »

boas pessoal, é o seguinte, eu gostava de começar a fazer umas construçoes virtuais, visto n ter assim tantas peças soltas la por casa... basicamente as peças que teno ja tao utilixzadas nos sets que tenho, e as restantes nao sao mts.. e por isso pensei? porque n utilixar tambem um software pra me ir entretendo a construir uns mocs enquanto nao tiver mais peças/sets pra construir de verdade?
e ja vi que existem varios softwares que fazem isso, o que eu gostava de saber é qual o melhor pra voces, que seja tambem facil e intuito de usar... e com um bom arsenal de peças, logicamente..
ja ouvi falar do Lego Digital Designer, do Ldraw, e de pelo menos mais 2... o que acham que será melhor??
ja agora, nesses programas é possivel contabilizar-se as peças usadas, e depoid criar um inventario delas todas?
cumprimentos Leguianos!!!
Hugo Paiva - Sócio nº 68
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: qual software utilizar??

Mensagem por gads »

Eu gosto do ldraw, principalmente pela grande quantidade e variedade de peças :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: qual software utilizar??

Mensagem por AVCampos »

O LDD tem a vantagem de depois poderes comprar directo à LEGO as peças para construir o teu modelo, mas, pelo que tenho lido, é bastante limitado em peças e interface.
O LDraw é mais complicado de instalar (já que é feito de muitos bocadinhos feitos por pessoas diferentes, todos à borla), mas deixa-te fazer tudo o que quiseres. Por exemplo, alguma vez viste um 8880 com todas as peças pretas substituídas por cromado e todas as amarelas por dourado? Ainda ontem fiz um wallpaper assim para mim. 8)

Quanto a outros softwares, destaco o SR 3D Builder, que tem algumas funcionalidades muito apetitosas para a modelação de modelos TECHNIC, mas ainda está numa fase beta. 8)
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1226
Registado: 27 jul 2006, 01:37
Localização: Queluz

Re: qual software utilizar??

Mensagem por Ricardo T »

Eu, pessoalmente, gosto muito do LDraw. É simples de usar! E sim, neste pelo menos, podes ver a lsita de peças usadas e com algum jeito, construir instruções (marcando "steps" à medida que constróis).

O LDD é muito limitado em peças\cores! :\
Ricardo Oliveira
Avatar do Utilizador
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2089
Registado: 20 jun 2006, 04:39
Localização: Porto

Re: qual software utilizar??

Mensagem por BionicDroid »

LeoCad
O LeoCad http://www.leocad.org/ tem a vantagem de se poder construir e editar construções em LEGO® na vista 3D, exportar para o formato 3DS, fazer um manual de instruções em modo de gravação step by step, múltiplas parametrizações de valores para Snap de deslocamento de peças ao longo dos eixos  x,y,z, permite importar modelos do Ldraw bem como exportar para Ldraw, porém as poucas mais de 2000 peças da sua biblioteca exige que sejam importadas as restantes, recentemente o MR. Philippe "Philo" Hurbain colocou um artigo no seu website http://www.philohome.com/leoupd/leoupd.htm como fazer a importação das restantes peças. no entanto este software quando exporta para o formato 3DS e ao ser importado e renderizado em programas 3D perde uma particularidade muito importante do ponto de vista visual, isto é se fizermos uma parede com Bricks e a renderizar-mos num programa 3D o espaçamento entre os Bricks (entre as arestas) não se vêem, fazendo com que pareça uma parede lisa (para dar esse efeito julgo eu que é parametrizado  no próprio Ldraw ou outro qualquer programa ligado ao Ldraw  e não ao LeoCad, logo este não exporta as construções com esses valores de distância entre as peças, por esta razão quando as renderiza-mos a partir do 3DS gerado pelo Leocad esse efeito nunca pode ser gerado), no entanto pode-se sempre construir e editar no Leocad, e salvar como ficheiro Ldraw ou Data e posteriormente fazer renderizações no mesmo programa de renderização que abre ficheiro do Ldraw e parametrizar os valores de distância entre as peças LEGO®. O LeoCad é de muito fácil instalação e recomendo para quem ache mais fácil editar sobre a vista 3D.

LEGO® Digital Designer - LDD
As peças que LEGO® Digital Designer http://ldd.lego.com/ traz deve-se ao facto de este programa estar ligado com a base de dados do stock de peças da própria LEGO®, pois quando executas uma construção virtual podes encomendá-la directamente a partir do prórpio software
Última edição por BionicDroid em 22 out 2008, 00:16, editado 1 vez no total.
Carlos Ribeiro
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1226
Registado: 27 jul 2006, 01:37
Localização: Queluz

Re: qual software utilizar??

Mensagem por Ricardo T »

Eu tenho outra explicação para a "falta de peças" no LDD. Eles querem limitar a imaginação do pessoal a lançar sets através do LDD! Não será? Mas estou a divagar!
Ricardo Oliveira
ups
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 289
Registado: 10 jun 2006, 22:05

Re: qual software utilizar??

Mensagem por ups »

[quote="Ricardo T"]
Eu tenho outra explicação para a "falta de peças" no LDD. Eles querem limitar a imaginação do pessoal a lançar sets através do LDD! Não será? Mas estou a divagar!
[/quote]

Porque razão é que eles poderiam querer fazer isso????????

Só vejo duas razões para as limitações do programa: Facilmente utilizavel por crianças. E stock identico ao do factory (que está a ser progressivamente extendido)
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1226
Registado: 27 jul 2006, 01:37
Localização: Queluz

Re: qual software utilizar??

Mensagem por Ricardo T »

Só me refiro à limitação de peças.

Não sei, lembrei-me que para precaução da LEGO, para não estarem a produzir melhor ou igual ao que eles fazem la dentro.

E talvez para não haver um "boom" nos pedidos à factory. Acredito que muitos AFOL's gostavam de receber um MOC seu em formato set! ;D Eu próprio já equacionei com alguns MOC's.
Ricardo Oliveira
ups
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 289
Registado: 10 jun 2006, 22:05

Re: qual software utilizar??

Mensagem por ups »

[quote="Ricardo T"]
Não sei, lembrei-me que para precaução da LEGO, para não estarem a produzir melhor ou igual ao que eles fazem la dentro.
[/quote]

Mas a própria LEGO incita a criação, e quanto com mais qualidade, melhor! A LEGO estaria a destruir-se e a ir contra um dos seus princípios mais básicos (imaginação) fazendo o contrário.

[quote="Ricardo T"]
E talvez para não haver um "boom" nos pedidos à factory. Acredito que muitos AFOL's gostavam de receber um MOC seu em formato set! ;D Eu próprio já equacionei com alguns MOC's.
[/quote]

A logistica é algo que tinha de ser escalável. No entanto, neste momento o maior impedimento à compra de criações através do factory é o preço. Certamente que o volume seria muito diferente se fosse tudo mais barato (comparem o preço do MS com o somatório das suas peças no factory).
Avatar do Utilizador
Ribatagus
Sócio
Sócio
Mensagens: 3555
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Localização: Vale de Santarém
Contacto:

Re: qual software utilizar??

Mensagem por Ribatagus »

[quote="ups"]

A logistica é algo que tinha de ser escalável. No entanto, neste momento o maior impedimento à compra de criações através do factory é o preço. Certamente que o volume seria muito diferente se fosse tudo mais barato (comparem o preço do MS com o somatório das suas peças no factory).
[/quote]

...Só assim de repente: tens os "valor" das peças vs o valor do Market Street? só para ter uma ideia "real" da diferença...
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Responder