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Re: Brick Wars

Enviado: 22 jun 2015, 19:58
por CyberX
Isso tem aí muito MILS ou coisa parecida... não dá para fazer sem tanta «paisagem»? Além de facilitar no orçamento não assustava tanto os indecisos ou curiosos... é que precisamos de jogadores também.

Re: Brick Wars

Enviado: 22 jun 2015, 20:04
por Antonio Carvalho
É parecido a MILLs mas apenas para criar a expansão do cenário, de acordo com o interesse... Por exemplo, na primeira foto o cenário é pequeno. Depois dispomos o cenário à nossa maneira e se quisermos podemos até fazer só uma praia, só uma aldeia ou até só um grupo de 4 baseplates com relevo.

Há que ter em conta que quem eu referenciei já trabalha nisto há anos e daí ter agora um cenário enorme.

O essencial do que quis mostrar nas fotos, para além da ilha com uma espécie de franciscana, foi a variedade de tipos de figuras/épocas que podemos usar para as batalhas de acordo com os vários gostos.

Re: Brick Wars

Enviado: 22 jun 2015, 21:22
por csiquet
O cenário podia ser montado/ampliado usando o espólio da PLUG e cada um levava o seu 'exercito'.

Re: Brick Wars

Enviado: 22 jun 2015, 21:29
por Antonio Carvalho
[quote="csiquet"]
O cenário podia ser montado/ampliado usando o espólio da PLUG e cada um levava o seu 'exercito'.
[/quote]

Penso que numa fase inicial se não houver oportunidade para grande desenvolvimento num cenário, essa até seria a melhor hipótese... Mas penso que se começarmos com uma coisa pequena conseguimos algo engraçado.

COntinuamos com o dilema das regras :p

Re: Brick Wars

Enviado: 22 jun 2015, 22:07
por CyberX
Cntinuamos com o dilema das regras :p
Podemos usar as regras da minha rua quando éramos miúdos: unidades de um lado, unidades do outro, um abafador (pode ser uma bola Mindstorms, daquelas que tẽm quase 6 cm) e ganha o último a cair. Mais simples que isto não há :D

Mais a sério... concordo que viaturas dá mais interesse que só infantaria. Mechs poderiam ser classificados viaturas. Cavalaria.
Cada unidade tem pontos de movimento, ataque e defesa. Para um primeiro ensaio podemos nivelar toda a infantaria aos mesmos pontos e toda a cavalaria aos mesmos pontos.
Um dado para mover a unidade, outro para atacar/defender e toca a andar. É muito simplista mas para começar servia, depois começávamos a complicar diferenciando vários tipos de infantaria (reconhecimento, snipers, anti-tanque...) e cavalaria (reconhecimento, caçadores, artilharia...).
E só mais tarde outros factores como terreno (tipo de terreno influenciar movimento, visibilidade, combate), camuflagem, tecnologia, moral...

Jogos  mais simples dispensávamos árbitro. Jogos mais complexos terão que ter, talvez até mais que um.

Re: Brick Wars

Enviado: 22 jun 2015, 22:27
por Antonio Carvalho
Claro, veiculos blindados, cavalaria ou mechs, dependendo do tipo de tropas em combate... E sim, acho que apesar de trazer complexidade acho que também traz mais interesse ao jogo.

Entretanto, pegando no que já temos penso que poderia começar a fazer um esboço com uns princípios base para o jogo e publicar no fórum para ir completando...

Re: Brick Wars

Enviado: 22 jun 2015, 22:37
por agadoijo
Ena pá tanta coisa!

A meu ver o problema com os wargames é que por mais simples que sejam as regras, um jogo vai demorar sempre umas 2 a 3 horas... acho que não é uma coisa para um evento... uma coisa para um encontra na sede da PLUG? Isso já acredito.

Mas acho que era uma excelente ideia arranjar algo para interagir com o publico, em Tomar estive um bocado na mesa dos Mindstorms e gostei bastante da interactividade e da reacção dos miúdos e dos graúdos! Até fiquei com vontade de comprar um Mindstorms... mas depois vi o preço e mudei de ideias! :P

Lembro-me em Oeiras do jogo interactivo tipo space invaders do [member=21]gads[/member] e pelo menos com o meu miúdo foi um sucesso.

Nunca joguei Warhammer, o preço + ter que pintar afastaram-me da coisa e claro depois tinha que arranjar alguém para jogar!

[member=10]Hyphos[/member] eu joguei AD&D durante uns anitos! Tinhamos um DM bem tramado! :P

[member=21]gads[/member] lembro-me desses jogos de Magic! Confesso não foi simpático mas olha que esse baralho reanimator até era dos mais fracos na altura mas sempre foi um que me deu imenso gozo de jogar!

[member=6806]CyberX[/member] eu tenho algumas cartas do Chima que vinham com os speedors e devo dizer que não achei muito interessantes de jogar, mas também eu estava habituado ao Magic! Fiquei com a ideia de que aquilo tinha potencial para regras mais complexas (símbolos/tipos nas cartas que não são explicados) mas pelo menos as instruções que vêm com os sets não têm nenhuma versão advanced.

Re: Brick Wars

Enviado: 22 jun 2015, 22:57
por Hyphos
[member=6727]agadoijo[/member] o nosso grupo era constituido por 7 pessoas e rodava o DM. normalmente tinhamos aventuras de 3 a 4 meses uma vez por semana :)

De certeza que há regras simples, para WG.

Jogar durante um evento terá de ser entre associados para demostração.

Vou ver o que há por ai, pode ser que haja algo simples para experimentar.

Re: Brick Wars

Enviado: 22 jun 2015, 23:12
por csiquet
[quote="Hyphos"]
...
Jogar durante um evento terá de ser entre associados para demostração.
...
[/quote]

Depois do TechBall claro...  ;D

Re: Brick Wars

Enviado: 23 jun 2015, 00:15
por gads
O BrickWars versão "quick" parece ser bastante simples!
Talvez seja uma boa opção :)

Re: Brick Wars

Enviado: 23 jun 2015, 12:14
por PocasNuckie
Uma maneira fácil de fazer isso e criar interacção com o público é fazer a coisa resumida a lançamento de dados - movimento é lançar um dado e andar as posições que o dado indicar e combate é lançar dois dados um para cada unidade e ganha o que tiver maior valor. Claro que neste último ponto podem haver adaptações. P.e. uma unidade de tanques deverá ser superior a infantaria logo pode lançar dois dados contra um dos outros o que aumenta as suas probabilidades mas não torna a vitória totalmente garantida.

Re: Brick Wars

Enviado: 23 jun 2015, 23:06
por gads
É uma ideia... Uma coisa simples com dados para fazer movimentar as peças até poderia funcionar  :fixe: