[Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por AGarcia »

[quote="Conchas"]
[quote="AVCampos"]
Para aparvalhar um pouco, seria tecnicamente/esteticamente fazível construir um loop com beams Technic, para uma pista do género do velhinho Stunts? ;D
[/quote]

Falta aqui um smile com uma marreta na mão... ;D
[/quote]

Marreta não encontrei... talvez este: Imagem
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por JMCampos »

[quote="AVCampos"]
Para aparvalhar um pouco, seria tecnicamente/esteticamente fazível construir um loop com beams Technic, para uma pista do género do velhinho Stunts? ;D
[/quote]

Podes sempre (podes? Não sei - pergunta a alguém que saiba de Technic  >:D) fazer até mesmo pistas do tipo Trackmania. Mas depois colocas lá carros de cabeça para baixo? Hmmm, é uma ideia - não muito realista, mas para integrar num outro tipo de cenário, mais fantasista.

Será que estão na forja os Módulos de Acrobacias em LEGO?  ;)
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por AGarcia »

[quote="JMCampos"]
Será que estão na forja os Módulos de Acrobacias em LEGO?  ;)
[/quote]

{lol-up}

Não dês ideias...
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por JMCampos »

[quote="Conchas"]
Os rails é que estão um bocado a atirar para aquela mesa ao da mesa Friends em Braga... :whistle:
Acho que prefiro uma solução específica feita com tiles 1x8 em LBG e máquinas de lavar mais bricks 1x1. :)
[/quote]

Perfeitamente de acordo! Vão ficar é mais caros...  É um pouco como a questão das baseplates! >:D
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4317
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por CyberX »

Isto está a evoluir demasiado rápido, não estou a conseguir acompanhar. J+a tentei publicar 3 vezes e aparecem sempr eactualizações pelo meio, e é quase 1 da manhã!!!

Mas está também com muito bom aspecto, fazia um sucesso em Tomar nem que fosse só um pequeno cheirinho.

Se forem a Bricklink conjunto, eu alinho na medida do possível... já estoirei o orçamento a brincar ao MFL.

Quanto a cambalhotas Technic, nada que eu já não tivesse pensado, género hot wheels... mas não para Tomar.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por Conchas »

Ainda hoje estava a ver um anûncio hotwheels ou qualquer coisa do género e lembrei-me disto. ;)
Nada que a LEGO não tivesse já tentado algumas coisas parecidas no passado, mas parece que não correu lá muito bem (aquela época negra em que tudo corria mal).
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por JMCampos »

[quote="JMCampos"]
[quote="Conchas"]
Por isso é que eu estava a querer começar com uma coisa simples (roadplates)... :)
Mesmo com tiles talvez ainda nos desenrrasquemos. Eu consigo fazer várias rectas e algumas curvas.

Agora com o MILS é que acho que o pessoal vai fugir disto a sete pés. Temos de arranjar uma solução de compromisso. Como já escrevi aqui hoje "o óptimo é inimigo do bom"... ;)
[/quote]

Em última análise, se se fizer a coisa para já em baseplates [suspiro], sempre se pode passar mais tarde para MILS, sem grandes dificuldades.

[/quote]
[quote="Conchas"]
Ora aí está o compromisso. :)
Quanto a passar para MILS sem grandes dificuldades, que dizer arrancar as tiles todas e e voltar a aplicar... ;)
Isto porque nunca vais conseguir assentar  baseplates sobre bicks... E fazer tudo de raíz em plates 16x16, é um tanto ao quanto problematico...

MAs continuemos esta discussão no tópico original, para não poluir mais este tópico... :D
[/quote]

Não, não é arrancar as tiles todas... é arrancar as tiles :P mais as plates :P mais os bricks :P mais os rails :P mais tudo o que lá tiveres, e, claro, voltar a assentar tudo aquilo nos módulos.  :P :P :P  :P :P Difícil, difícil... não é. Dá é uma trabalheira dos diabos!

Estás a ver a razão do meu suspiro? É por isso que eu preferia começar com uma coisa pequenina (ou começar mais tarde) mas já em MILS.
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por Conchas »

Não seja por isso... Da parte que me toca tenho material para fazer em MILS. :D

Acho um desperdício mas tenho.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por Hyphos »

Gostei imenso da recta da meta e das boxes.


Os "rails" podem não ser necessários nesta fase, se bem me recordo os rails normalmente não estão à beira da pista, se calhar colocar verdes para relva e uns "poços" de areia.

Se em vez de se colocar sobre baseplates, nesta fase colocar sobre plase de 16x16, depois é só "transportá-las para as bases MILS.
Paulo "Jones" Brown
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por Hyphos »

Um pequeno exemplo de boxes.......

[align=center][img width=1024]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/ ... 3269_o.jpg[/img][/align]

Está com falta de pormenores que normalmente se vê nas boxes
Paulo "Jones" Brown
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por JMCampos »

Essas boxes estão 5 estrelas! Acrescentando-lhes depois os tais pormenores ficam mais reais que as reais.  :clapping:

Inclusivamente, podem levar por cima uma bancada - e até, no futuro, ser expandidas para a parte de trás, aumentando a bancada e dando maior profundidade às próprias boxes.
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por agadoijo »

[quote="Hyphos"]
Um pequeno exemplo de boxes.......

[img width=520]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/ ... 3269_o.jpg[/img]

Está com falta de pormenores que normalmente se vê nas boxes
[/quote]

Pequeno mas bom!
Última edição por agadoijo em 05 abr 2015, 22:41, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3268
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por JMCampos »

Meus amigos,

Com o aproximar da BRInCKa 2015 (Junho é já amanhã!), torna-se imperioso definir o tipo de módulos a adoptar para a mesa MPL, se queremos já ter alguma coisa significativa para mostrar em Tomar.

Em conversa com o Fernando, ainda cheguei a pôr a hipótese de abrir uma votação aqui no fórum, no sentido de ser democraticamente feita a opção entre as duas infra-estruturas em apreciação: o modelo MILS vs. as simples baseplates 32 x 32.

Tenho sido um fervoroso adepto do MILS, e já referi aqui algumas das suas vantagens: robustez, solidez nas ligações, passagens "subterrâneas" para electrificação, etc..

Tudo isto tem, porém, os seus custos, já que naturalmente haverá que construir, para cada módulo, a respectiva base MILS. E esses custos reflectem-se em duas vertentes importantes:

Em primeiro lugar, mais peças significam, pelo menos potencialmente, mais tempo envolvido em encomendas (e já não contaria aqui com o LUGBULK, que só nos traria as peças daqui a um ano e tal), eventualmente maior dispersão por lojas Bricklink e consequentemente maiores custos em portes.

Em segundo lugar - last but not the least -, estive, pela primeira vez com algum rigor, a fazer as contas para apurar em quanto ficaria cada módulo. E assustei-me - a sério, assustei-me!

Tomando como exemplo o módulo da recta, tal como está, sem corantes nem conservantes,
[img width=240]http://img.photobucket.com/albums/v373/ ... d4i3j4.png[/img]
e recolhendo no Bricklink os preços das peças na gama dos mais em conta, apurei que construir aquele bocadinho de recta em MILS custaria entre 45 a 50 euros.

Fiquei a saber que a mesma construção, assente numa simples baseplate, passaria a custar "apenas" cerca de 30 euros.

Agora, se multiplicarmos esta diferença por - digamos - 50 módulos, nada de especial... como diria o outro, "façam vocês as contas"!

Pois, é muito dinheiro! Confesso que antes não me tinha apercebido de que a diferença era tão grande. Mea culpa...

Por estes motivos, e embora com grande pena minha (tenho na mão um módulo MILS acabadinho de construir e é uma coisa bonita de se ver), venho aqui e agora propor definitivamente que o projecto MPL seja construído sobre simples baseplates, para que, como observou e muito bem o Fernando, não acabemos por dispersar os nossos recursos em "material de enchimento" e antes os apliquemos no que realmente interessa.

De qualquer forma, não quero nem devo estar aqui a impor nada (o projecto MPL não é meu, é da  :plug: ), e por isso gostaria de ouvir a vossa opinião a respeito.

Obrigado por lerem até ao fim mais este "lençol"!  :fixe:
Última edição por JMCampos em 06 abr 2015, 01:32, editado 1 vez no total.
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por Conchas »

Eu concordo com a proposta mesmo sem pensar na questão dos custos.

Vejo as vantagens da proposta MILS essêncialmente no domínio da estética, se não pensarmos que no final o pessoal não se preocupa em disfarçar aquela altura ao redor de todo o cenário como tem acontecido com os MFL.
Relativamente à solidez também me ocorre que é uma dor de cabeça por si só. Como sabem tenho apresentado nos últimos eventos um diorama só meu em que os módulos encaixam com este sistema de pins cruzados. Mesmo sem colocar os pinos todos aquilo é um quebra-cabeças para montar (fecha de um lado, abre do outro...) e isto numa configuração 4x4 apenas.

Num diorama maior com vários participantes diz-nos a experiência que nem todos vão estar disponíveis para o montar ao mesmo tempo, o que só vem complicar as coisas ainda mais. E dizem vocês, não se liga o que não se conseguir - lá se vai a robustez e a planaridade forçada.

Assim acho que podemos brincar aos MPL e melhor avaliar depois se vale a pena evoluir para o MILS.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Pista de Corridas de LEGO - M.P.L.

Mensagem por Jorge Reis »

[quote="Conchas"]
...

como tem acontecido com os MFL.

...
[/quote]

Os módulos MFL nasceram para ter uma base madeira, não vejo que seja urgente tapar as laterais, mas pode sempre ser feito com Bricks da PLUG  >:D

Mas para isso é necessário que o material esteja mais disponível e se encontre uma boa solução para requisição  :whistle:
Imagem
Responder