Desafio Space Center

Para os entusiastas da exploração espacial do futuro!

Votação ingénua: como é que prefiro esta maluquice do Desafio Espacial?

Centro Espacial misto com 3 áreas (visitantes, lançamento de shuttles/foguetões e aterragem)
15
45%
Só a área de lançamento
3
9%
Só o centro de visitantes
0
Sem votos
Só a área de lançamento e o centro de visitantes
2
6%
Outro, especificar
0
Sem votos
Escala Saturno V (1:100 ~ 1/110)
2
6%
Escala City (1:137)
2
6%
Escala Mista
4
12%
MILS é boa opção?
5
15%
 
Total de votos: 33

Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por CyberX »

Ena, isto esta a compor-se (e perdi os acentos nao sei porque).

Suponho que os nossos militares da PLUG devem ter material para fazer grande parte da area de aterragem do shuttle, sem querer ofender ninguem aquilo passa por uma pista de base aerea militar.

O mega engenheiro civil e bem vindo com hangares e outras obras pequininas.

Energia eolica tambem e bem vinda. Por acaso a NASA fez um acordo qualquer com a electrica da Florida e vao instalar resmas de paineis solares naquele campo onde eu disse que se punham umas vinhas mas se aparecer uma ou outra turbina eolica mais afastada ninguem se choca, sobretudo se andarem a roda, nao e como a nova coqueluche da LEGO que entra pro Guiness sem fazer nada.

Se isto continua assim a juntar malta o proximo evento da PLUG fica reduzido a uma mesa unica de 25x5.

Aceitam-se ideias e cadernos de encargos. Vao sugerindo onde acham que podemos encaixar os ultra-violetas, os lasers, os fumos, as ondas, os helios, os cromados, os tocolantes, os telefericos, as pinturas, as fibras opticas, os trans-neon e os glow, os sons, os AGV, o GBC, o T3-T4 e o discosound,  o Java (nao, o Java nao, Looney mas nem tanto).

Malta do norte, entom!?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Antonio Carvalho
Sócio
Sócio
Mensagens: 2625
Registado: 03 mai 2009, 12:13
Localização: Leiria

Re: Desafio Space Center

Mensagem por Antonio Carvalho »

[quote="CyberX"]
Ena, isto esta a compor-se (e perdi os acentos nao sei porque).

Suponho que os nossos militares da PLUG devem ter material para fazer grande parte da area de aterragem do shuttle, sem querer ofender ninguem aquilo passa por uma pista de base aerea militar.

[/quote]

Sem querer condicionar ninguém, se for feito em MILS a pista é uma das zonas que fica a ganhar por isso. Dá apra criar muito detalhe, criar indicações na pista, números, usar as dimensões necessárias, etc, sem recorrer a baseplates ou autocolantes.

Imagem
Última edição por Antonio Carvalho em 24 mai 2017, 21:00, editado 1 vez no total.
LEGO Military
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por AGarcia »

[quote="CyberX"]
Criei uma votação. É a primeira vez que o faço.
Só dá para 5 opções :(
[/quote]

Dá para acrescentares a quantidade de opções que quiseres.

[quote="Antonio Carvalho"]
Sem querer condicionar ninguém, se for feito em MILS a pista é uma das zonas que fica a ganhar por isso. Dá apra criar muito detalhe, criar indicações na pista, números, usar as dimensões necessárias, etc, sem recorrer a baseplates ou autocolantes.
[/quote]

Concordo que ser feito em MILS melhoraria muito, mas se ficar uma área muito extensa é impraticável, só se for em algumas zonas que compense.

[member=945]Antonio Carvalho[/member]
Em relação à pista de aviação, a que mostras é em microescala. Se for à escala minifig, qual seria a largura razoável para a mesma?
Última edição por AGarcia em 24 mai 2017, 22:04, editado 1 vez no total.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Desafio Space Center

Mensagem por agadoijo »

A escala é algo que me preocupa bastante neste projecto!
Pessoalmente não gosto de misturar escalas, só acho que fique bem "na fotografia".

Se quisermos fazer algo tipo o VAB (Vehicle Assembly Building), que aparentemente tem uns belos 160.3 metros de altura, à escala do Saturn V seria um mamarracho de 1.45 metros de altura! Este edifício era por si só um projecto colaborativo!
Aqui fica uma imagem do que estou a falar:
Imagem

Acho que vai ficar estranho termos minifigs num lado e "estatuetas" do outro.
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por AGarcia »

[quote="agadoijo"]
A escala é algo que me preocupa bastante neste projecto!
Pessoalmente não gosto de misturar escalas, só acho que fique bem "na fotografia".
[/quote]

Concordo!
Será um dos primeiros passos a clarificar.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por CyberX »

[quote="agadoijo"]
Pessoalmente não gosto de misturar escalas, só acho que fique bem "na fotografia".

Se quisermos fazer algo tipo o VAB (Vehicle Assembly Building), que aparentemente tem uns belos 160.3 metros de altura, à escala do Saturn V seria um mamarracho de 1.45 metros de altura! Este edifício era por si só um projecto colaborativo!
[/quote]

Eu percebo. Mas se forem zonas distintas não há propriamente mistura, talvez ajude posicionar uns mais junto ao público e o outros mais afastados.
Mas senão, que alternativas temos?

Quanto ao VAB, se usares baseplates 48x48 para fazeres as paredes e o tecto, não são assim "tantas" peças (eh eh). Com algum Technic podemos fazer um cubo daqueles quase só com baseplates e tiles. E há ainda o DUPLO e a técnica de molduras de janelas do [member=1795]rlima[/member] para encher e reforçar.

[member=956]AGarcia[/member] e [member=945]Antonio Carvalho[/member] Acho que vale a pena considerarmos MILS para as partes colaborativas. A meu ver perdemos em não ter usado isso no MPL e no DMC (no  MPL ainda se falou num upgrade mais tarde, mas ficou na gaveta).
Talvez não MILS a um nivel global mas nas partes colaborativas certamente, como pode ser o caso da pista onde podemos fazer como no MPL e repartir por vários PLUGenses, apesar de aqui a coerência estética ser mais importante,a meu ver, do que no MPL.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Antonio Carvalho
Sócio
Sócio
Mensagens: 2625
Registado: 03 mai 2009, 12:13
Localização: Leiria

Re: Desafio Space Center

Mensagem por Antonio Carvalho »

[quote="AGarcia"]
[quote="CyberX"]
Criei uma votação. É a primeira vez que o faço.
Só dá para 5 opções :(
[/quote]

Dá para acrescentares a quantidade de opções que quiseres.

[quote="Antonio Carvalho"]
Sem querer condicionar ninguém, se for feito em MILS a pista é uma das zonas que fica a ganhar por isso. Dá apra criar muito detalhe, criar indicações na pista, números, usar as dimensões necessárias, etc, sem recorrer a baseplates ou autocolantes.
[/quote]

Concordo que ser feito em MILS melhoraria muito, mas se ficar uma área muito extensa é impraticável, só se for em algumas zonas que compense.

[member=945]Antonio Carvalho[/member]
Em relação à pista de aviação, a que mostras é em microescala. Se for à escala minifig, qual seria a largura razoável para a mesma?
[/quote]

A área não tem de ser extensa. TOdos aqueles pontos mortos que vemos no google maps em que só existe vegetação podem ser diminuidos por nós.

Ainda não sei as dimensões, mas vou-me basear na imagem do google maps em que está uma space shuttle junto à pista para definir dimensões.

EDIT: Nem de propóstio, um dos meus WIPs atualmente são os novos SHelters dos F-16 na Base de Monte Real, e inclui algum percurso até à pista que estou a fazer numa espécia de MILLS.
Última edição por Antonio Carvalho em 24 mai 2017, 23:10, editado 1 vez no total.
LEGO Military
Avatar do Utilizador
Antonio Carvalho
Sócio
Sócio
Mensagens: 2625
Registado: 03 mai 2009, 12:13
Localização: Leiria

Re: Desafio Space Center

Mensagem por Antonio Carvalho »

[quote="CyberX"]

Talvez não MILS a um nivel global mas nas partes colaborativas certamente, como pode ser o caso da pista onde podemos fazer como no MPL e repartir por vários PLUGenses, apesar de aqui a coerência estética ser mais importante,a meu ver, do que no MPL.
[/quote]

Dá um efeito muito fixe. Exemplo das minhas estradas:

Imagem

Imagem
LEGO Military
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por AGarcia »

[quote="CyberX"]
[member=956]AGarcia[/member] e [member=945]Antonio Carvalho[/member] Acho que vale a pena considerarmos MILS para as partes colaborativas. A meu ver perdemos em não ter usado isso no MPL e no DMC (no  MPL ainda se falou num upgrade mais tarde, mas ficou na gaveta).
[/quote]

[member=6806]CyberX[/member] e [member=945]Antonio Carvalho[/member]
Existe sempre a possibilidade de um elemento fazer o "terreno" e outro fazer as estruturas, para uma coerência final melhor, em vez de ser como no MPL em que cada um ficou responsável pela sua área.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por CyberX »

[quote="AGarcia"]
[quote="CyberX"]
[member=956]AGarcia[/member] e [member=945]Antonio Carvalho[/member] Acho que vale a pena considerarmos MILS para as partes colaborativas. A meu ver perdemos em não ter usado isso no MPL e no DMC (no  MPL ainda se falou num upgrade mais tarde, mas ficou na gaveta).
[/quote]

[member=6806]CyberX[/member] e [member=945]Antonio Carvalho[/member]
Existe sempre a possibilidade de um elemento fazer o "terreno" e outro fazer as estruturas, para uma coerência final melhor, em vez de ser como no MPL em que cada um ficou responsável pela sua área.
[/quote]

Pode ser, se alguém se assim voluntariar. Pessoalmente não me cativa muito fazer um grande terreno embora no caso de estruturas já possamos distribuir por vários.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por CyberX »

Isto está a ficar grande, depois hei-de criar um tópico novo só para pormenores técnicos para não nos perdermos mas enquanto estamos na conversa acelerada inicial acho que não há problema.

Nao encontro detalhes concretos sobre os launch pads. São todos iguais, octogonais, com uma área de 28 km2, bla bla...
Encontrei um modelo da Tomytec à escala 1:700:
Imagem
Noutro sitio diz misturado com japonês que "W=350 D=290 mm" o que significa que aquele parte do launch pad corresponde a 245m x 203m. À escala 1:100 (mais fácil de usar que 1:110, depois esclarecemos) daria  uns módestos 2,45 x 2,03 m ou em studs 306 x 254, apenas 10x8 baseplates de 32x32.

E assim a olhómetro o comprimento deve ser cerca de 1/6 do diâmetro do launch pad pelo que se calhar simplificávamos o Complexo 39A um pouquito, que acham?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por CyberX »

Por outro lado se mandarmos o Saturno V às malvas e usarmos a escala 1:137 que referi do Space Shuttle 60080 LEGO Space Port neste post aqui atrás então a coisa passava de 10x8 baseplates para 7x6:

245 m => 1.79m = 224 studs = 7 baseplates 32x32
203 m => 1.48m = 185 studs = 6 idem

Expunhamos o Saturno V num pedestal à parte só para ele, raispartam o mastodonte :D
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por AGarcia »

Em micro-escala, conseguem-se fazer coisas engraçadas...

Imagem
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por CyberX »

Ja fiz porcaria... dá para editar a votação (escondido numa hidden dropbox aparece a opção Editar) e adicionei opções mas não consigo editar para que as pessoas possam votar em mais que uma opção. Newbie.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por AGarcia »

Sim, dá para editares:

- Usas a opção "Máximo de votos por utilizador:" para um valor superior, tipo 3 votos;

- Usas a opção "Permitir que os utilizadores alterem o voto:" para quem quiser poder alterar o volto, para as novas opções;
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Responder