Desafio Space Center

Para os entusiastas da exploração espacial do futuro!

Votação ingénua: como é que prefiro esta maluquice do Desafio Espacial?

Centro Espacial misto com 3 áreas (visitantes, lançamento de shuttles/foguetões e aterragem)
15
45%
Só a área de lançamento
3
9%
Só o centro de visitantes
0
Sem votos
Só a área de lançamento e o centro de visitantes
2
6%
Outro, especificar
0
Sem votos
Escala Saturno V (1:100 ~ 1/110)
2
6%
Escala City (1:137)
2
6%
Escala Mista
4
12%
MILS é boa opção?
5
15%
 
Total de votos: 33

Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Desafio Space Center

Mensagem por CyberX »

Com a chegada do Saturno V, que poderá até nem interessar a todos mas não deixa de ser impressionante nos seus 100 cm de altura... e uma vez que já se falou em projectos colaborativos "Espaço" e uma vez que isto por cá anda um bocado a dar para o parado...

que acham de um Diorama para um próximo evento em torno deste tema? Não precisa ser megalómano, podemos aproveitar sets já existentes, até relativamente recentes. Claro que se for megalómano tem mais piada :)

Eu estava a pensar concretamente num centro Aero Espacial, género Cape Canaveral ou Space&Rocket Center:

Imagem

É algo que consegue envolver várias áreas, como comboio, Technic, certamente MINDSTORMS...
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
ciria
Sócio
Sócio
Mensagens: 251
Registado: 22 fev 2016, 13:48
Localização: Mafra

Re: Desafio Space Center

Mensagem por ciria »

Eu alinho!
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por PocasNuckie »

Eu também!  :jump:
Imagem
Avatar do Utilizador
Antonio Carvalho
Sócio
Sócio
Mensagens: 2625
Registado: 03 mai 2009, 12:13
Localização: Leiria

Re: Desafio Space Center

Mensagem por Antonio Carvalho »

Like!  :fixe:
LEGO Military
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por Hyphos »

Ai está uma boa ideia  :clapping:
Paulo "Jones" Brown
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por AGarcia »

Também gosto do desafio!
:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por CyberX »

A sério?!?
Então opinem lá o que gostavam de ver e onde se sentem mais interessados em participar.
Se houver malta muito afastada temos de fazer isto de modo a que todos possam participar mesmo que não nos consigamos encontrar todos.

Eu gostava de um centro de lançamento espacial, mas não precisa ser muito rígido e pode ter outras coisas como no Space&Rocket Center, um género de museu em tamanho real.

Claro que da minha parte terá de haver efeitos. Mas gostava que não fossem só meus, que houvesse um painel de controlo meio anos 60 onde as pessoas (ou pelo menos os vigilantes) accionassem alavancas e botões que fizessem acender luzinhas, mexer coisas, tocar sons... nem precisa MINDSTORMS - as luzes por firmware SBrick do [member=956]AGarcia[/member] iam muito bem aqui, ou mesmo só Technic puro e duro.

Já ando há uns tempos a considerar duas coisas que se podem enquadrar aqui:
- um radio-telescópio - não se encaixa muito bem numa base de lançamento mas pode passar a ser um rastreador de satélites
- um transportador (crawler-transporter) - isto já cai no megalómano, não tenho tempo para me meter numa coisa destas, talvez quem tenha uma escavadora rotativa Technic queira reconverter num mastodonte destes

Além disso aquilo que ainda tenho MFL (plataforma giratória automatizada e desvios automatizados) pode ser incorporado aqui com alguma facilidade.

Se alguém arranjar Saturnos V até lá eu meto-me num lançador mais pequeno, com efeitos especiais. Pelo menos fumo é garantido.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por PocasNuckie »

Eu queria fazer uma Mobile Launch Platform à escala do Saturn V da LEGO. Tipo isto:

Imagem

Só que em primeiro lugar, não sei se funciona para um diorama colaborativo porque obriga todos a construir numa escala enorme.

Em segundo lugar fazer uma estrutura destas com alguma rigidez, cheira-me que só com LEGO daquele com buracos e eu quero distância disso.  >:D
Imagem
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por AGarcia »

[quote="CyberX"]
(...) as luzes por firmware SBrick do [member=956]AGarcia[/member] iam muito bem aqui, (...)
[/quote]

Xi... nunca mais peguei nisso...

[quote="CyberX"]
- um transportador (crawler-transporter) - isto já cai no megalómano, não tenho tempo para me meter numa coisa destas, talvez quem tenha uma escavadora rotativa Technic queira reconverter num mastodonte destes
[/quote]

[quote="PocasNuckie"]
Eu queria fazer uma Mobile Launch Platform à escala do Saturn V da LEGO. Tipo isto:
[/quote]

Essa Mobile Launch Platform, poderia fazer-se com a base de dois sets 42055...

Bem... se calhar é melhor 4 sets...

Imagem
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Desafio Space Center

Mensagem por gads »

Eu também alinho :D

Falou-se numa estação espacial tipo a ISS em que participante poderia contribuir com um módulo.
Para colaborativo talvez fosse uma boa ideia :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por PocasNuckie »

A base do MLP ainda é o mais fácil de fazer. O andaime é que é pior.
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Desafio Space Center

Mensagem por gads »

Seria fácil em que sentido?
É que uma coisa são módulos independentes outra é uma construção que tem de encaixar bem uma na outra.
Digo isto porque o DMC já deu trabalho.

No entanto, seria fácil de ser colaborativo se fosse construído realmente em conjunto em Plugfests.
Dependendo do pessoal, podia o pessoal do Norte fazer uma parte e o pessoal do Centro outra parte.

Mas teríamos de entrar em acordo em relação às quotas do MOC.
Com duas ou três pessoas ainda vá, mais do que isso quase de certeza que vai ficar praticamente impossível de gerir.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por CyberX »

chisssss....

Eu pensava que eu é que era o megalómano e já está um a considerar 4 sets da escavadora rotativa para fazer o crawler e outro a querer fazer um andaime de 120 cm!!!

[member=96]PocasNuckie[/member] Vais ter de usar Technic nisso vais, treliças (triângulos) em barda para dar rigidez - o original já é assim.

O meu elevador que andava a fazer quando me apresentei na PLUG ainda está arrumado à espera de melhores dias, tem algumas semelhanças com isso (pelo menos n tamanho, deve ter cerca de um 110 cm), tem resmas de technic e tive de lhe dar firmeza com contrapesos e cordas para quando o elevador chegasse lá acima aquilo não abanasse tudo.
Se não tiver animação (que obriga a maior rigidez) até nem é muito complicado de fazer, até se podia fazer modular. Mas gasta peças, muitas e caras.

Agora que falas na escala, acho que o problema é mais ao contrário - ao pé do Saturno V tudo o resto são formigas. Não tinha pensado a sério nisso da escala...

Quanto à ISS... é compatível de algum modo com isto? Ou teria de ser um projecto à parte?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Antonio Carvalho
Sócio
Sócio
Mensagens: 2625
Registado: 03 mai 2009, 12:13
Localização: Leiria

Re: Desafio Space Center

Mensagem por Antonio Carvalho »

Concordo em seguir uma linha tipo MPL, mas com sistema MILs não daria mais consistência?
LEGO Military
Avatar do Utilizador
Hyphos
Administrator
Administrator
Mensagens: 4205
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Localização: ALMADA
Contacto:

Re: Desafio Space Center

Mensagem por Hyphos »

Pelo que li nas reviews, o Saturno V está a uma escala aproximadamente de 1/100.

Não é nem muito pequena nem muito grande. Fica no meio da escala dos comboios HO e N
Paulo "Jones" Brown
Responder