Diorama Medieval colaborativo

Para os entusiastas das batalhas épicas da história universal!
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="Conchas"]
Ler isto tudo vai ser obra!
Culpa minha que nunca prestei a devida atenção a isto... :)
[/quote]
Parece muito mas na verdade até é simples (espero eu).
Um gajo a falar explica isto em rápido... Escrito é que demora mais :)

[quote="Conchas"]
Entendi o sistema que me parece muito bem pensado!
Já tinha pensado em algo do género, mas esbarrei sempre com algumas dificuldades e acho que ao passares tudo para 16x16, torna tudo muito mais fácil!!
[/quote]

Claro que está bem pensado!
Julgas que andamos aqui a brincar ou quê  >:D :P ;D ;D

[quote="Conchas"]
Contudo apesar da arquitetura modular, imagino que não será facil definir a participção de cada um, juntando os módulos como um todo!?:P
Mas tudo se resolve!
[/quote]

Nesta fase, vamos recolher ideias do que o pessoal pode construir para ver com que linhas podemos coser...
A seguir tento definir um plano mais concreto baseado já num potencial layout.
Um pouco como se fez com o MPL, vamos analisar as disponibilidades e começar a desenhar uma potencial "pista" (neste caso, o castelo e terreno) :)

[quote="Conchas"]
Quando dizes que o sistema de muralha tem oite de largura e é alinhada à frente, penso que queira diszer 9 de largura e é alinhada na segunda fila de studs!?
Mas como as ameias saiem uma linha para fora, creio mesmo que seria 9 alinhado à frente. É isso!? :)
[/quote]

Sim, neste exemplo seria 9 a largura.
No entanto acho que dá para optimizar pois as muralhas não precisam de ser tão largas.
Assim que chegar a casa, queria ver os testes que fiz em bricks para confirmar mas acho que dá para fazer com 7 ou 6 poupando-se uma plate tão larga.



Assim sendo, agradecia que o pessoal fosse dizendo qual as disponibilidades para participarem ou com muralhas ou com terreno, salientando também a construção em concreto que pensam fazer. Isto para depois não corrermos o risco de termos por exemplo 50 torres e nada de muralhas ou vice-versa :P

Começo eu:
- Planeio construir 1 módulo de um portão com 48 studs de largura e 32 de largura (o portão encaixa na muralha respeitando as regras)
- Estou a pensar construir pelo menos uns 4 módulos de terreno de elevação dupla que provavelmente incluam uma caverna
- Vou apontar para 4 a 6 módulos de terreno de elevação simples

Em termos de edificios tenho mais algumas coisas pensadas (vamos ver o que consigo).
- Pequeno cais
- Moinho de água
- Árvore de grande porte
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

Eu gostava de fazer duas torres, mas tenho algumas dúvidas sobre o tamanho das ditas. Alguém tem ideia de quais devem ser as proporções de largura, comprimento e já agora altura em relação à restante muralha?
Imagem
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por Conchas »

Referia-me a ler o tópico todo. Não o teu documento. :)

O MPL era à partida uma coisa mais simples. Aqui dá para complicar bastante e muito fácilmente. :D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="PocasNuckie"]
Eu gostava de fazer duas torres, mas tenho algumas dúvidas sobre o tamanho das ditas. Alguém tem ideia de quais devem ser as proporções de largura, comprimento e já agora altura em relação à restante muralha?
[/quote]

Fiz agora uns testes rápidos e 22 bricks de altura já parece bastante aceitável para altura.
Claro que se quiseres fazer mais altas, acho que tens liberdade para isso  :D

Agora vem mais um pormenor interessante... Se queres fazer as torres sobressaídas vais ter de usar um módulo de 32x32 (2x2 tiles).
Vê as imagens em anexo que acho que dá para entender :)

Anexei um teste de uma torre com 28 de altura sem ser sobressaida e duas vistas de um teste de uma torre com 24 de altura mas sobressaída.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

Uma questão ... porque é que as muralhas são encostadas a uma borda de baseplate e não no meio?

Pergunto isto porque assim era mais fácil fazer as torres sobressaídas num tile de 16 ...
Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Ainda nao li as 4 páginas do documento não é muito mas t não estou capaz agora mas prometo que vou fazê-lo em breve.

Mas já temos um ponto de partida e isso é importante, parabéns!

Tenho de arrumar a casa para ver o que posso e gostaria de fazer, depois digo qq coisa.

Ouvi falar num BULK... para Fevereiro está fora de questão mas acham que para Outubro dará? É que se for como este último, só teria utilização prática na primeira  BRInCKa de 2017 [o que torna o BULK quase inútil para quem quer participar em eventos, diga-se em abono de verdade].
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15891
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por Conchas »

Este ano devem fazer a entrega do LUGBULK de Z para A, o que significa que o nosso deve chegar muito mais cedo.
A tempo de Braga, mas nunca de Oeiras.


[member=21]gads[/member]
Apesar da unidade elementar serem os tiles de 16x16, penso que te simplificaria muito o planeamento da mesa se colocares uma regra em como os módulos de cada têm de ser sempre em múltiplos equivalentes a baseplates 32x32.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="PocasNuckie"]
Uma questão ... porque é que as muralhas são encostadas a uma borda de baseplate e não no meio?

Pergunto isto porque assim era mais fácil fazer as torres sobressaídas num tile de 16 ...
[/quote]

Pois... inicialmente estava ao centro da baseplate mas depois com os vários testes e o objectivo de ter muralhas elevadas pelo terreno, optou-se por encostar à frente para não haver muito espaço entre o precipício e a muralha.
Mas agora que penso nisso... houve um teste que não se fez e complica já esta teoria... testou-se com muralhas lisas sem torres sobressaídas... Agora com torres sobressaídas e a necessidade de mais tiles pode exigir ainda mais espaço...


Vou voltar a realizar alguns ensaios, de qualquer das formas, a estrutura das muralhas pouco ou nada mudará! :)


[quote="Conchas"]
Apesar da unidade elementar serem os tiles de 16x16, penso que te simplificaria muito o planeamento da mesa se colocares uma regra em como os módulos de cada têm de ser sempre em múltiplos equivalentes a baseplates 32x32.
[/quote]

Já está nos planos ;)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

Eu não me importo de fazer as torres em módulos 32x32. É questão de se acertar.
Imagem
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Muito honestamente contínuo a preferir a versão inicial...  >:DDD
As BURPs têm o problema de ter 10 studs de comprimento, logo, obrigam a um acerto para módulos de 32.  Peças, peças e mais peças... Estava a destinar as minhas BURPs para outros fins. Aliás, ainda hoje as esgotei para a Constrolandia... Embora as vá desmontar. À partida só posso trabalhar nisso em janeiro, embora tenha ad peças para as paredes. A ver vamos
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AGarcia »

Regras simples para um bom começo.

Realmente pretendo participar, só ainda não sei com o quê.
Talvez um terreno elevado com uma floresta...
Vou pensar.
:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Já li, parece-me simples qb.

Gostaria de entrar com um portão com ponte levadiça, o que implica um fosso. Aceito sugestões para incluir num fosso sem ser apenas água.
Garantidamente entrarei com algumas muralhas, talvez 2 módulos.
Se não for contra o interesse de mais ninguém convertia o mercado ao ar livre num módulo feira medieval aí para o 64x64, talvez até maior, com mercado, animação e área de refeição. Pode incluir tiles de outros que queiram participar (barraquinhas, por exemplo).
Da mesma forma, se não for contra o interesse de mais ninguém, convertia o campo de lide num módulo de 64x64, incluindo área de treino de tiro e espada. Pode tb incluir tiles de outros que queiram participar (tendas de cavaleiros, por exemplo).

Tirando o fosso não prevejo relevo mas como vou ter electricidade em todos os módulos terão de ter todos pelo menos um nível de elevação.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="AlexandreRibeiro"]
Muito honestamente contínuo a preferir a versão inicial...  >:DDD
As BURPs têm o problema de ter 10 studs de comprimento, logo, obrigam a um acerto para módulos de 32.  Peças, peças e mais peças... Estava a destinar as minhas BURPs para outros fins. Aliás, ainda hoje as esgotei para a Constrolandia... Embora as vá desmontar. À partida só posso trabalhar nisso em janeiro, embora tenha ad peças para as paredes. A ver vamos
[/quote]

Tu moço continuas a deixar-me confuso... Qual versão inicial? Esta é a versão inicial...

[member=6806]CyberX[/member] estava a pensar em fazer um portão desses... Vou pensar em mais coisas pois provavelmente não vale a pena dois portões!
Tenho o trebuchet para fazer, portanto posso ficar-me mais em batalha e nas casas :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4316
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

[member=21]gads[/member] Não percebi que incluias ponte levadiça. Eu não faço questão de o fazer, posso fazer outro portão com porta de grades içável ou nem sequer portão de todo.

Só por curiosidade... está-se a prever apenas um castelo ou um castelo com uma única muralha, certo? Nada de castelos dos bons e castelo dos maus ou castelo com dois níveis de muralhas.

Esse teu trebuchet vai funcionar?  >:D
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4941
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AGarcia »

[member=21]gads[/member]

Estás a planear uma mesa para ser vista de todos os lados?
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Responder