Ideias para o Diorama Medieval Colaborativo

Para os entusiastas das batalhas épicas da história universal!
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Ideias para o Diorama Medieval Colaborativo

Mensagem por AGarcia »

[quote="CyberX"]
Os LEGOsíadas, pá! (mas os direitos de autor são meus ;) )
[/quote]

Bem esgalhado!
Mas... vais cobrar muito pelos direitos de autor?!  :whistle:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Ideias para o Diorama Medieval Colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="PocasNuckie"]
A esta altura do campeonato não sei até que ponto será bom fazer coisas que metam árabes ...
[/quote]

As pessoas que aprendam a distinguir árabes de muçulmanos e de terroristas que já é bem altura :)

Mas faz parte da nossa história e temos muito da nossa cultura derivada da civilização árabe que por cá passou.

O projecto no qual fui beber muito da informação que resultou no actual diorama medieval e um dos livros que estou actualmente a ler sobre a criação de Portugal (a única província de Espanha até hoje que conseguiu ser independente), revelaram a relação muito interessante e complexa que existia entre reinos Cristãos e Árabes na península Ibérica.

Existiu inclusive uma mistura bastante acentuada entre os dois povos dando até origem a grupos denominados moçárabes (Cristãos com cultura árabe).
Ali pela terra do [member=96]PocasNuckie[/member] houve um importante governador moçárabe chamado Sesnando Davides ainda antes do tempo de Afonso Henrique que geriu inteligentemente a fronteira do rio mondego entre Cristãos e Árabes.

Sendo uma zona de fronteira, foram estabelecidas muitas relações tanto culturais, económicas e políticas entre ambas as civilizações que podiam constituir a nossa base para a evolução do nosso diorama medieval. Pelo caminho ainda aprendemos mais umas coisas sobre a nossa história.
Podemos criar duas zonas no diorama divididas pelo rio, uma zona mais representativa dos reinos cristãos e uma zona mais árabe e ilustrar que antigamente a relação era muito mais do que batalhas e conquistas territoriais.


PS: Vocês sabiam que chegámos a deter uma boa parte da Galiza (zona bastante disputada entre o recém pseudo-reino português e o reino "espanhol" de Leão) e que mais tarde chegámos até Sevilha (território árabe)? No entanto, o rei Espanhol com inveja das conquistas a Sul por D. Afonso Henriques que era um líder militar bastante reconhecido já a nível Europeu, acabou por aliar-se ao exército Árabe invés de apoiar os Portugueses na conquista dos territórios Árabes com o objectivo de recuperar as cidades que hoje em dia pertencem a Espanha e raptar D. Afonso Henriques (que quase foi morto durante o assalto) para exigir a Galiza de volta.
*** Este foi um momento José Hermano Saraiva ***
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Ideias para o Diorama Medieval Colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

Eu estava obviamente a ser irónico. Mas olha que não sei ... se só os bonecos enforcados na árvore foi o que foi, imagino uma coisa dessas ...
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Ideias para o Diorama Medieval Colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="PocasNuckie"]
Mas olha que não sei ... se só os bonecos enforcados na árvore foi o que foi, imagino uma coisa dessas ...
[/quote]
{lol-up}
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Ideias para o Diorama Medieval Colaborativo

Mensagem por CyberX »

A observaçõ, mesmo se irónica, é pertinente.

Tenho visto MOCs muito giros que penso serem de autores muçulmanos com os exércitos de Saladino e outros dos tempos das Cruzadas, não me parece que os autores se sentissem desrespeitados  se os retratatassemos honestamente nas batalhas da reconquista ibérica.

Além disso temos de perceber que não podemos viver para sempre no receio... terror é isso. Mais dia menos dia acabamos mesmo sofrendo um atentado, por mais subservientes que sejamos até lá. Temos de abandonar o politicamente correcto e deixar de ter medo de ofender 1/1000 de fanáticos do que quer que seja (olha se agora não fizessemos MOCs do Sporting porque tinhamos potencialmente 6000 benfiquistas mais fanáticos que o Pocas atrás de nós!). Isto claro mantendo sempre a ponderação, a boa-educação, a fraternidade, live long and prosper, etc!

Ainda para mais nem todos os árabes são muçulmanos, tal como nem todos os israelitas são judeus nem todos os chineses têm a pele amarelada.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Dcanotilho2012
Full Member
Full Member
Mensagens: 125
Registado: 11 fev 2014, 15:25
Localização: Porto

Re: Ideias para o Diorama Medieval Colaborativo

Mensagem por Dcanotilho2012 »

Por acaso lanço uma ideia,

A idade média há de chegar até aos anos de 1500 ou qualquer coisa do género. E se fizessemos alguns turcos? Os galeotes Turcos saquearam grande parte do mediterraneo nessa altura, e é algo que não se vê normalmente em exposições.

O facto de usarem carabinas e de usarem material que aparece mais nos conjuntos pirates, faz com que pessoas como eu, que se dedicam mais a esse tema, possam mais facilmente fazer transição para um tema castelo, e ainda assim não ser historicamente errado.

Não sei como planeam fazer no Braga brinka, mas deixo aqui a ideia :)
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Ideias para o Diorama Medieval Colaborativo

Mensagem por CyberX »

Eu vejo com bons olhos o uso de piratas num cenário castelo mas preferia que não se incluisse pólvora, é dificil de enquandrar com torres de assalto, catapultas e trabucos.

Os cenários castelo são mais ou menos 1000-1400. Nos 2 últimos incluimos vikings (700-1100) que não é bem castelo mas enquadram-se bem, por isso não vejo grande escândalo em incluir também piratas sarracenos, por cá já se via "mouro na costa" antes das armas de fogo, não tenho bem noção de datas mas diria que 1100-1300.

Portanto se houver umas embarcações cheias de piratas de turbante e cimitarra a tentar saquear uma aldeia ou trepar uma muralha acho que se enquadrava muito bem.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Ideias para o Diorama Medieval Colaborativo

Mensagem por gads »

De facto, acho que no actual diorama incluiria apenas a época medieval do período ~800 - 1300.
1500 já começa a entrar muito na era dos descobrimentos em que houve avanços significativos na tecnologia.

No entanto, via com muito bons olhos uma facção muçulmana!
:fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Ideias para o Diorama Medieval Colaborativo

Mensagem por gads »

Olhem que belo castelo apareceu hoje pelos principais blogs :)
Imagem
Qar Riwa by Tirrell Brown, on Flickr
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Ideias para o Diorama Medieval Colaborativo

Mensagem por AGarcia »

Está muito bom mesmo!
:clapping: :clapping: :clapping:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Ideias para o Diorama Medieval Colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="AGarcia"]
Está muito bom mesmo!
:clapping: :clapping: :clapping:
[/quote]

Embora de forma geral a construção está espetacular, foi o pormenor da areia que mais me despertou a atenção!
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Responder