[Questão] controlo de motor por mais que um "comando"

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

[Questão] controlo de motor por mais que um "comando"

Mensagem por CyberX »

Tenho uma questão que se calhar não pensei o suficiente nem procurei bem mas o certo é que não estou a ver como fazer, alguém conhece uma solução?

Quero ter um mecanismo com motor que possa ser comandado de pelo menos duas maneiras diferentes, sendo que uma será sempre manual. Mais ou menos com os interruptores de "vão de escada" ou corredor que podem ser accionados em vários sítios, só que aqui nem sempre se trata de "interruptores".

Exemplos:
- um MINDSTORMS a controlar um motor Power Functions mas com um interruptor Power Functions que permita ligar e desligar o motor mesmo com o MINDSTORMS ligado
- um comando PF IR a controlar um motor e o mesmo interruptor PF que permita ligar e desligar

A solução tem de ser segura - não quero o risco de poder ligar inadvertidamente os 9V de uma bateria ou transformador de comboios a um MINDSTORMS desligado, não sei se tem proteções internas que o protejam disso.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [Questão] controlo de motor por mais que um "comando"

Mensagem por AVCampos »

Se bem percebi, queres ter um motor que possa ser alimentado de duas formas diferentes (bateria + interruptor, e LMS), e que essas alimentações não interfiram uma com a outra, certo?

Se sim, não estou a ver maneira "pura" de fazer isso, só com interruptores comutadores.
Responder