Alimentação externa para EV3 e NXT

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15904
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Alimentação externa para EV3 e NXT

Mensagem por Conchas »

Tinha de chegar uma pandemia e a altura de estar para ser lançada uma nova versão do LEGO MINDSTORMS, para eu concluir um trabalho que iniciei em Janeiro de 2016.

Na altura pretendia fazer uns cabos com uma ficha DC 3,5x1,35 mm para ligar aos "novos" transformadores 9V DC da LEGO, e directamente aos terminais internos do pBrick onde encaixam as pilhas ou baterias recarregáveis da LEGO.

A primeira dificuldade foi logo encontrar no mercado fichas 3,5x1,35 mm para soldar... lá consegui encomendar uns cabos pré-assemblados com este tipo de fichas. O problema seguinte foi conseguir cravar os terminais pretendidos no tipo de fio utilizado nestes cabos, que é extremamente fino... Depois de muitas tentativas falhadas e cabo cortado, na altura acabei por pôr de lado para mais tarde repensar uma solução, e assim ficámos durante mais de 4 anos!...

Passado todo este tempo nova tentativa, mais cravagens falhadas e mais cabo cortado sem parar... acabei por mudar de estratégia, fazer uma pequena alteração nos terminais e soldar o cabo... Done! :D

Em cima podem ver uma "pilha especial" ou "dummy battery conductor" que faz o curto-circuito entre dois terminais consecutivos no cimo do pBrick. Justamente porque é não é possível ligar o "aligator" de forma segura ao lado direito, e liga-se assim o mesmo do lado esquerdo.
Há outras soluções, nomeadamente com parafusos e pedaços de sticks de cola para pistola térmica, mas eu acho esta mais "limpa"... :)

Imagem

Imagem

Até aqui para alimentar permanentemente um robot destes numa exposição, tinha de utilizar i.e. desaproveitar uma bateria recarregável para ligar o transformador e alimentar o pBrick. Com esta solução liberta-se uma bateria recarregável, mais adequada e necessária para outros robots móveis. Até porque algumas que temos na PLUG foram-se estragando c
ao longo do tempo...
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4327
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Alimentação externa para EV3 e NXT

Mensagem por CyberX »

Ia-te dizer que não te quiseres dar ao trabalho, o PV-Productions vende isso já assemblado... só que já não está no "catálogo" deles.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15904
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Alimentação externa para EV3 e NXT

Mensagem por Conchas »

Olha fixe!

Não sabia! Ninca cheguei a ver... :P
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4327
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Alimentação externa para EV3 e NXT

Mensagem por CyberX »

Agora já viste:

Imagem

Esqueci-me que os tinha em quarentena :D

A diferença é que são microUSB em vez de barrel jack... poderá ser um contra (um carregador USB de 3A deve sair mais caro que um adaptador d eparede de 9V/1.6A mas para mim é uma vantagem, permite usar um Powerbank. Não me lembro das specs ao certo mas acho que o limite de saída é 2A, não dá para 4 motores EV3 large no máximo mas eu tb não comprei para isso.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15904
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Alimentação externa para EV3 e NXT

Mensagem por Conchas »

Parece fixe!

E também se pode adaptar para um barrel jack! :)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Responder