[WIP] Laser Harp 2.0

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

[WIP] Laser Harp 2.0

Mensagem por CyberX »

Ora vamos lá ressuscitar um assunto já um pouco pró antigo
viewtopic.php?f=23&t=10096

A Harpa foi ao Braga BRInCKa 2016, teve os seus 40 segundos de fama na TV e depois disso ficou a apanhar pó à espera de melhores dias.

Entrentanto o ev3dev evoluiu, os Raspberry Pi também e eu aprendi um pouco mais sobre MIDI pelo que com isto do confinamento comecei a matutar na Harpa.

Como sou preguiçoso não desmontei a estrutura da anterior, limitei-me a trocar os lasers por uns que entretanto arranjei mais discretos (e leves) e comecei a fazer uma estrutura envolvente que a tornasse menos esquelética, mais robusta... e mais pesada e tramada de levar para o próximo evento:

Imagem

Imagem

Imagem

faltam ali ainda um ou outro painel na cor certa e um ligeiro reforço da trave superior que tem tendência a ceder no centro.

O que muda substuancialmente é a electrónica e a programação:
- em vez de um EV3 apenas e uns quantos MUX para conseguir ler 8 sensores de cor, agora uso 2 EV3 cada um lendo directamente 4 sensores de cor
- em vez de enviar por MQTT os códigos das notas para um PC que depois converte em MIDI envio agora directamente MIDI - cada EV3 é no fundo um instrumento MIDI de 4 "cordas"

O protocolo é ipMIDI que envia comandos MIDI por multicast. Não é uma norma oficial de MIDI mas existem vários sistemas que a falam, incluisive Digital Audio Workstations como o TouchDAW o que significa que posso interligar a Harpa com outros dispositivos MIDI desde que pelo meio haja uma "gateway" ipMIDI - no meu caso liberto-me da dependencia do computador nos eventos usando um Raspberry Pi como Software Synthetizer e gateway ipMIDI.
A coisa está mais detalhada no meu blog:

https://ofalcao.pt/blog/series/lego-ipmidi

Aqui um primeiro exemplo do "instrumento" a funcionar, com 8 sensores de toque como teclas em vez de sensores de cor:


Mais umas semanas e conto ter a Harpa Funcional, se possível acompanhada por um certo Grand Piano adaptado para ipMIDI.
Claro que de música continuo a não perceber um boi mas para isso conto com a marida e o #2, eu limito-me a ser o MIDIadmin.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Mensagem por gads »

É um bom WIP!
Fico à espera da versão com fumarada :expectation:

EDIT: Não sei porquê mas escrevi metade do post em Inglês :P
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Mensagem por AVCampos »

Tem um ar promissor, sim!

Os lasers e os sensores estão em lados opostos, funcionando por bloqueio do feixe em vez de reflexão, certo? Não sei se seria fazível (ou até seguro) ter os lasers e os sensores do mesmo lado, medindo reflexão variável e com isso mudar o volume/intensidade/whatever das notas.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Mensagem por CyberX »

Podia colocar os lasers e os sensores do mesmo lado mas a probabilidade de acertar num olho com um espelho mal ajustado aumentava :D

Mesmo não tendo isso em conta, teria de colocar os lasers e os sensores em baixo e os espelhos em cima (os cabos dos sensores têm de chegar aos EV3 e estes convêm ficar em baixo para manter o centro de gravidade da Harpa cá para baixo) e isso era outra vez pedir desgraça, vir um tipo qualquer e meter um olho por cima de um laser - os lasers em cima não estão livres disso mas que raio, meter ali cabeça nessa posição é um bocado retorcido).

Nota: os lasers são todos de 5 mW e abri-lhes o feixe para acertarem mais facilmente nos sensores o que significa que supostamente serão "eye safe"... mas não sou eu que vou meter ali os meus olhinhos para confirmar.

Ainda andei a namorar Harpas com motores que ajustam os feixes automaticamente... esquece, fica para a versão 4 ou 5.

Quanto à intensidade... as Harpas Lasers "puras" só detectam a interrupção do feixe. Para determinar a altura da mão e assim poder regular a intensidade (parâmetro "speed", em termos MIDI, embora tenha mais a ver com duração) podia-se usar um sensor de ultra-sons (o mais simples) ou duas câmaras que seguissem o contacto do laser com as luvas do artista (o mais complexo). Talvez venha a tentar os ultra-sons na versão 3.0 mas primeiro quero som polifónico funcional, depois preocupo-me com intensidades.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Mensagem por Conchas »

Se quiseres uns lasers verdes ou azuis daqueles para apontar às estrelas, temos por cá!

Agora se os montas de baixo para cima, ou de cima para baixo... já é outra conversa!... :whistle:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Mensagem por CyberX »

Lasers só vermelhos ou encarnados. Isso de verdes e azuis e que chegam às estrelas é pop
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Mensagem por AVCampos »

CyberX Escreveu: 11 ago 2020, 21:06 é pop
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Mensagem por CyberX »

E de um continente muito muito distante chegou hoje uma nova esperança - um MiDiPLUS:

Imagem

Trata-se um MIDI engine USB - um gadget com um sintetizador MIDI, banco de sons e amplificador. Liga-se um instrumento MIDI (por exemplo um teclado) e temos música sem precisar de computador com programas próprios Digital Audio Workstation.

Utilidade: ligo isto a uma Gateway RTP-MIDI e tenho som portátil para os meus instrumentos LEGO (nomeadamente a Harpa Laser e o a pianola Grand Piano) sem ter de andar com computador atrás. Útil para eventos, posso deixar a Harpa a funcionar sem ter de estar associada ao portátil.

Infelizmente as Gateways RTP-MIDI mais baratas que encontrei custam mais de 140€ por isso vou ter de fazer a minha com um Raspberry Pi. Que chatice, mexer em electrónica e linux.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Mensagem por gads »

Realmente o brinquedo não é baratucho... A opção alternativa usando Raspberry Pi parece-me excelente :fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Mensagem por CyberX »

Pelo andar da carruagem vais ter de me arranjar um subfórum para "python, linux e gadgets" qu'é para não poluir este ;)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder