Página 1 de 1

[WIP] Laser Harp 2.0

Enviado: 07 ago 2020, 18:34
por CyberX
Ora vamos lá ressuscitar um assunto já um pouco pró antigo
viewtopic.php?f=23&t=10096

A Harpa foi ao Braga BRInCKa 2016, teve os seus 40 segundos de fama na TV e depois disso ficou a apanhar pó à espera de melhores dias.

Entrentanto o ev3dev evoluiu, os Raspberry Pi também e eu aprendi um pouco mais sobre MIDI pelo que com isto do confinamento comecei a matutar na Harpa.

Como sou preguiçoso não desmontei a estrutura da anterior, limitei-me a trocar os lasers por uns que entretanto arranjei mais discretos (e leves) e comecei a fazer uma estrutura envolvente que a tornasse menos esquelética, mais robusta... e mais pesada e tramada de levar para o próximo evento:

Imagem

Imagem

Imagem

faltam ali ainda um ou outro painel na cor certa e um ligeiro reforço da trave superior que tem tendência a ceder no centro.

O que muda substuancialmente é a electrónica e a programação:
- em vez de um EV3 apenas e uns quantos MUX para conseguir ler 8 sensores de cor, agora uso 2 EV3 cada um lendo directamente 4 sensores de cor
- em vez de enviar por MQTT os códigos das notas para um PC que depois converte em MIDI envio agora directamente MIDI - cada EV3 é no fundo um instrumento MIDI de 4 "cordas"

O protocolo é ipMIDI que envia comandos MIDI por multicast. Não é uma norma oficial de MIDI mas existem vários sistemas que a falam, incluisive Digital Audio Workstations como o TouchDAW o que significa que posso interligar a Harpa com outros dispositivos MIDI desde que pelo meio haja uma "gateway" ipMIDI - no meu caso liberto-me da dependencia do computador nos eventos usando um Raspberry Pi como Software Synthetizer e gateway ipMIDI.
A coisa está mais detalhada no meu blog:

https://ofalcao.pt/blog/series/lego-ipmidi

Aqui um primeiro exemplo do "instrumento" a funcionar, com 8 sensores de toque como teclas em vez de sensores de cor:


Mais umas semanas e conto ter a Harpa Funcional, se possível acompanhada por um certo Grand Piano adaptado para ipMIDI.
Claro que de música continuo a não perceber um boi mas para isso conto com a marida e o #2, eu limito-me a ser o MIDIadmin.

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Enviado: 10 ago 2020, 17:11
por gads
É um bom WIP!
Fico à espera da versão com fumarada :expectation:

EDIT: Não sei porquê mas escrevi metade do post em Inglês :P

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Enviado: 11 ago 2020, 19:01
por AVCampos
Tem um ar promissor, sim!

Os lasers e os sensores estão em lados opostos, funcionando por bloqueio do feixe em vez de reflexão, certo? Não sei se seria fazível (ou até seguro) ter os lasers e os sensores do mesmo lado, medindo reflexão variável e com isso mudar o volume/intensidade/whatever das notas.

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Enviado: 11 ago 2020, 19:19
por CyberX
Podia colocar os lasers e os sensores do mesmo lado mas a probabilidade de acertar num olho com um espelho mal ajustado aumentava :D

Mesmo não tendo isso em conta, teria de colocar os lasers e os sensores em baixo e os espelhos em cima (os cabos dos sensores têm de chegar aos EV3 e estes convêm ficar em baixo para manter o centro de gravidade da Harpa cá para baixo) e isso era outra vez pedir desgraça, vir um tipo qualquer e meter um olho por cima de um laser - os lasers em cima não estão livres disso mas que raio, meter ali cabeça nessa posição é um bocado retorcido).

Nota: os lasers são todos de 5 mW e abri-lhes o feixe para acertarem mais facilmente nos sensores o que significa que supostamente serão "eye safe"... mas não sou eu que vou meter ali os meus olhinhos para confirmar.

Ainda andei a namorar Harpas com motores que ajustam os feixes automaticamente... esquece, fica para a versão 4 ou 5.

Quanto à intensidade... as Harpas Lasers "puras" só detectam a interrupção do feixe. Para determinar a altura da mão e assim poder regular a intensidade (parâmetro "speed", em termos MIDI, embora tenha mais a ver com duração) podia-se usar um sensor de ultra-sons (o mais simples) ou duas câmaras que seguissem o contacto do laser com as luvas do artista (o mais complexo). Talvez venha a tentar os ultra-sons na versão 3.0 mas primeiro quero som polifónico funcional, depois preocupo-me com intensidades.

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Enviado: 11 ago 2020, 19:31
por Conchas
Se quiseres uns lasers verdes ou azuis daqueles para apontar às estrelas, temos por cá!

Agora se os montas de baixo para cima, ou de cima para baixo... já é outra conversa!... :whistle:

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Enviado: 11 ago 2020, 21:06
por CyberX
Lasers só vermelhos ou encarnados. Isso de verdes e azuis e que chegam às estrelas é pop

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Enviado: 11 ago 2020, 21:32
por AVCampos
CyberX Escreveu: 11 ago 2020, 21:06 é pop

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Enviado: 28 dez 2020, 16:22
por CyberX
E de um continente muito muito distante chegou hoje uma nova esperança - um MiDiPLUS:

Imagem

Trata-se um MIDI engine USB - um gadget com um sintetizador MIDI, banco de sons e amplificador. Liga-se um instrumento MIDI (por exemplo um teclado) e temos música sem precisar de computador com programas próprios Digital Audio Workstation.

Utilidade: ligo isto a uma Gateway RTP-MIDI e tenho som portátil para os meus instrumentos LEGO (nomeadamente a Harpa Laser e o a pianola Grand Piano) sem ter de andar com computador atrás. Útil para eventos, posso deixar a Harpa a funcionar sem ter de estar associada ao portátil.

Infelizmente as Gateways RTP-MIDI mais baratas que encontrei custam mais de 140€ por isso vou ter de fazer a minha com um Raspberry Pi. Que chatice, mexer em electrónica e linux.

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Enviado: 29 dez 2020, 22:19
por gads
Realmente o brinquedo não é baratucho... A opção alternativa usando Raspberry Pi parece-me excelente :fixe:

Re: [WIP] Laser Harp 2.0

Enviado: 29 dez 2020, 22:27
por CyberX
Pelo andar da carruagem vais ter de me arranjar um subfórum para "python, linux e gadgets" qu'é para não poluir este ;)