[WIP] Drum Kit

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por CyberX »

Imagem
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por agadoijo »

Isto é demasiado nerd... mesmo para mim :P
Parece funcionar muito bem :fixe:
Agora é montar a bateria (estrutura) toda em technic! ;D
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por CyberX »

agadoijo Escreveu: 15 jan 2021, 11:22 Isto é demasiado nerd... mesmo para mim :P
Parece funcionar muito bem :fixe:
Agora é montar a bateria (estrutura) toda em technic! ;D
Montar uma estrututa já me tinha ocorrido por causa do ruído a bater no plástico e o plástico a bater no chão abafar o ruído da coluna.
Tinha de fazer uma coisa um bocado pesada e como parece que a LEGO vai recuperar os lastros dos barcos... pode ser que. Fica para as versões 2.x ou 3.x

E nada é demasiado nerd para um nerd ;)
(pode é ser um nerdismo de outro tipo)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por AVCampos »

Se usares "pés" feitos com pneus virados de lado, ajudará a amortecer os choques das pernas de peru?
CyberX Escreveu: 15 jan 2021, 11:56 E nada é demasiado nerd para um nerd ;)
(pode é ser um nerdismo de outro tipo)
Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por CyberX »

AVCampos Escreveu: 15 jan 2021, 15:13 Se usares "pés" feitos com pneus virados de lado, ajudará a amortecer os choques das pernas de peru?
Alguma coisa ajudará.
A questão é tão pertinente memso em conjuntos electrónicos (menos barulhentos no que diz respeito à "música" propriamente dita mas ainda assim extremamente incómodos para os vizinhos devido às vibrações) que por exemplo a Roland tem este artigo:

http://www.roland.co.uk/blog/noise-the- ... t-problem/

O artigo além de ser muito interessante tem um link para um produto deles, um tapete, com este video:

[media] [/media]

ora tapete foi justamente o que eu utilizei depois de ter começado com uma toalha.

Interessante também a referência a plataformas em MDF assentes sobre bolas de ténis. Exactamente, bolas de ténis:



Quanto à parte do nerd... se alguém ainda está a ler isto e acha que não cai na categoria está a precisar de discernimento vocacional :D
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por AGarcia »

Sempre se aprende alguma coisa... {lol-up}
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por CyberX »

Olha outro nerd! Tu nunca me enganaste :D
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por CyberX »

A terceira revisão do sensor de pressão:
Imagem

passei as borrachas para junto do fulcro da alavanca, passando agora a amortecer em vez de estarem ligados como elásticos na ponta a puxar de volta.

Não dá para perceber muito bem no video mas a gama de valores varia agora entre os 20-e-poucos % e os 100% (embora na prática não passe dos 70%):

Juntei ainda uns quantos pés de borracha. Amortece um pouco a vibração, o grosso do ruído é agora o das pancadas no LEGO em si.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por CyberX »

Estou muito satisfeito com esta nova versão dos "pads", além de mais "flexíveis" tem realmente maior gama de valores de pressão.
Infelzmente a flexibilidade é tanta que a "tampa" tem tendência a saltar para trás se bater com demasiada força com as baquetas, ficando "levantada". Por isso no vídeo uso apenas as mãos:
[media]
[/media]

como podem ver tenho agora 8 "pads" - os 4 anteriores no EV3 original e 4 do novo modelo num segundo EV3.
A escalabilidade foi muito fácil de conseguir:
- o primeiro EV3 corre o script original, sem modificações (Bass Drum, Hand Clap, Snare Drum e Ride Cymbal)
- o segundo EV3 corre o mesmo script com apenas 3 modificações:
-- a nota correspondente a cada instrumento de percussão foi alterada (High Tom, Mid Tom, Low Tom e Closed High Hat)
-- o valor limiar de reflexão ajustado (para baixo)
-- a fórmula de cálculo da intensidade da nota ligeiramente alterada para acomodar a gama maior de valores de "pressão".

As saídas MIDI de cada EV3 estão ligadas a um "MIDI Merger" (um género de Hub MIDI) e o sinal final é entregue ao sintetizador como anteriormente.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por CyberX »

AVCampos Escreveu: 13 jan 2021, 12:43 Já que consideras o EV3 como um computador (e até concordo), que nem sequer precisa de reboots, daria para implementar em software a síntese MIDI para não ser preciso tanto hardware?
A pitonisa submeteu o teu pedido à Grande Pitão e ela dignou-se atender-te:



- ambos os MINDSTORMS EV3 têm apenas um dongle Wi-Fi e um cartão microSD como únicos elemento não-LEGO (suponho que não conte como ilegal).
- os EV3 estão ligados a um hotspot Wi-Fi disponibilizado por um Raspberry Pi 3 com Patchbox OS (uma distribuição de Linux para Raspberry Pi com um kernel realtime para reduzir latências no áudio).
- as mensagens MIDI são as mesmas das versões anteriores mas em vez de serem entregues à rede MIDI directamente nos MINDSTORMS EV3 são enviadas por multicast
- o Raspberry Pi está à escuta na rede Wi-Fi e tudo o que chega de ipMIDI é re-encaminhado para um adaptador USB MIDI cuja saída (DIN5) está ligada ao sintetizador MIDI (o MiDiPLUS miniEngine USB) por sua vez ligado a umas colunas convencionais de secretária

Existe uma muito ligeira latência entre o toque nos "pads" e o som audível. Muito ligeira mesmo e só se nota nos movimentos repetitivos (como baixar uma das alavancas e deixar primida). Parte dessa latência resulta do Wi-Fi mas pelo que li a maior parte deverá ser do adaptador USB MDI, algo que espero eliminar daqui a umas semanas adquiridno uma placa MIDI específica para Raspberry Pi.

O que é que eu ganhei aqui?
- zero tralha agarrada ao LEGO :P
- poupei um adaptador USB-MIDI (usava um em cada EV3 agora uso apenas um no Raspberry Pi)
- aumentei ainda mais o nerd factor

O que é que eu perdi aqui?
- passei a ter uma ligeira latência (a do adaptador USB-MIDI já a tinha, apenas a mudei de sítio, mas adicionei a da rede, mesmo em multicast há sempre 1 ou 2 milisegundos)
- aumentei a complexidade da coisa e passei a depender de um hotspot estável

O que não muda muito?
- a inclusão do Raspberry Pi em si já estava prevista para poder adicionar instrumentos MIDI e cenas LEGO Powered Up (como a Grande Pianola)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por AVCampos »

Excelente! Agora para contribuir para o feature creep... já deves achar que o creep sou eu. :D

Será que o EV3 tem cavalagem para fazer ele próprio síntese MIDI, alimentando directamente o próprio altifalante ou um externo via placa de som USB? Assim minimizaria o hardware externo e a latência. Lembro-me que havia software para PocketPC (que não tem nativamente suporte para tocar ficheiros MIDI) que fazia isto, que eu usava para ouvir os toques armazenados antes de os transferir por infravermelhos para o telemóvel.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por CyberX »

AVCampos Escreveu: 19 jan 2021, 16:27 Excelente! Agora para contribuir para o feature creep... já deves achar que o creep sou eu. :D

Será que o EV3 tem cavalagem para fazer ele próprio síntese MIDI, alimentando directamente o próprio altifalante ou um externo via placa de som USB? Assim minimizaria o hardware externo e a latência. Lembro-me que havia software para PocketPC (que não tem nativamente suporte para tocar ficheiros MIDI) que fazia isto, que eu usava para ouvir os toques armazenados antes de os transferir por infravermelhos para o telemóvel.
Sim!
Sim, o creep és tu e sim tem cavalagem.

Num passado muito remoto instalei o Timidity++ (um sintetizador MIDI) e em discussão com o David Lechner estivemos a afinar alguns parâmetros, o som não é mau de todo. Mas é sempre som Mono, PCM a 22050 Hz que é como o subsistema de som (o ALSA) entende o speaker do EV3. Foi dessa discussão que surgiu a idea de activar o suporte nativo para MIDI (que o David fez) e pouco depois comecei a minha primeira versão da Harpa Laser.

Ligar uma placa de som USB é possível - em Braga 2014 já tinha isso, o meu palco básico dos Xutos tocava MP3 dos Xutos à exaustão assim. Mas ligar uma placa de som USB para ouvir músicas MIDI à custa de um sintetizador MIDI a correr localmente é bacoco, para isso ligas um adaptador MIDI USB e tens uma qualidade espectacular de som cá fora, sem sobrecarregar o processador do EV3 - fiz isso há dias, gasto menos de 5% de CPU para tocar MIDIs bastante complexos com vários instrumentos em simultâneo.... sobram 95% de CPU e melhor ainda toda a já parca RAM para o python lidar com sensores e motores.

Ainda voltando à placa de som USB, no caso da Harpa, com 2 EV3 a gerar notas (4 cordas em cada) precisavas de uma placa de som USB em cada. Usando o tal Timidity em cada um, podias ter polifonia (várias cordas em simultaneo) em cada um mas terias de misturar o som vindo de cada um numa mesa de mistura ou ter colunas distintas para cada EV3. Um bocado bacoco... montes de tralha, topas? por isso na altura decidi enviar comandos equivalentes às notas por MQTT para um laptop onde um daemon convertia para MIDI e o som final saía pela placa de som do laptop, já com qualidade razoável para ligar a umas colunas amplificadas.

O MIDI, apesar de tudo, é uma norma de rede bastante divulgada. Ter o EV3 a participar numa rede MIDI facilita quem se queira meter em aventuras musicais. E funciona nos dois sentidos: podes gerar música ou podes reagir à musica (como o Anjo MIDI que fiz há 2 anos que batia as asas ao ritmo da batida de um tambor num fluxo de mensagens MIDI, algo que quero ainda recuperar e desenvolver).

Há ainda outra norma de rede dos espectáculos muito fácil também de lidar com o EV3: a DMX. Gerir projectores, máquinas de fumos, estroboscópios... mas isso fica para a Primavera.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por AGarcia »

Isso promete!
:clapping: :clapping: :clapping:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por Conchas »

Isso dava mas é um livro!... :P
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Drum Kit

Mensagem por CyberX »

Porque não?
Se há gajos que fazem livros que mostram como usar lasers com LEGO MINDSTORMS e sei lá mais o quê que been there done that...

"Incursões pitónicas à música com LEGO" por Jorge Pê de Pedra com prefácio de Conchinha Só Tralha e A(l)V(aro de) Campos
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder