Chassi rigido e estavel

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Nave4x4
Newbie
Newbie
Registado: 31 dez 2008, 01:55

Chassi rigido e estavel

Mensagem por Nave4x4 » 08 jan 2009, 22:29

Tenho vindo a ter dificuldades em criar um chassi bom e estavel para um carro do tamanho do 8297 alguem me pode ajudar? Conselhos?

Cump's

André Araújo
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 04 jan 2007, 21:03

Re: Chassi rigido e estavel

Mensagem por André Araújo » 08 jan 2009, 22:52

O meu conselho é veres as instruções e começares por imitar os chassis dos outros carros... Pelo menos começas a saber na teoria  ;)

Depois só praticando é que vais progredindo  :fixe:

Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas » 08 jan 2009, 22:55

Não tendo experiência, o melhor será começares por construir chassis de outros TECHNIC grandes.

Podes começar por procurar as instruções, de carros mais modernos e portanto compatíveis com as peças que deves ter. Por exemplo: 8145 ou o 8653. Todos eles com chassis studless.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

:brincka:

N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Registado: 08 fev 2007, 19:18
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 » 09 jan 2009, 00:49

Não é a minha especialidade (ainda pelo menos :expectation:) mas como área de interesse posso tentar ajudar...
Para começar tenta imaginar o que queres montar... um carro de familia grandinho com tracção à frente, um desportivo descapotavel tracção atrás, um super desportivo mid-engined com tracção às 4/2 rodas traseiras, um jipe 4*4...
Logo ai já ficas com uma ideia do layout que vai ter, onde vai ficar o motor, o espaço que tens para os bancos, se vai ter bagajeira estilo PickUp... depois do layout precisas de ponderar como será a suspensão se quiseres pôr... (muito relacionado com o facto de quereres meter tracção nas rodas da frente, dependendo das peças que tenhas)

Com isto tudo programado o que eu faço é vou fazendo estudos de ideias que vou tendo para resolver os problemas de design de cada componente, quando tiveres cada componente completa tentas incorporar o que já tens feito numa só construção... não no sentido de tipo "colares" cada teste uns aos outros, mas "tirares" as medidas do objectivo de cada estudo...

Ao longo dos tempos tenho vindo a aprender o que funciona e o que não em lego (um grande problema para mim é a escala e a fragilidade das peças lol) para fazeres coisas mais rijas não há nada melhor do que construíres e partires as coisas "sem querer" e veres os pontos-fracos onde tens de reforçar esse design...

Uma dica que posso dar já à partida é usares mais pins destes 6558 do que destes destes, quanto mais ligações tiveres melhor...

Suntzu
Hero Member
Hero Member
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Mensagem por Suntzu » 09 jan 2009, 10:03

Pensa numa caixa de sapatos com e sem tampa.
Agora tenta torcer a caixa sem tampa. Depois tenta torcer a que tem a tampa Imagina que colas a tampa com fita cola em toda a volta.

Um veículo, para ser rígido tem de ter em conta a carroçaria também parra além do chassis ( ou base com rodas). A própria carroçaria contribui para a rigidez.

Ou seja não penses apenas na base do chassis, pensa na "caixa de sapatos com tampa"...
Hoje em dia quando se fabrica um carro verdadeiro pensa-se no chassis+carroçaria como um todo.

Esquece  os programas da MTV  e discovery tipo overauling onde se vê o chassis como peça independente. Na maioria dos casos são chassos com uns 40 anos completamente ultrapassados em termos tecnológicos... Quem vê aquilo pode pensar que os carros de hoje em dia são assim. Na realidade não são.

Eu sugiro que penses nisso quando estiveres a fazer um carro com LEGOS technic.

Nave4x4
Newbie
Newbie

Mensagem por Nave4x4 » 09 jan 2009, 11:32

[quote="Suntzu"]
...chassis como peça independente. Na maioria dos casos são chassos com uns 40 anos completamente ultrapassados em termos tecnológicos...
[/quote]

Epah eu tenho um 4x4 com 20 anos e não é nenhum chasso! >:(

lol a ideia da caixa de sapatos é bem pensada Suntzu, tnx ;)

Cump's

AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos » 09 jan 2009, 11:44

É complicado de fazer por causa dos comprimentos fixos dos beams, mas se conseguires fazer triângulos na estrutura do chassis, como se vê nas lanças da grua 8288, a rigiez aumenta brutalmente: o triângulo é a única forma que, a não ser que se consiga partir os seus braços, é indeformável.

Suntzu
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Suntzu » 09 jan 2009, 12:35

[quote="Nave4x4"]
[quote="Suntzu"]
...chassis como peça independente. Na maioria dos casos são chassos com uns 40 anos completamente ultrapassados em termos tecnológicos...
[/quote]

Cump's
[/quote]

Um TT não é um carro normal. O meu raciocínio é válido para carros de estrada.

A ideia é conjugar a base com a carroçaria e não pensar de forma isolada, seguramente que vais conseguir um conjunto mais rígido.

De qq forma tb sou da opinião que os "beams" technic actuais são uma bela me@£§€ em termos de torção.  Penso que era possível fazer melhor mantendo a mesma quantidade de plástico... Seguramente que a LEGO tentou chegar a um compromisso estética-custo. ( no fundo estamos a falar de brinquedos!!!)  ;D

Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas » 09 jan 2009, 12:41

[quote="Suntzu"]
Seguramente que a LEGO tentou chegar a um compromisso estética-custo. ( no fundo estamos a falar de brinquedos!!!)  ;D
[/quote]

Há ainda a questão de ser produzivel as custos/cadências económicamente viáveis e requerendo moldes igualmente viáveis.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

:brincka:

André Araújo
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 04 jan 2007, 21:03

Mensagem por André Araújo » 09 jan 2009, 15:47

E uma das vantagens dos beams é que não partem com tanta facilidade  :fixe:
As technic bricks são demasiado rigidas, e não suportam tanto a torção, tenho algumas estragadas  :(

Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Mensagem por Sujiro » 09 jan 2009, 23:29

[quote="Nave4x4"]
[quote="Suntzu"]
[/quote]

Cump's
[/quote]

eu queria um Defender com 20 anos ou um UMM... (sonhar alto)

faz sentido a caixa de sapatos mas a comparação é relativa, os carros antigos eram de ferro puro e duro, actualmente os carros são de fibra o que para o material que usam só mesmo distribuindo a estabilidade pelo veiculo todo em si.

falando em bricks usando a teoria do Suntzu

se pretendes fazer apenas carroçaria terás de investir em muita peças e bem presas com bastantes pins(no caso de studless) se fizeres uma distribuição harmoniosa pelos chassis também acredito que seja estável, mas só experimentado até chegares ao ponto certo

Suntzu
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Suntzu » 10 jan 2009, 09:29

[quote="Sujiro"]

faz sentido a caixa de sapatos mas a comparação é relativa, os carros antigos eram de ferro puro e duro, actualmente os carros são de fibra o que para o material que usam só mesmo distribuindo a estabilidade pelo veiculo todo em si.

[/quote]

Também não é assim, a fibra hoje em dia é usada em paneis. A estruturas são melhores que as antigas, uma estructura tambem não pode ser totalmente rígida porque em caso de acidente, a desaceleração tende a ser totalmente passada para os ocupantes...

Nave4x4
Newbie
Newbie

Mensagem por Nave4x4 » 10 jan 2009, 18:02

[quote="Sujiro"]
[quote="Nave4x4"]
[quote="Suntzu"]
[/quote]

Cump's
[/quote]

eu queria um Defender com 20 anos ou um UMM... (sonhar alto)

falando em bricks usando a teoria do Suntzu

se pretendes fazer apenas carroçaria terás de investir em muita peças e bem presas com bastantes pins(no caso de studless) se fizeres uma distribuição harmoniosa pelos chassis também acredito que seja estável, mas só experimentado até chegares ao ponto certo
[/quote]

Um defender? Pensa bem, um 4x4 tem de ser fiável e garanto-te que é coisa que um defender não é... Um UMM? Força!

Em relação a fibras e durabilidade em comparação com metais, vou ser um pouco off-topic mas ha quem teja a estudar o fabrico de carros de combate com blindagem derivada de materiais e fibras plasticas...

Agora... Pensem num buggy, e na grua... O que têm em comum? Como disse o AVCampos, a estrutura em triângulo, pelo que já vi é o mais rígido que se consegue com poucas pessas... Que dizem?

Cump's

Responder